sábado, 9 de abril de 2011

Audi A3 Concept: Futuro substituto do A4 agora em detalhes

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 08/04/2011
A Audi mostrou no Salão de Genebra o A3 Concept (veja aqui os sketches), cuja carroceria usa a plataforma do RS 3 Sportback que garante um bom comportamento dinâmico, ainda mais equilibrado pelo formato de carroceria sedan, inédito na linha. Feita a partir de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono, a nova coqueluche em construção de carrocerias rígidas e ao mesmo tempo leves) com peças como portas, capô e tampa do porta malas em alumínio. Algumas partes são compostas de CFRP como os para-choques dianteiros e traseiros, a grade e até as rodas de 20 polegadas, com reforço de alumínio. Isso garante um peso contido nos dias atuais em 1.500 quilos. Lembre-se que, apesar dos sedans e coupés com pretensões esportivas de antigamente pesarem metade desse valor, eles não eram jogados contra uma parede à 60 km/h, chocados contra outros veículos e acertados por um aríete nas laterais e ter que apresentar uma cabine intacta e as quatro portas abrindo sem emperrar. E que se esse carro fosse contruído em aço tradicional, ia pesar algo em torno de duas toneladas.
A cabine é somente para quatro passageiros que encontram um display escamoteável no painel que apresenta saídas de ar e botões de controle do sistema de climatização com inspiração aeronáutica. Os freios a disco com quatro pistões fazem parte do controle dinâmico ESP que também atua no torque fornecido às rodas pelo sistema Quattro de tração integral, e que pode ser desligado caso o piloto queira ter mais "emoção" ao volante. Há também um "controle de lançamento" caso um "apzeiro" ache que dá para encarar só porque pôs um turbo com "três kilo" no Ap 1.8l, se bem que esse blogueiro não recomenda rachas de rua. Por melhor que seja um piloto, pode acontecer uma merda e dessas que não tem como limpar.
O formato de carroceria passa do antigo formato hatchback para a de um sedan notchback, cuja a tampa do porta-malas de 410l leva junto a janela traseira, formato muito apreciado em alguns países da Europa, e sumariamente rejeitado por aqui apesar da praticidade. Mesmo assim, poderá substituir sem problemas o A4 como o sedan médio-compacto de entrada da marca já que ele cresceu e amadureceu e poderá, na próxima geração, alçar uma categoria superior.
As saídas de ar lembram turbinas de avião e o volante esportivo ganha base chata para facilitar o acesso. Os controles de ar-condicionado automático ganham três botões dedicados. O sistema MMI foi melhorado que substitui o botão giratório por um touch-pad semelhante ao usado nos notebooks.
A cabine aproveita bem o generoso entre-eixos de 2,63 m dando um bom espaço para o condutor e seu acompanhante na frente e também para os joelhos dos passageiros traseiro ficam à vontade com os bancos esportivos que acomodam e seguram bem o corpo dos ocupantes.
Os faróis e lanternas traseiras ganham um desenho mais leve graças à tecnologia LED, como se os elementos estivessem flutuando, e os espelhos retrovisores com repetidoras laterais são fixadas acima do "ombro" como um carro esporte.
O motor desse conceito é um 5 em linha com turbo, injeção direta com 2,5l de deslocamento e que rende 405 cv de potência e o torque tem impressionantes 51 kgm/f que está disponível na ampla faixa plana de torque que vai de 1.600 a 5.300 rpm.
Acoplado a um câmbio de sete marchas S-tronic, a potência é transmitida às rodas pela tradicional tração Quattro que catapulta o carro da imobilidade aos 100 km/h em 4,1 segundos. A máxima é eletronicamente limitada a 250 km/h. Lembre que é um sedan de 1.500 kg de peso.
O consumo é de 11 km/l, mas a Audi não informa se é ciclo misto e se as normas são européias ou americanas. Mas o motor conta com gerenciamento de energia térmica e recuperação cinética de energia, itens imprescindíveis nesses tempos de máxima eficiência energética.
O câmbio S-Tronic pode ser usado em modo automático (P-R-N-D) e o controle de tração promete arrancadas espetaculares quase sem queimar os pneus no asfalto. O cambio é de dupla embreagem com duplo circuito de engrenagens que por fim transmite a tração...
...Para o sistema Quattro que agora conta com embreagem multidisco que distribui o torque igualmente entre as rodas. Quando uma roda patina, o sistema controlado eletronicamente redireciona o torque excedente para as outras rodas com melhor tracionamento.
A suspensão dianteira é McPherson com eixo de apoio independente, com sistema de assistência eletromecânica de esterçamento, que economiza energia quando as rodas estão alinhadas. A traseira é uma 4-link montada em um subchassi de aço. As rodas são de 20 polegadas com pneus 245/30.

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