sábado, 9 de abril de 2011

Subaru New Impreza: Apreciando a paz de espírito

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 11/02/2011
A Subaru publicou uma foto como prévia do lançamento do novo Impreza que ocorrerá no Salão de Nova Iorque, ao contrário da concorrência ocidental que pretende já mostrar as cartas que tem no Salão de Shangai. Os conterrâneos ainda estão tentando se reorganizar por causa do terremoto seguido de maremoto e se vão mostrar alguma coisa em Shangai ou Nova Iorque é somente um pouco do que já mostraram em outros salões ou concepts de fábricas e parceiros locais. O novo Impreza ganha o mote "Confiança em Movimento" e ganha linhas imponentes na dianteira e traseira ligadas por elementos simples mas de caráter esportivo e de bom gosto nas laterais. Para termos uma idéia do que será exposto em Nova Iorque já como modelo de produção, vamos mostrar o conceito exposto no Salão de Los Angeles ocorrido em novembro último e do qual só mostrei o Design Challenge (veja aqui).
O carro de tamanho médio (4,5m de comprimento por 1,8m de largura e 1,43 de altura) ganha inovações típicas de concepts como micro-câmeras em lugar dos refletores, mas também ittens que podem ganhar as ruas como modelo de produção como os pneus 245/40 ZR19 com belas rodas raiadas cujos raios grossos são uma demonstração de resistência do carro e os finos a leveza do desenho do mesmo. O motor do concept é o boxer 2.0l que segundo a marca ganha uma nova geração, acoplado a uma tração integral e não foi informado nem o tipo de câmbio e nem o número de marchas. Parece que só teremos detalhes em Nova Iorque mesmo. O interior com quatro lugares ganha três painéis no console central sensíveis ao toque em black-piano, com detalhes em azul escuro contrastando com o prata-platina do acabamento em couro.
O novo lema da marca que é "apreciando a paz de espírito" contrasta com a tradição em ralis, especialmente europeus, em que se não ganha uma etapa, pelo menos dá uma canseira brava nos concorrentes. Se a intenção da marca é que o carro passe uma impressão de segurança enquanto acelera por aí conseguiu. Com a tração integral atuando fica mais seguro ainda pisar mais forte.
O belo painel de intrumentos com fundo digital e tridimensional deve dar lugar a um com mostradores mais comuns na versão de produção.
O interior ganha couro na cor platina contrastando com os displays do quadro de instrumentos e do console central em azul escuro.
A iluminação azulada junto com o desenho esportivo da cabine pretende reafirmar a impressão de dinamismo, segurança e beleza.
Detalhes da carroceria com destaque para os faróis dianteiros "olhos de falcão" e lanternas traseiros ligados pela linha de caráter da carroceria.
A grade hexagonal com os dois elementos prateados segurando o logotipo é o novo padrão visual da marca. Destaque para as luzes de neblina em LED´s na barbatana no para-choque.
A lateral fluida ganha tons musculosos com os para-lamas destacados nas laterais. Esperamos que as belas rodas raiadas de liga ganhe versão de produção.
Na traseira o carro é quase um fastback, podendo ter uma versão liftback na Europa que aprecia muito esse tipo de carroceria. O para-choque traseiro ganha elementos como o extrator.
Mais ângulos do carro, com faróis ligados ou não, e a cor prateada "arranha céu" é para relacionar o conceito com a aviação comercial que prefere um prata polido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário