segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Caminhões Iveco com transmissão automática Allison têm produtividade 32% maior na coleta de lixo de Buenos Aires

Veículos para a coleta de resíduos urbanos equipados com transmissões automáticas são uma realidade nas principais cidades de todo o mundo. Uma bem-sucedida parceria praticada na Europa entre a Allison, Urbaser (que é a Transportes Olivos na Argentina) e Iveco, por exemplo, resultou em grande satisfação do usuário e ótimo rendimento na operação. Com este bom precedente as empresas envolvidas decidiram transferir a experiência também para a Argentina, onde foram iniciados testes de campo. O primeiro passo foi o desenvolvimento de uma unidade de testes, o que foi feito com a colaboração do pessoal técnico da Aurélia Vial, dealer Iveco em Buenos Aires, nas próprias oficinas da empresa. Os resultados dessa experiência foram muito acima das expectativas, o que levou a Iveco Argentina, baseada nos modelos da marca existentes na Europa, a desenvolver uma versão automática do Iveco Eurocargo 170E22 RSU. Durante o ano de 2009 foram realizados exaustivos trabalhos de engenharia, testes e também os ajustes necessários da linha de produção para vir a fabricar este modelo em sua planta na cidade de Córdoba. As primeiras unidades automáticas saíram das linhas de montagem da Iveco no primeiro trimestre de 2010. Todos esses esforços foram dirigidos no sentido de atender a licitação do serviço de coleta de lixo da cidade de Buenos Aires, que está prevista para ocorrer ainda em 2010. A frota a ser adquirida está estimada em aproximadamente 400 unidades, que serão dividas em seis zonas de concessão. Obviamente nessa licitação serão valorizados veículos que permitam um sensível aumento da produtividade da frota (mais carga em menor tempo de trabalho), o que é característica dos modelos equipados com transmissão automática. Outro ponto que influirá definitivamente na escolha dos veículos são os gastos com manutenção. Reduzir o custo do equipamento parado por causa de quebras freqüentes e, principalmente, no trem de potência do veículo e aumentar a disponibilidade do caminhão também é fundamental. Isso permitirá que eles possam cumprir com uma vida útil estimada entre quatro e dez anos.

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