quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Kia Motors inicia produção do Bongo K2500 no Uruguai

A Kia Motors Uruguay Corporation S.A., uma empresa da holding Gandini Participações e Representações, que também controla a Kia Motors do Brasil, inaugura nesta quinta-feira a linha de produção do Bongo K2500, instalada na fábrica da empresa uruguaia Nordex S.A., em Montevideo. A linha de produção do caminhão leve demandou investimentos iniciais de US$ 25 milhões, para capacidade nominal de 12.000 unidades/ano em dois turnos de trabalho. O primeiro lote do Kia Bongo K2500 sai da linha de produção, a partir de setembro, já de acordo com o Protocolo e Índice de Localização do Mercosul, com cerca de 11 fornecedores do Brasil e 6 do Uruguai e da Argentina. Com essa condição, a Kia Motors Uruguay pretende produzir 6.000 unidades em 2011, cuja oferta – no próximo ano – atenderá aos mercados brasileiro e uruguaio, respectivamente na proporção de 95% e 5%. Neste último quadrimestre de 2010 e ao longo de 2011, a Kia Motors Uruguay contará com cerca de 20 engenheiros e técnicos da Kia Motors Corporation, que oferecerão suporte aos mais de 180 funcionários uruguaios e brasileiros. A linha de produção do Bongo deve proporcionar, ainda, cerca de 500 empregos indiretos, entre os atuais e futuros fornecedores. Ainda neste último quadrimestre do ano, a Kia Motors Uruguay vai produzir cerca de 15 unidades por dia, 330 unidades por mês. A partir de janeiro de 2011, serão 25 unidades por dia, 550 unidades por mês, em apenas um turno de trabalho. “Vamos iniciar nossas operações industriais aqui no Uruguai com igual padrão de linha de produção e de qualidade do veículo da Kia Motors Corporation na Coreia do Sul”, anuncia José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e da Kia Motors Uruguay. “Nossos investimentos da ordem de US$ 25 milhões contemplaram todos os parâmetros estabelecidos pela direção da Kia sulcoreana”. Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simples, tração 4x2, rodeiro simples, sem caçamba e motor turbo Diesel intercooler será produzido no Uruguai. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importação. “Na segunda fase de produção do Bongo, a partir de 2012, vislumbramos alcançar os mercados argentino e paraguaio”, afirma Gandini. “Mas o mercado brasileiro, até lá, pode nos surpreender, já que as legislações estão cada vez mais rigorosas quanto à circulação de caminhões médios e grandes nas metrópoles, como em São Paulo que acaba de ampliar ainda mais a área de restrição para pesados. Além disso, temos muito a desenvolver as aplicações do Bongo nos setores industrial, comercial e em serviços”. Veículo polivalente Ágil, prático e econômico, o Bongo foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário, seja em trabalhos nos centros urbanos ou em áreas rurais. O comercial leve da Kia Motors permite instalar caçambas (metálicas ou de madeira) ou baús customizados por aplicação. Uma das principais vantagens do Bongo é a altura mínima da plataforma em relação ao solo, o que facilita o manuseio de carga e descarga de produtos. Robusto, o Bongo tem grande aceitação entre frotistas, empreendedores, produtores rurais e empresários do agronegócio, que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. Com capacidade de carga + carroceria para 1.812 kg, o Bongo é um dos mais modernos da categoria, cujo design confere robustez e dinamismo. O modelo K2500 é equipado com motor turbo Diesel intercooler, de 4 cilindros em linha com 8 válvulas e comando no cabeçote. Tem sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e gera 94 cv de potência e torque de 22,4 kgm. Sua transmissão manual de 5 marchas está dimensionada para que o veículo tenha uma condução agradável, sem grande esforço. Com 4,93 metros de raio de giro, a condução do Bongo é facilitada por apresentar de série direção tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. A coluna de direção absorve energia em caso de colisão, o que aumenta a segurança no interior do veículo. Seu sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, o que permite uma condução segura e com frenagem precisa e eficiente, na condição de o veículo estar carregado ou não. A suspensão do Bongo foi desenvolvida para proporcionar uma dirigibilidade estável e ao mesmo tempo confortável. Na dianteira é independente com barras de torção, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores a gás. A traseira é de eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás. Longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares, cabine e carroçaria em chapa de aço conferem ao comercial leve maior resistência e durabilidade. O Bongo ainda apresenta reforço de cabine adicional em “T” contra impacto frontal. Segurança e interior Além da excelente segurança apresentada em sua estrutura, o Bongo conta com itens de segurança ativa e passiva. Entre os principais em segurança ativa, os faróis com lentes de policarbonato, grande área envidraçada, excelente posição do motorista, sistema de freios com válvula sensível à carga – LSPV. Na segurança passiva, os cintos de segurança dianteiros laterais de três pontos, barras de aço de proteção lateral contra impacto nas quatro portas e discos ventilados nos freios dianteiros. No interior do Kia Bongo, três pessoas na versão cabine simples são acomodadas com espaço e conforto de automóvel. O painel de instrumentos do veículo é muito parecido com os dos automóveis, ou seja, possui todos os controles próximos e de fácil acesso ao motorista. O revestimento dos bancos é de vinil na versão standard e de tecido na versão luxo. O assoalho possui revestimento em carpete. O encosto do banco central dianteiro é rebatível e possui porta-documentos e porta-copos. Entre os equipamentos de série do Bongo destacam-se ainda o encosto de cabeça de altura regulável nos bancos, retrovisores externos bipartidos com espelho convexo complementar, preparação para som com dois alto falantes, antena lateral, limpador do pára-brisa com acionamento intermitente de freqüência variável, luz interna no teto, porta-objetos, tacômetro analógico e ventilação forçada com recirculação de 4 velocidades.

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