sábado, 12 de março de 2011

Rinspeed Bamboo: Divertido, Conectado e Plugado

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 11/03/2011 Uma das (boas) tradições de Genebra são os carros-conceitos da Rinspeed que sempre tentam discutir o papel do automóvel. Se no ano passado foi o UC? (com interrogação mesmo, veja aqui) que discutia a mobilidade urbana sem a sanha eco-comunista de se tirar o transporte individual das ruas públicas, agora o momento é de relaxar.
O Rinspeed Bamboo pode encarar a a praia numa boa porque parte de sua carroceria é feita de fibra de bambu combinada com componentes plásticos. Esse buguinho que lembra vagamente o saudoso jipinho Citroën Mehari (veja aqui a historia dele no BCWS) misturado com um carrinho de golfe tem outra inovação. Antigamente os "roaders" usavam os dados pendurados no retrovisor interno para comunicar suas intenções, os números que apareciam rentes ao para-brisa indicavam o horário e os dados alinhados a intenção de fazer o "racha". Quando o "roder" queria namorar, já que ninguém é de ferro, os dados ficavam desalinhados. Com o Bamboo é diferente. Como o carrinho é elétrico, no lugar da grade temos o sistema Identiface, que é muito mais versátil que os dados pendurados nos retrovisores. Graças a um tablet conectado à internet e integrado ao carro a "grade" do identiface mostra, para a alegria de "tuiteiros" e "messengeiros" que adoram mostrar as bobagens que andam escrevendo e fazendo, o que se passa no sistema de multimídia e os últimos posts de redes sociais das quais eles participam.
O motor elétrico promete autonomia de 105 quilômetros, mas se a bateria pifar tem uma bicicleta elétrica dobrável no porta-malas guardada em um casulo semelhante que abriga o estepe e pode levá-lo para qualquer lugar por até um quilômetro de autonomia. E como a vocação do carro é a praia, o teto desse bugue pode ser retirado e servir como esteira e os bancos traseiros inflados como espreguiçadeiras. Se o UC? era a vida na cidade, o Bamboo é as férias do sonho de qualquer paulistano...
O "quadro" de instrumentos abrange as luzes de sinalização, o velocímetro realista que marca a máxima de 120 km/h e a carga da bateria, suficiente para 105 km.
Detalhes do painel que esconde um tablet, e o sistema de som com speakers em forma de flor além da interessante webcam afixada no meio do mesmo.
Detalhes dos "docs" que hospedam os tablets com os "apps" do carro, e que também esconde os comandos principais e a chave de partida, relembrando as origens, um canivete suíço.
Uma visão mais ampla da simplicidade do acabamento interno desse bugue, e os bancos com desenhos alusivos ao sexo dos condutores e passageiros, feminino ou masculino.
Na parte traseira detalhes da tampa vazada que dá acesso ao porta-malas e que pode ser abaixada como o banco traseiro. Em caso de arranhão, sem neura, é só colar um adesivo em cima.
Opções, como a lona especial estendida, parcialmente estendida, guardada e com os bancos à mostra, bem no estilo de Saint Tropez.
Atrás, o porta-malas reduzido pelos casulos do estepe e da bicileta elétrica de emergência, pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos traseiros que podem ser inflados e servir de espreguiçadeiras.
As várias faces do Indentiface, desenvolvido por uma sucursal do Grupo Daimler, que vão desde o som no FM, passando pelas mensagens no Twitter e Facebook e as intenções e humores do condutor reveladas pelas cores dos passarinhos.
As rodas são aro 17 e o motor elétrico de 73 cv e pouco mais de 14 kgm/f é suficientemente potente para levar o carrinho, que pesa 1.090 quilos, aos 50 km/h em 4,7 segundos e a máxima de até 120 km/h
A autonomia é de até 105 km (a até 90 km/h) de autonomia, o suficiente para a ida e a vinda das praias e ainda fazer mais algum passeio.

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