sábado, 7 de maio de 2011

Caso Notícias Automotiva Vs Toyota: Fabricante se retrata após repercussão negativa

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 03/05/2011
A Toyota brasileira se retratou após a repercussão negativa que uma equivocada e intempestiva notificação extra-judicial que proibia o Notícias Automotivas a publicar qualquer conteúdo referente à marca, tanto produtos e serviços nacionais quanto internacional.
Uma coisa que tenho notado é que os departamentos jurídicos dificilmente consultam os departamentos de comunicação e marketing de suas empresas e ações desastradas como essa acontecem. Como publicado em post anterior (aqui), faltou bom senso da advogada que representa a empresa, causando prejuízos à imagem dela aqui e no exterior devido à repercussão negativa do caso. E o desprezo que as assessorias de imprensa têm em relação a blogs e sites também incentiva esse tipo de atitude.
Esperamos que esse tipo de atitude não se repita e que os casos da Volkswagen e da Toyota sejam somente casos isolados. E como estudantes de direito têm que estudar casos antigos para poderem aprender a trabalhar com as leis e suas aplicações, espero que esses dois infelizes casos sejam usados como exemplos sobre o que não se deve fazer caso seja preciso defender o direito de imagem de seus clientes.

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