O novo Audi Q5. combina o desempenho de um modelo esportivo com um interior espaçoso, versátil e de múltiplos talentos. Para o Brasil, o Audi Q5 está disponível em duas versões de motores: 2.0 Turbo FSI quatro cilindros e 3.2 FSI V6. Tração integral permanente quattro®, suspensão adaptativa e um pacote tecnológico para o uso on e off–road são alguns destaques do utilitário esportivo.
O novo câmbio S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e o Audi Drive Select - que permite três tipos diferentes de ajustes das características de dirigibilidade de acordo com cada estilo de condução (Comfort, Auto e Dynamic) - oferecem tecnologia e performance superiores. Tanto que o novo SUV da marca alemã é o mais veloz e ágil entre todos os modelos de sua categoria.
Equipado com motor V6 3.2 FSI de 269 cv, o Audi Q5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h. Na versão equipada com o motor 2.0 Turbo FSI, de 214 cv, o SUV chega aos 100 km/h em 7,2 segundos partindo da imobilidade, e tem velocidade máxima de 222 km/h.
LEDs nos faróis
O novo modelo tem 4,63 m de comprimento (o maior da categoria), 1,88 m de largura e 1,65 metros de altura, conferindo ao Audi Q5 proporções esportivas em relação aos seus concorrentes. O seu coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,33 é o mais baixo de sua classe e é o resultado da excelência da engenharia Audi, expressa no design elegante e escultural do modelo. A extremidade dianteira é dominada pela grade imponente do radiador e pelos faróis Xenon Plus com 12 LEDs (Light-Emiting Diode) de luzes diurnas e noturnas permanentes, que formam a nova identidade visual da marca no estilo “Day & Night running lights”.
O Audi Q5 é o primeiro SUV que chega ao mercado brasileiro equipado com faróis de iluminação com LEDs, que possibilitam perfeita distribuição e brilho da luz, tornando o carro mais visível para os motoristas. Outra vantagem é que eles consomem significativamente menos energia: 50 watts para os faróis baixos e seis watts para luzes de uso diurno (cerca de 10 vezes menos do que lâmpadas convencionais).
Nas laterais, rodas com aros que variam entre 18 e 20 polegadas e linhas marcantes chamam a atenção. O contorno do teto Open Sky acentua a elegância do modelo. A traseira envolvente é feita em alumínio de alta tecnologia.
A distância entre eixos, de 2,81 metros, é a maior neste segmento de mercado, proporcionando espaço e conforto de veículos de categoria superior, combinados a uma dirigibilidade ágil e precisa. Os assentos são ergonomicamente moldados e versáteis. O ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado e os assentos são rebatidos para ampliar a capacidade de carga de 540 para 1.560 litros (o maior da categoria).
“Comfort Plus”
O Audi Q5 tem características para uso esportivo, de lazer e familiar, assim sendo o modelo tem como opcional o banco traseiro “Comfort Plus", que pode ser ajustado horizontalmente para frente ou para trás em até 10 centímetros para aumentar o volume do compartimento de carga. O sistema permite acesso interno ao porta-malas por meio do descansa-braço do banco traseiro e também possibilita o reclínio individual dos encostos de trás para maior conforto dos passageiros. O SUV vem com uma série de compartimentos de armazenamento e soquete auxiliar de energia elétrica no console central.
O cockpit é ergonômico e foi construído com toda facilidade operacional e intuitiva para o motorista. Os materiais escolhidos para revestir o interior, como alumínio e couro Premium no padrão Milano, proporcionam aparência refinada e confortável. Os cintos dianteiros vêm equipados com limitadores de força e os air bags têm atuação inteligente de última geração.
A exemplo do que ocorre no Audi A4, a carroceria do Q5 utiliza, em cerca de 60% de sua estrutura, um novo tipo de aço, mais leve e de maior resistência do que o tradicionalmente usado pela indústria automobilística. Esta característica, ao mesmo tempo em que reduz peso total do veículo, incrementa a segurança em impactos e a rigidez da sua carroceria, ao mesmo tempo que suprime vibrações. A impressão causada pela performance deste SUV é absolutamente sólida, confortável e silenciosa. O câmbio é o eficiente S tronic de dupla embreagem, que já equipava os modelos A3 Sportback 2.0 Turbo e Audi TT.
Uma embreagem é responsável pelas marchas de números ímpares e outra, pelas pares. Quando o carro está em segunda marcha, por exemplo, o engate da terceira já está pronto, embora a segunda embreagem aguarde o momento exato de se conectar.
O diferencial do Audi Q5 é localizado à frente da embreagem e imediatamente atrás do motor. Este reposicionamento diante do eixo dianteiro melhora a distribuição de carga por eixo. Com isto, há melhor estabilidade direcional, alto padrão de conforto e muito dinamismo. Todas as versões do novo Audi Q5 são equipadas com a tração permanente integral quattro, que distribui o torque em 40% para as rodas dianteiras e 60% para as rodas traseiras. Mas esta relação pode variar conforme a necessidade, podendo direcionar até 65% da força para as rodas dianteiras ou 85% para as traseiras.
Suspensão Five-link
O conjunto da suspensão também enfatiza o caráter dinâmico do SUV. Na dianteira é do tipo independente com cinco braços (five-link) em alumínio - exclusividade da Audi - subchassi e barra estabilizadora tubular. Na traseira é independente do tipo trapezoidal, com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular. Freios potentes à disco, ventilados na dianteira, com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de programa eletrônico de estabilidade (ESP), garantem segurança nas frenagens. O conjunto conta ainda com assistente hidráulico de frenagem (HBA), controle eletrônico de tração (ASR) e auxílio de assistência à frenagem (BA).
O programa eletrônico de estabilidade (ESP), que garante desempenho esportivo, conforto e segurança ao SUV, vem agora com novas funções. Uma delas é o sistema que identifica, através de um sensor, quando um rack é montado no teto do veículo. Nesse caso, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) detecta a alteração no centro de gravidade e considera esta nova referência em seus parâmetros de atuação. Com um reboque de carga máxima de 2,4 toneladas, o Audi é um poderoso veículo de tração.
O modelo também é excelente em terrenos acidentados, podendo encarar subidas com até 31 graus de inclinação. Os ângulos de entrada e saída são de 25 graus cada e o ângulo breakover, onde a distância entre-eixos é o fator mais importante, é de 18 graus. A distância do solo de 20 centímetros permite superar trechos alagados com até 50 centímetros de água.
O sistema Audi Hill Descent Assist, equipamento de série em todas as versões, mantém a velocidade programada pelo motorista (até 30 km/hora) em descidas íngremes, através de acionamento independente por meio de uma tecla no painel de instrumentos. Na condução fora-de-estrada, o ESP e ABS têm características especiais: o primeiro maximiza a tração no off-road e o segundo detecta automaticamente as condições da superfície e se adapta para o funcionamento ideal em terrenos de areia, brita ou cascalho.
Audi Drive Select
Como opcional, o exclusivo sistema Audi Drive Select oferece alta tecnologia, esportividade e conforto na condução. O equipamento configura as características de dirigibilidade por meio dos amortecedores adaptativos, do sistema de direção com assistência variável dinâmica (Servotronic Plus) e das mudanças automáticas do câmbio S tronic de sete velocidades.
O motorista determina, por meio de duas teclas no console central, se a condução será predominantemente confortável, intermediária ou esportiva. Em caso de performance extrema, o sistema, em conjunto com o ESP, estabiliza o veículo, fazendo ligeiras adaptações no ângulo da direção, em velocidade relâmpago.
Equipamentos de série e opcionais
O novo Audi Q5 vem equipado de série com uma lista significativa de itens de conforto e segurança, como air bags duplos frontais, laterais dianteiros e cortinas de proteção para cabeça; cintos de segurança dianteiros e traseiros de três pontos (com pré-tensionador na dianteira); piloto automático; computador de bordo; faróis com iluminação Xenon Plus (alto e baixo), com 12 LEDs integrados e sistema de lavagem; bluetooth; sistema de áudio de 180 watts de potência, com seis canais, leitor de MP3 e WMA e cartão SD, tocador de CD com capacidade para seis discos e dez alto-falantes.
O sistema Audi Infotainment, também de série, gerencia diversas funções e informações do veículo por meio de um display de 6,5 polegadas, localizada no painel de instrumentos. São elas: ar-condicionado, sistema da áudio, sistema de auxílio de estacionamento, relógio e temperatura externa. O Audi Music Interface integra a tela do sistema à uma diversa gama de tocadores de MP3, incluindo o iPod.
O teto solar panorâmico “Open Sky”, com acionamento e ajuste elétricos, é um opcional que valoriza ainda mais o novo modelo. O banco do motorista elétrico e os espelhos retrovisores externos podem vir com função memória.
O Audi Q5 também oferece, opcionalmente, recepção de TV; equipamento de áudio da marca dinamarquesa Bang&Olufsen; ar-condicionado automático com três zonas de conforto; faróis com sistema de iluminação adaptável automaticamente; Audi Side Assist, equipamento que auxilia o motorista nas mudanças de faixa; e o Audi Parking System Plus - sensores dianteiros e traseiros que ajudam nas manobras de estacionamento com o auxílio de gráfico na tela de cristal líquido do painel central e sinal sonoro de aproximação.
Outro opcional interessante é o Adaptative Cruise Control: um piloto automático com modernos componentes eletrônicos que dão mais segurança ao motorista. Ligado a sistema de radar com controle de distância e velocidade, é um equipamento capaz de frear e até parar o veículo sozinho, minimizando o risco de colisão traseira quando o piloto automático está acionado. Os sensores detectam se a distância em relação ao veículo da frente é menor que a indicada para a velocidade e imediatamente desacelera e/ou freia o carro de acordo com o programa.
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