segunda-feira, 21 de março de 2011

Porsche híbrido será, mais uma vez, atração na 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha

A Porsche inicia a 24 horas de Nürburgring, no dia 25 de junho, com uma versão ainda mais desenvolvida do Porsche 911 GT3 R Hybrid. A prioridade do desenvolvimento foi dada ao aperfeiçoamento da eficiência através da otimização direcionada dos componentes híbridos, o que também resultou em uma redução de 20% no peso. O objetivo da "evolução 2" do 911 GT3 R Hybrid é alcançar os mesmos tempos de voltas que seu antecessor, porém com um menor consumo de combustível.
A disposição geral do híbrido foi adotada a partir do modelo de 2010. Um eixo de saída com dois motores elétricos aciona as rodas dianteiras e complementa o motor do tipo boxer com seis cilindros, de quatro litros e aproximadamente 470 cv de potência, dependendo do equilíbrio do desempenho, localizado na traseira do carro. A potência de ambos os motores elétricos aumentou de 60 para 75 kilowatts cada um. Os pilotos agora têm à sua disposição, durante certo número de segundos, quase 200 cv a mais com o 911 GT3 R Hybrid "2". Dependendo da programação, esta potência é automaticamente ativada pelo uso do pedal de aceleração. Além disso, os pilotos podem manualmente acionar esta potência adicional como, por exemplo, em manobras de ultrapassagem.
O acumulador do volante elétrico, com seu rotor girando a 40.000 rpm e armazenando energia de maneira mecânica como energia giratória, agora se encontra junto com os outros componentes híbridos em uma cela de segurança de fibra de carbono no lado do passageiro.
À primeira vista, o novo GT3 R Hybrid é claramente discernível do modelo 2010. Graças à otimização dos componentes de alta tensão do sistema híbrido, os ventiladores grandes na frente dos parachoques traseiros não eram mais necessários. Isto reduz o arraste e também reduz o consumo de combustível. No total, o peso do veículo baixou de 1.350 para 1.300 quilogramas.
"Coletamos um grande número de informações a partir das nossas corridas na pista de Nürburgring, na corrida da Série Americana de Le Mans em Road Atlanta nos EUA, bem como da corrida Intercontinental Le Mans Cup no circuito chinês de Zhuhai, o que ofereceu uma assistência sem preço para o desenvolvimento posterior de nosso laboratório de corridas", diz Hartmut Kristen, o diretor do setor de automobilismo da Porsche. "O ênfase de nosso trabalho foi melhorar a eficiência. Isso significa que queremos manter os tempos de volta consistentes com os de 2010, mas utilizando menos energia e, consequentemente, menos combustível. Desta forma, damos uma base a futuros desenvolvimentos de veículos esportivos híbridos de rua".
O cockpit do 911 GT3 R Hybrid também foi completamente modificado. A maioria dos mostradores e controles agora se encontra no volante. Os pilotos podem operar o restante das funções através de botões iluminados por trás, que agora estão situados no console central. Foi dada prioridade à ergonomia e a uma disposição que os pilotos podem ver claramente, particularmente no escuro.
O novo 911 GT3 R Hybrid é um exemplo perfeito da filosofia "Porsche Intelligent Performance", um princípio encontrado em todo Porsche: mais potência com menos combustível, mais eficiência e menos emissões de CO2, tanto nas pistas de corrida como nas estradas.

Um comentário:

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