sábado, 19 de março de 2011

Tata Pixel: Futuro do Presente

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 14/03/2011 A indiana Tata marcou presença no Salão de Genebra com seu concept Pixel. A proposta é modernizar o desenho do Nano que vai mal das pernas na Índia e mostrar para os europeus que um city-car pode sim, transportar quatro adultos com algum conforto e sem aperto em pouco mais de três metros. Sem desperdício de espaço e sem soluções mirabolantes como configurações 2+2, 3+1, ou somente dois ou três lugares. As portas tesouras não estão lá para enfeite, mas por questões de praticidade já que as vagas em estacionamentos estão cada vez mais estreitas e os carros atuais continuam com o mesmo tamanho. A sua abertura para cima facilita o acesso dos passageiros ao interior, sem encostar no carro ou obstáculo ao lado. O motor foi pensado para consumir menos é de baixo atrito, além de ter bomba injetora e lubrificante variável. E para contribuir com números mais baixos de consumo e emissões, sistema start&stop e pneus de baixo atrito de rolamento.
O toque "futurista" fica por conta de um tablet, item que virou moda após a Apple lançar o i-Pad, que de modo semelhante à VW Bulli, controla o sistema de entretenimento e configurações gerais do automóvel como ar-condicionado e sistemas de aquecimento e ventilação além de mostrar dados de desempenho do veículo. Acontece que boa parte dos carros de alto padrão tem isso, só não passaram para os tablets ainda. Se esse carro é a visão do futuro da Tata, podemos dizer que quase tudo que foi mostrado aqui já faz ou fará parte do presente do automóvel, só que em um pacote compacto. Talvez porque na India os carros os carros ainda são do século passado.
Outra novidade é o sistema de info-entretenimento que usa um tablet que conecta o usuário com o carro e a internet.
O motor é um diesel de três cilindros de 1.2l turbo com bomba variável posicionado na parte traseira que promete consumos de 30 km/l e emissões de 89 g/km.
As rodas dianteiras e traseiras estão conectadas por um câmbio toroidal de variação contínua que também esterça as rodas dando um diâmetro de giro de apenas 2,6 m.

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