terça-feira, 15 de março de 2011

Novo S60: o carro mais atrevido já criado pela Volvo Cars

Nova geração do sedã de luxo inaugura uma nova era na história de mais de 80 anos da marca sueca. Nenhum modelo anterior da Volvo Cars foi tão ousado e inovador.
“Atrevido”, não há uma denominação mais precisa para expressar o novo sedã médio de luxo da Volvo Cars, o S60. O modelo é a união perfeita entre a esportividade, sistemas de segurança automotiva inovadores e um design escandinavo único, totalmente revolucionário e sofisticado.
Segundo o vice-presidente de Design da Volvo Cars, Peter Horbury, o Novo S60 foi projetado para mexer fisicamente e emocionalmente com as pessoas. “No mercado automobilístico atual, repleto de modelos extravagantes provenientes de diversos fabricantes de ponta, você precisa refinar seu lápis de desenho como nunca fez antes se quiser ter sucesso. Por essa razão é tão importante para o Novo S60 ser mais ousado do que qualquer outro modelo anterior”, explica o executivo.
Horbury foi o grande responsável pela criação da primeira geração do S60, criada há dez anos, projeto que conduziu o design da marca na época a um patamar mais elevado. Por isso, o designer que estava fora da Volvo Cars desde 2002, aceitou o desafio em 2009 para retornar a montadora com a missão de revolucionar o design dos novos modelos da marca, entre eles, o Novo S60. “Agora, estamos avançando para um aspecto visual ainda mais emocional e de dinamismo esportivo. Mas a idéia básica é e continuará sendo a mesma: um cupê de quatro portas”, afirma Peter.
“A frente do carro é um bom exemplo. Ele era um pouco minimalista no modelo anterior. É por isso que eu só posso agradecer pelas mudanças que foram feitas durante o tempo em que estive afastado da empresa. A grade, o emblema da Volvo maior e os faróis frontais, por exemplo, são aspectos que imediatamente chamam a atenção de quem vê o carro pelo espelho retrovisor. A atitude que ele transmite é de orgulho e auto-confiança, mas sem parecer muito agressivo. Não há dúvidas de qual carro está atrás de você”, ressalta Horbury.
A linha de design da Volvo Cars passou por mudanças arrojadas na última década, sem comprometer de nenhuma forma os valores que fazem a marca ser lembrada e considerada, internacionalmente, por fabricar os automóveis mais seguros e robustos do mundo.
O melhor e mais sofisticado design escandinavo
O Novo S60 é mais esportivo e mais dinâmico do que qualquer outro modelo anterior da Volvo Cars. Mas permanece sendo um representante legítimo do que há de melhor em design escandinavo. “Combinamos formas orgânicas com funcionalidades práticas aos ocupantes, preservando a marca registrada da Volvo de carro mais seguro do mundo”, finaliza Peter Horbury.
Experiência única e inesquecível ao dirigir
“Virtualmente, todas as linhas foram pensadas para chegar a uma aparência capaz de remeter à idéia de movimento. Ele traz um apelo esportivo que sinaliza um grande prazer ao dirigir mesmo antes de entrar no carro”, explica Örjan Sterner, responsável pelo design exterior do Novo S60.
A coluna C do veículo transmite emoção em toda sua extensão até as lanternas traseiras – e o teto fino de estilo cupê é acompanhado por um novo contorno nos ombros, criando uma poderosa onda dupla que vai dos faróis frontais até as lanternas traseiras.
“O baixo relevo no meio da onda dupla empurra visualmente o carro para baixo, destacando a parte acima das rodas e fazendo com que ele pareça mais baixo. O capô esculpido e as pequenas saliências na frente e na traseira também enfatizam a proposta esportiva”, explica Örjan Sterner.
O dinamismo do desenho do carro é também reforçado pelo que a equipe de design da Volvo Cars chama de “estilo de pista de corrida”. As linhas do carro não terminam abruptamente, mas sim de forma orgânica e contínua, a exemplo dos formatos das pistas.
Um kit de personalização, disponibilizado como acessório, oferece a oportunidade de destacar ainda mais a já esportiva aparência. O kit inclui acabamentos de pára-choques frontal e traseiro, saídas de escapamento e rodas de aro 18.
LEDs conferem aparência única no escuro
Os designers da Volvo utilizaram também a tecnologia dos LEDs para criar efeitos de iluminação distintos na frente e na traseira do Novo S60. A posição vertical dos faróis frontais, as lanternas aplicadas ao lado dos faróis, os indicadores de seta nos espelhos retrovisores externos e a posição das lanternas traseiras permitem que o S60 seja facilmente reconhecido mesmo no escuro.
“Algumas das lâmpadas traseiras são integradas à tampa do bagageiro, criando um feixe de luz horizontal que faz com que o carro pareça ainda mais baixo e largo quando é visto de trás” diz Örjan Sterner.
Cores exclusivas
Os modelos 2011 do Novo Volvo S60 chegam ao Brasil com uma nova gama de cores exteriores escolhidas para destacar as linhas arrojadas do carro. Entre as quinze opções de cores estão às sofisticadas, esportivas e exclusivas versões de Branco (Ice White e Cosmic White) e vermelho (Passion Red e Flamenco Red).
“Metais exclusivos como ouro, prata, cobre e bronze também são cores fortes tanto na moda como nos esportes, assim como em design de interiores e na arquitetura. Nos últimos anos, o aperfeiçoamento da tecnologia tem possibilitado o crescimento da aplicação deste tipo de pigmentação na indústria automotiva também”, explica Anders Sachs, responsável pela seleção das cores e dos materiais no Novo Volvo S60.
Novo Volvo S60: O “carro mais dinâmico já produzido pela Volvo”
Durante o processo de desenvolvimento do Novo S60, a equipe responsável pelo projeto de chassi buscou uma solução holística apresentando mudanças e refinamentos para praticamente todos os detalhes que influenciam nas propriedades de dirigibilidade do carro, incluindo maior capacidade de amortecimento em relação a modelos anteriores da marca.
“Este projeto foi encarado como uma missão de conduzir o desenvolvimento do chassi ao seu ponto mais elevado. Atravessamos territórios onde nunca tínhamos estado”, explica Stefan Sällqvist, responsável pelo desenvolvimento do chassi do Novo S60.
O sedã de luxo da Volvo Cars que chega ao mercado brasileiro conta com a exclusiva versão de chassi “Touring” que tem uma configuração mais leve para permitir uma condução suave em terrenos acidentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário