sábado, 19 de março de 2011

Opel Zafira Concept: Salão de festa?

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 11/02/2011 A Opel Zafira, cuja versão Chevrolet tem futuro incerto por essas bandas e talvez um sucessor (veja aqui) em breve já que a maioria das plataformas Opel estão sendo descontinuadas por aqui, ganhou esse concept já com cara de carro de produção no Salão de Genebra. Usará a plataforma mais moderna do Insignia (veja aqui a versão VXR feita pela subsidiária inglesa Vauxhall) enquanto o Orlando usará uma plataforma derivada da falecida Daewoo e que aos poucos substituirá as plataformas Opel que compõem os carros daqui.
"Transpusemos para um automóvel a ideia de uma sala-de-estar relaxante e criámos um oásis de conforto sobre rodas, um lugar para descontrair. Trata-se de um espaço amplo e confortável onde as pessoas gostarão de estar – quer para nas deslocações diárias quer numa longa viagem", afirma Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel/Vauxhall. "O Opel Zafira Tourer Concept afirma-se também pelo visual moderno e elegante e pela elevada qualidade".
Nesse conceito haverá sete lugares, que podem ser virados um para o outro transformando a cabine, bem iluminada por um amplo teto de vidro com iluminação a LED e controle de iluminação externa, em uma sala de reunião. Mas os dois tablets que podem ser descolados dos encostos dos bancos dianteiros praticamente transformam essa van em uma versão ambulante de lan-house. Se precisar de mais espaço, os bancos da terceira fileira podem ser escondidos no piso e o banco do meio da segunda fileira pode virar um confortável descansa braço. Todos os bancos podem ser deitados, tornando-se uma grande cama, hábito de europeus que adoram viajar.
O interior desse conceito mostra que o antigo sonho da Opel de competir no segmento de alto padrão continua com couro de boa qualidade, detalhes em alumínio e um elegante design ergonomico tipicamente alemão. A tela no console central é sensível ao toque.
Amplo interior com espaço para sete lugares, com o banco central da segunda fila se transformando em apoio de braço. Os monitores afixados nos bancos dianteiros na verdade são tablets, a nova onda da maçã...
Detalhes do concept como o sistema óptico com LED´s e bi-xenon inspirado no híbrido Ampera, as belas e sóbrias rodas de alumínio de 20 polegadas, e o teto de vidro panorâmico que tem partículas metálicas que podem diminuir ou aumentar a luminosidade da cabine.
A motorização segue o conceito de downsizing, no qual um motor 1.4l (na versão brasileira é de 2l) turbo com sistema start & stop. A suspensão tem sistema adaptivo FlexRide com controle eletrônico do grau de atuação dos amortecedores.
As lanternas traseiras são ligadas por uma barra cromada no porta-malas e são integralmente em LED´s. O desenho ascendente da linha de base da janela em formato de taco de hóquei é para dar uma impressão mais dinâmica ao veículo segundo a Opel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário