quinta-feira, 24 de março de 2011

Caminhões Astra com transmissão automática Allison mostram seu poder de mobilidade em túnel dos Alpes Suíços

A construção da nova central elétrica de Nant de Drance, no cantão de Valais, conta com uma frota de supercaminhões para poder acompanhar o ritmo das escavações para a implantação da sua estrutura. A nova hidrelétrica suprirá, principalmente, as futuras necessidades de energia da Suíça e do seu sistema de transporte público. Na última primavera o consórcio GMI (Groupment Marti Implenia), responsável pela construção do túnel e da usina geradora de eletricidade, comprou seis caminhões Astra HD8 (480 cv, 8x6, 48 toneladas) equipados com a transmissão Allison 4700R totalmente automática. Eles se saíram tão bem nesta empreitada que mais quatro veículos serão entregues até o final do próximo mês de abril. A usina de Nant de Drance, situada entre dois reservatórios existentes nas imediações da Suíça francesa, entre Martigny (Canton of Valais) e Chamonix, gerará 600 MW utilizando a pressão d’água resultante de um desnível de 300 metros de altura. A usina está sendo construída no interior da montanha, a 1.700 metros acima do nível do mar, com acesso por meio de um túnel de 5,6 quilômetros de extensão. O consórcio construtor iniciou seus trabalhos em janeiro de 2009, e o término da obra está previsto para o final de 2017. O projeto de € 682 milhões está sendo realizado pela Alpiq AG, a Swiss Federal Railways SBB e pela companhia de eletrificação FMV. A usina cobrirá os picos de consumo da Swiss Federal Railways, e também garantirá um fornecimento energia estável para a rede elétrica do País. Durante a noite e nos finais de semana, quando o consumo de energia é menor, a água do lago inferior será bombeada para o reservatório superior, onde ficará disponível para a produção de energia quando necessário. Aposição dos dois lagos é ideal: estão perto, mas com uma grande diferença de altitude ― 2.205 metros e 1.930 acima do nível do mar respectivamente. Niklaus Zaugg, engenheiro mecânico do Groupement Mart Implenia, foi quem recebeu a missão de definir os caminhões que seriam usados na obra. “Estamos localizados a dois mil metros acima do nível do mar e as vias de acesso no inverno são intransitáveis. Por esse motivo trabalhamos somente entre abril e novembro, 24 horas por dia, em três turnos. Claro que tendo prazos restritos para realizar o trabalho é absolutamente imprescindível que tenhamos caminhões confiáveis, produtivos e que sejam fáceis de conduzir”. A herança de robustez dos caminhões superpesados Astra, combinados com a transmissão automática 4700R da Allison, supriram integralmente as necessidades previstas pela obra. Esse modelo foi especialmente concebido para operar nas condições mais difíceis de trabalho, proporcionando o máximo conforto ao dirigir, e permitindo o perfeito controle do veículo, Circula em baixas velocidades e quase sempre transporta sua capacidade máxima de carga. As transmissões instaladas nos caminhões Astra contam com a presença do retarder hidráulico para suprir as dificuldades causadas pela inclinação de 12% existente no acesso ao túnel, além das condições adversas de tráfego. “O caminho para se chegar aos locais das escavações são bastante íngremes e as transmissões automáticas com retarder simplificam as operações e ampliam a vida útil dos freios”, diz Zaugg. O conversor de torque, que é um elemento fundamental das transmissões Allison, tem contribuição indispensável na redução dos custos de manutenção, além de proporcionar desempenho incomparável. O multiplicador de torque oferece incrível poder de partida nos caminhos íngremes, precisão de controle em condições de cargas extremas, e aceleração constante e segura em qualquer tipo de terreno. Sem a necessidade de sistema de embreagem ― como nos modelos manuais ou automatizados ― as constantes manutenções ficam eliminadas. Outro elemento importante para a consórcio construtor é mudança de motorista a cada novo turno de trabalho. Nicklaus Zaugg afirma: “O pessoal que trabalha no túnel não tem prática em dirigir todos os tipos de veículos, por isso é importante para nós que os caminhões sejam fáceis de manobrar. Somente as transmissões automáticas podem garantir um funcionamento livre das surpresas resultantes das quebras de embreagem e dos engates errados nas manobras. Com as transmissões automáticas Allison nosso pessoal foi capaz de dirigir os novos Astra HD8 desde o primeiro dia. Estamos satisfeitos com as transmissões e com o atendimento superior oferecido pela Astra”, conclui Zaugg.

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