sábado, 9 de abril de 2011

Chevrolet Mirai Concept: O legado do centenário

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 05/04/2011 A Chevrolet coreana, ex-Daewoo, apresenta no Salão de Seul o Mi-Ray sobre o que seria a sua visão do futuro carro esporte. Enquanto a Europa discute sobre o banimento do motor a combustão daqui a 39 anos nas grandes cidades, o concept usa um motor turbo de 1,5l e mostra o que deve ser o carro-esporte do futuro, numa época em que falar de prazer de dirigir é a mesma coisa que acender um cigarro em uma creche.
Segundo os coreanos, o carro é em homenagem ao patrimônio esportivo da marca e é uma homenagem aos anos dourados da GM quando Bill Mitchel, sucessor de Harley Earl, teve que "cortar" as asas, ops, rabos de peixe de seu antecessor e criou ícones como o Corvette Stig Ray. As formas remetem e homenageiam outros concepts esportivos do passado, o Chevrolet Corvair Monza SS de 1963 e o Corvair Super Spider de 1962 (veja a história do carro aqui no BCWS). Segundo o presidente e CEO da GM corenana Mike Arcamone, “‘Mi-ray’ é o coreano para o 'futuro'. A GM estendeu a Chevrolet por toda a Coréia, e o Mi-ray concept oferece uma exploração de futuras possibilidades para a linha (de veículos). Ele fortalece o "link" entre o carro e o motorista e cria um novo olhar sobre o automóvel esportivo que termos no futuro.”
A cabine simétrica remete aos jatos, se bem que um olhar mais distraído remete ao Mach 5 do personagem Speed Racer. Os espelhos retrovisores são mini-câmeras retráteis com displays colocados estrategicamente no campo de visão do motorista. O botão de partida fica no console central e uma tela retrátil sensível ao toque dali.
A carroceria é de fibra de carbono com plástico reforçado também por fibra de carbono e é propulsionado por dois motores de 20 cv cada, montados no eixo dianteiro, alimentados por uma bateria de 1,6 Kw de íons de lítio. A bateria é recarregada pelo sistema regenerativo de freio e por um motor turbocomprimido de 1,5l em posição central traseira (semelhante ao Corvair) que também propulsiona as rodas traseiras, acoplado a um câmbio de dupla embreagem DCT, caso se necessite de maior desempenho. Dependendo da velocidade o carro pode ser impulsionado tanto pelas rodas dianteiras quanto pelas traseiras. Para melhor controle dinâmico o torque pode ser distribuído entre as rodas do mesmo eixo em diferentes proporções, ao contrário dos sistemas atuais que freiam a roda usando o ABS.
Se o projeto de um carro esporte para o futuro já é polêmico por proporcionar um egoístico prazer de dirigir ao condutor e grandes emoções ao passageiro, agora que o carro agora passou de estilo de vida passa para um simples "meio de transporte individual" que deve ser combatido a todo custo como as pombas que infestam as grandes metrópoles, os concepts "Corvair" do passado no qual o Mi-Ray se inspira eram revolucionários ao quebrar a concepção tradicional de motor dianteiro/tração traseira ao colocar todo o conjunto atrás.
A cabine simétrica semelhante ao cockpit de um jato relembra os primeiros Corvettes e é composta por couro natural, alumínio escovado e detalhes em metal líquido unidos por um tecido branco cujo resultado final remete aos veículos usados em "Tron".
Faróis de LED´s e desenho que remete aos Corvettes do passado mostra que o futuro esportivo terá sempre referências aos antepassado. Spoilers de fibra de carbono retráteis direcionam o fluxo de ar e ajudam no controle dinâmico.
Lanternas traseiras também em LED´s semelhantes às do Volt mas com novo desenho e o para-choque traseiro pode guardar pequenos itens e as rodas de liga, de 20 polegadas na frente e 21 atrás, de desenho "turbina" pretende dar a impressão de movimento, mesmo com o carro parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário