sábado, 14 de maio de 2011

Porsche 911 Carrera Black Edition: O lado negro de Stuttgartut

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 11/05/2011
O lado negro sempre é tentador. Ainda mais se for a Porsche criando edições negras de seus maiores sucessos no mercado. Um deles é o tradicional 911 Carrera que ganha a edição Black Edition limitada a 1911 unidades. E ao contrário do lendário Ford T na qual se podia escolher qualquer cor desde que seja preto, há duas opções de "cores": preto sólido ou a variante metálica preto basalto. Essa edição abrange também a versão cabriolet do 911 Carrera que ganha capota de tecido negro.
Quem entrar no veículo é recebido pela soleira com dizeres alusivos à versão e no painel acima do porta-luvas há uma placa numerada com o número da unidade dessa série especial. Os bancos recebem couro parcialmente, naturalmente negro, e também na empunhadura do volante. Para quem acha que o som do tradicional boxer não é a "sinfonia do universo", há um som Bose de alta definição com sistema surround de 385 watts, com 13 alto-falantes no coupé e 12 no cabrio que sonoriza o multimídia com GPS e com entrada de audio universal.
O carro tem o sistema de controle automático da suspensão PASM que ajuda na estabilidade e junto com o PDK há o "cruise control" opcional e também assistente de frenagem. Aliás, esse câmbio proporciona um pequeno milagre ao melhorar a performance do carro e ao mesmo tempo baixar o consumo, graças às suas sete marchas, uma a mais que a manual, e à dupla embreagem que deixa sempre a próxima marcha pronta para ser engatada. E para quem for se divertir no semáforo há o "launch control", somente nos carros com câmbio PDK, para arrancar sem queimar o pneu e o filme...
E para parar, freios a disco em carbono-cerâmica opcionais com pinça de quatro pistões na dianteira.
O carro está disponível desde abril na Alemanha e custa, com impostos inclusos lá, 85.538 euros para o cupê e 96.843 Euros para o Cabriolet. Aqui não há previsão de vendas por enquanto.
Os assentos são parcialmente em couro e uma soleira em alumínio com dizeres alusivo à versão saúda o condutor ou passageiro que adentrar à cabine, em preto.
O quadro de instrumentos permanece em preto, contrastando com detalhes em alumínio no volante, console central com tela que abrange o GPS no painel.
As rodas de 19 polegadas tem desenho "dicróico" para combinar com o carro mesmo em movimento e mostrar os freios, no painel selo indicativo do número da unidade.
Essa versão usa o já conhecido boxer de seis cilindros, com 3.6l e produz 345 cv @ 6.500 rpm, acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou a automatizada PDK de sete.
O carro faz de 0-100 km/h em 4,9 s, sendo 5.1s no cabrio, na manual e os números baixam para 4,7 e 4,9 com a PDK e alcança a máxima de 289 km/h.
Apesar de toda a cavalaria e desempenho, o carro faz 9,71 km/l na versão fechada com câmbio manual e 10,2 km/l com o câmbio PDK. O cabrio consome algumas centenas de metros a mais.

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