quarta-feira, 5 de maio de 2010

Família Fire EVO chega ao mercado aliando eficiência energética e desempenho

Concebida na ótica da redução de consumo e emissão de poluentes, a família de motores Fire EVO, desenvolvida pela FPT – Powertrain Technologies chega ao mercado brasileiro em duas versões, 1.0l e 1.4l, para equipar o novo Uno. Em ambos os casos, uma série de componentes até então não vistos em propulsores desse porte explicam o porquê do nome EVO, uma vez que a nova família representa uma verdadeira evolução em termos de tecnologia e qualidade no universo dos motores de baixa cilindrada. Caso abastecido com gasolina, o motor Fire 1.0l EVO (foto acima) tem a potência máxima de 73cv a 6.250rpm e torque máximo de 9,5kgfm a 3.850 rpm. Se utilizado apenas etanol, os números máximos chegam a 75cv a 6.250 rpm para a potência e 9,9kgfm a 3.850rpm para o torque. No caso do motor Fire 1.4l EVO (foto abaixo), a potência máxima é de 85cv a 5.750rpm (gasolina) e torque de 12,4kgfm a 3.500rpm, utilizando gasolina. Com o uso do etanol, a potência máxima é de 88cv a 5.750rpm e o torque máximo, de 12,5kgfm a 3.500rpm. Os novos motores são fruto de um projeto de aproximadamente três anos de desenvolvimento, que compreendeu, entre outros aspectos quase 20 mil horas em testes. Os propulsores Fire EVO foram desenvolvidos e fabricados na recém-inaugurada unidade Fire 2, em Betim. Com nível de automatização que chega a 60% nas linhas de montagem, essa unidade industrial conta com tecnologias e processos padronizados com os das demais unidades Fire da FPT no mundo – em Termoli, na Itália, e em Ranjangaon, na Índia. O resultado é um produto de alta qualidade, capaz de gerar redução de consumo e da emissão de poluentes, sem abrir mão do desempenho e do conceito fun-to-drive, presente em todos os lançamentos da FPT. A tecnologia da unidade Fire 2 se reflete em inúmeras inovações que os motores Fire EVO trazem consigo, responsáveis por obter redução de consumo, de emissão de poluentes, obtendo, também, ganhos de performance. Exemplo maior disso é o CVCP, ou variador de fase contínuo, destaque da versão 1.4l. Os novos propulsores possuem nova geometria do coletor de aspiração. O componente conta com novo design, com equalização dos fluxos para os quatro cilindros otimizada, além da minimização das perdas de carga. Foram desenvolvidos, também, novos bicos injetores com spray otimizado através de simulação virtual do motor completa para redução de consumo e emissões, além de um novo corpo de borboleta Drive by Wire. Graças a um novo sensor de posição do tipo Contact Less, o componente elimina o contato mecânico entre os componentes internos do sensor. Os motores Fire 1.0l e 1.4l EVO têm também novos pistões desenvolvidos especificamente para obter redução de peso. Entre suas vantagens, está seu cubo, que tem um desenho especial para a manutenção da resistência mecânica, mesmo com uma redução de peso substancial em relação às versões anteriores. Os pistões têm saias assimétricas, que favorecem a redução de atrito. Outro destaque são os anéis do tipo low friction, com apenas 1 mm de altura no primeiro e segundo anéis. Já o anel raspador tem altura de 1,5mm é do tipo de três peças, o que garante melhor conformabilidade às paredes do cilindro. Além disso, todos eles têm baixa carga tangencial para redução de atrito. Os motores Fire 1.0l (foto acima) e 1.4l EVO contam com novos eixos de comando, desenhados por meio de simulação computacional, privilegiando o torque em baixas rotações do propulsor. No 1.4l, foi necessário repensar completamente perfil e diagrama para que o componente se adaptasse ao funcionamento do CVCP. A dinâmica dos cames foi especialmente estudada para trabalhar em conjunto com as molas de carga reduzida das válvulas – trazendo conforto e prazer em dirigir ao usuário. Em ambos os motores, as novas tampas de válvulas, em alumínio, contam com nova junta de borracha. Além disso, têm integradas a alimentação dos mancais do eixo comando e as fixações da bobina, do coletor de aspiração e do filtro de ar a bordo do motor. Para atuar em conjunto com as novas tampas de válvulas, foram projetadas também as novas capas de mancais, com superfície de vedação usinada. Com um novo tensor automático da correia de distribuição, os novos motores Fire 1.0l e 1.4l EVO têm garantida a manutenção da tensão da correia de distribuição durante toda a vida útil do componente. Os propulsores da FPT contam com um novo bloco do motor com camisa de água tipo U Circulation e nova bomba d’água. O sistema foi herdado do aclamado motor Fire 1.4l 16v T-Jet, dando aos motores EVO um resfriamento uniforme de todos os cilindros e uma a bomba com maior capacidade de vazão. Isso favorece a equalização entre os avanços de ignição, melhorando a regularidade de funcionamento do motor. O sistema de refrigeração tem ainda um termostato com sensor de temperatura integrado. Merece também destaque a central eletrônica de injeção (Magneti Marelli) tipo 7G, com maior memória e capacidade de processamento, presente nos novos motores Fire 1.0l e 1.4l EVO. Isso é necessário para que ela possa conter os softwares de gerenciamento do sistema Flex e do CVCP, fazendo com que eles trabalhem harmonicamente em conjunto.

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