sábado, 7 de maio de 2011

Ram “Long-Hauler” Concept Truck: Exagero americano é ideal para longas viagens

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 07/05/2011
Parafraseando uma daqueles e-mails revoltados que invadem a nossa caixa postal, a diferença entre o aposentado brasileiro e o americano é que o primeiro quando se aposenta continua trabalhando porque não conseguiu juntar dinheiro por causa dos impostos e dos juros altos e a aposentadoria nem dá conta do básico essencial para uma boa vida. O segundo, se for um cara previdente, além de viver bem com os rendimentos de sua aposentadoria, ainda poderá comprar o "barco" do seu sonho para navegar por aí ou um "trailer" caso prefira viajar pelo interior.
Eu pus "barco" e "trailer" entre aspas por causa das dimensões desses veículos nos EUA. Os barcos são tão grandes que exigem reboques com rodado duplo de dois eixos, e os trailers são do tamanho de um ônibus grande.
E para levar esses trambolhos (ôôô, inveja...) pra lá e pra cá, são as picapes que além de motores potentes em "V" com 8 e mais recentemente com 6 cilindros, rodados duplos e quinta roda (sistema de engate usado para engatar em um cavalo-mecânico a carreta de carga) que se encarregam do serviço. Por dentro nada da rusticidade que se vê por aqui, que depois é empiriquitado por tranformadoras especialistas em transformar um design frugal em perfeito representante do estilo rococó, mas sim em acabamento digno de carros luxuosos.
E a RAM, a nova divisão de veículos comerciais do grupo Chrysler (veja a linha apresentada em Detroit ano passado aqui), apresenta um conceito que é a máxima essência da cultura hiperlativa americana. E com justificativa: enquanto aqui trabalhamos duro para sustentar filhos e parentes necessitados e ainda ter que justificar a cerveja do domingo, lá eles também trabalham duro para curtir a vida em seus momentos de folga com amigos e familiares. A RAM "Long-Hauler", caminhão longo em tradução sem limar as rebarbas, é tudo isso em seus 7,34 metros de comprimento. Com pouco mais de 4.200 kg de peso, por essas terras o "Long Hauler" só poderá ser dirigido por quem tem carteira "E" aqui no Brasil já que além de ter mais de 3.500 kg é um cavalo mecânico, mas o motor diesel da Cummins de 6,7l que o equipa tem 350 cv e 110 kgm/f e dá conta do recado tranqüilamente, ainda mais ajudado pela caixa automática da empresa Aisin com seis marchas que transfere toda a potência do motor para as quatro rodas do eixo traseiro. Eu escrevi "tranqüilamente". Apesar da potência e principalmente do torque, ele não é um "Fórmula Truck" que apesar de ter a mesma massa, só tem um terço da potência do caminhão de corrida. Na verdade ele é um "cavalinho mecânico" com adaptações como a tampa da caçamba com abertura para facilitar o encaixe do reboque na quinta roda e a dianteira tem um quebra-mato e o estepe fica embaixo da caçamba, posição não muito agradável quando se trafega por lugares poeirentos ou com lama. A RAM acredita que além dos aposentados, a picape se presta a bem servir empresários do setor de eventos como chefes de equipes de competições e shows automobilísticos e motociclísticos, peões de rodeios, promotores de eventos, etc...
Por dentro vários porta-trecos em baixo dos bancos que tem apoios para os pés e na caçamba há um baú para levar a bagagem dos cinco ocupantes. O motorista conta ainda com sistema de monitoramento de pressão dos pneus e da temperatura dos gases do escapamento, item indispensável para veículo homologados para o Euro V.
E os eco-chatos europeus ainda querem que os americanos se contentem com um japonês kei-jidosha elétrico...
Os bancos em couro são personalizados com os logotipos e detalhes costurados especialmente feitos para a série no maior estilo texano e foram feitos para longas viagens com conforto.
A cabine tem tudo para os passageiros viajarem grandes distâncias como o console central com os indispensáveis porta-copos, além de geladeira e bandeja além das tomadas de 12 e 115 volts além de DVD e Wi-fi para os passageiros.
O caminhãozinho tem 7,34 m de comprimento e entre a caçamba e a cabine há um terceiro tanque de diesel opcional que somado aos outros dois eleva a capacidade para bons 640l e eleva a autonomia.
Essa versão já está adaptada de fábrica com a quinta roda para rebocar grandes trailers e o rodado duplo recebe rodas de alumínio da Alcoa. Suspensão tem sistema de "ajoelhamento" para facilitar acesso à cabine e autonivelamento.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se tem alguma dessa usada a venda no brasil

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  2. Gostaria de saber se tem alguma dessa usada a venda no Brasil

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