segunda-feira, 3 de maio de 2010

Projetos de fornecedores Fiat na Academia Lean alcançam resultados elevados

Foi concluída a primeira etapa do Programa de Qualificação de Fornecedores Fiat com o projeto Academia Lean, uma iniciativa da Universidade Fornecedores Fiat. O encerramento da primeira etapa foi marcado por cerimônia realizada no dia 27 de abril, na sede da Fiat Automóveis, em Betim (MG), para premiação de projetos selecionados no programa. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva, em busca de sinergia cada vez maior com os fornecedores, além de colaborar na melhoria dos índices de qualidade e produtividade desses parceiros fundamentais para o sucesso do produto final. Desde setembro do ano passado, 46 fornecedores (22 de Minas Gerais e 24 de São Paulo) foram capacitados nos processos lean(enxutos, com baixo desperdício) e desenvolveram projetos práticos de aprimoramento de seus processos e produtos. Depois do percurso teórico, escolheram uma etapa de seu próprio processo produtivo para analisá-lo e reestruturá-lo conforme os princípios lean. Todos os casos foram expostos durante a cerimônia, que destacou seis deles por seus resultados. José Francisco Maciel Romero, gerente de Otimização de Valor do Produto, Desenvolvimento de Fornecedores e International da Fiat, explicou que os objetivos da iniciativa são elevar a competitividade e as competências do setor automotivo, através da valorização do capital humano, dos seus parceiros e fornecedores, fortalecer a cadeia produtiva, em busca de sinergia cada vez maior e investir na capacitação tecnológica e profissional das empresas do setor automotivo. O diretor da Fiat Group Purchasing, Osias Galantine, explicou que a ação de fortalecimento da cadeia produtiva é essencial. “Difundindo as melhores práticas entre nossos fornecedores, construiremos um parque de suprimentos best in class”, destacou Galantine. O presidente do Grupo Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini, disse durante a cerimônia que a parceria de sucesso entre empresas e fornecedores é um compromisso baseado em três pilares: relacionamento a longo prazo, objetivos claros e mutuamente definidos e o esforço conjunto por uma competitividade de nível mundial. “São grandes metas, que exigem diálogo e disposição de ambas as partes. Mas os resultados são multiplicadores”, enfatizou Belini. Thomas Klein, vice-presidente de Vendas e Engenharia de Aplicação da Mahle, foi homenageado como team leader do Grupo de Trabalho Qualificação Fornecedores Fiat. Ele explicou que os trabalhos alcançaram resultados surpreendentes nas variáveis sobre as quais os esforços se concentraram. Processos de produção dos fornecedores envolvidos foram redesenhados e resultaram em 54% de redução média de movimentação nas etapas de produção (77% foi o melhor resultado ), 42% de média de redução de perdas (68,8% como melhor resultado ), 30% de redução média de área necessária à produção ( 32% na ponta), 65% médios de redução do WIP – Work in Process ( 95% na ponta) e 33% de ganho de produtividade ( 100% como melhor resultado). Os destaques foram os fornecedores Delphi, Denso, Mahle, Mann+Hummel, Stola do Brasil e Wahler, cujas equipes foram premiadas pelo Grupo Fiat. Jasson Azevedo, supervisor de World Class Manufacturing (WCM) da Fiat, convidou os fornecedores para participar da segunda fase do programa Academia Lean, com foco nas ferramentas de Controle de Qualidade WCM (Básicas, Intermediárias e Avançadas) na busca do zero defeito e abrindo oportunidade para aprofundamento também em segurança, manutenção e logística avançada. O Projeto Academia Lean desenvolve-se no âmbito da Universidade Fornecedores Fiat. Começou a ser implantado em setembro de 2009, reunindo fornecedores da Fiat Automóveis instalados em Minas Gerais e em São Paulo, com o objetivo de difundir, através de seminários, os princípios Lean – termo equivalente a “enxuto” em inglês, que é atribuído ao processo de produção com reduzido desperdício, que se caracteriza pela máxima qualidade, mínimo fluxo, máxima disponibilidade e mínimo inventário. A Universidade Fornecedores Fiat foi criada em 2007, com o objetivo estratégico de otimizar a cadeia de valor para, através do esforço conjunto, elevar a competitividade dos parceiros e fornecedores da Fiat, valorizando o capital humano como diferencial competitivo. Suas ações alcançam fornecedores das empresas do Grupo Fiat, uma vez que desde dezembro de 2007 as atividades de compras globais das empresas Fiat, Iveco, CNH e FPT-Powertrain Technologies foram reunidas em uma única organização, a Fiat Group Purchasing, a fim de elevar a capacidade empresarial da cadeia, colaborando na melhoria dos índices de qualidade e produtividade e na capacitação tecnológica e profissional das empresas do setor automotivo. O resultado pretendido desta iniciativa é um maior nivelamento de conhecimentos e habilidade entre a Fiat e outras empresas do Grupo Fiat e seus fornecedores, a partir de uma visão integrada das funções e dos processos empresariais. Desde sua criação, foram desenvolvidos 27 programas de especialização, no âmbito da Universidade Fornecedores Fiat, envolvendo mais de 700 fornecedores nas áreas de gestão e de engenharia automotiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário