sexta-feira, 20 de maio de 2011

Range Rover 2011: O luxuoso fora de estrada

Um novo motor V8 turbo diesel líder no segmento, o novo câmbio de 8 velocidades, as duas atualizações importantes no sistema Terrain Response® combinam-se perfeitamente para assegurar que o Range Rover 2011 mantenha sua posição como líder no segmento dos SUVs de luxo.
O Range Rover Vogue equipado com propulsor TDV8 de 4.4 litros com turbo compressores paralelos sequenciais chega para substituir o motor TDV8 de 3.6 litros. Com o novo "super diesel", o veículo combina potência e torque máximo com níveis de requinte inigualáveis. Apesar de todo o desempenho, este sublime motor V8 é mais limpo e proporciona um consumo de combustível e níveis emissões de CO2 ainda mais reduzidos em relação a seu antecessor, cumprindo as rigorosas normas de emissões EU5. No entanto, a notícia mais importante é que o consumo de combustível em ciclo combinado do novo TDV8 de 4.4 litros é de apenas de 9,4 litros/100 km, tornando-o no primeiro Range Rover com um consumo inferior a 9,5 litros/100 km.
Com 313CV e torque de 700Nm, o novo Range Rover combina potência e consciência, com uma redução impressionante de 14% nas emissões de CO2. O novo motor diesel é auxiliado nesta redução por trazer consigo o novo câmbio ZF 8HP70 de 8 velocidades e um controle eletrônico impressionante, calibrado pelos engenheiros da Land Rover para proporcionar mudanças de marcha suaves e requintadas combinadas com uma capacidade de resposta extremamente rápida e consumos de combustível excepcionalmente reduzidos. Esta combinação é suficiente para que o Range Rover acelere da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos.
Disponível apenas nos modelos equipados com o motor TDV8, este sistema de transmissão inteligente é integrado com o motor diesel para proporcionar o regime mais eficiente de funcionamento em todas as condições. Para segurar o Range Rover Vogue equipado com o novo propulsor, foram instalados freios Brembo, os mesmos instalados na versão V8 de 5.0 litros Supercharged com 510CV. O sistema incorpora discos dianteiros ventilados de 380 mm e pinças monobloco fixas em alumínio com seis pistões opostos. Nos freios traseiros encontram-se montados discos ventilados de 365 mm com pinças flutuantes de um pistão.
O Range Rover mantém a liderança do segmento com o Range Rover Vogue V8 de 5.0 litros Supercharged a gasolina equipado com câmbio automático ZF HP28 de 6 velocidades. A potência de 510CV e o torque de 625Nm levam o veículo da imobilidade aos 100 km/h em impressionantes 6,2 segundos.
O Range Rover Vogue é maximizado com as melhorias incorporadas no sistema Terrain Response®, na forma das funcionalidades Gradient Acceleration Control e Hill Start Assist.

TECNOLOGIAS e_TERRAIN para redução de emissões

As TECNOLOGIAS e_TERRAIN foram especialmente concebidas para reduzir as emissões e melhorar a eficiência dos veículos Land Rover, sem comprometer o luxo, requinte ou as capacidades fora de estrada.
O Range Rover Vogue incorpora um novo motor extremamente eficiente, o TDV8 de 4.4 litros, que substitui o motor TDV8 de 3.6 litros. Esta alteração proporciona uma redução de 14% nas emissões. O novo propulsor também cumpre as mais recentes normas de emissões EU5, que reduzem significativamente as emissões de HC, CO2 e NOx.
O aumento de 22% na cilindrada em relação ao TDV8 de 3.6 litros, resulta em prestações específicas inferiores ao motor de menor cilindrada, reduzindo significativamente as emissões de NOx. As novas velas incandescentes de cerâmicas funcionam a uma temperatura 250°C superior às unidades anteriores em aço, além de serem mais duradouras. Esses fatores tornam possível o funcionamento das velas durante um período de tempo mais longo após o arranque (100 segundos) e com maior frequência, melhorando a eficiência e reduzindo as emissões.
O novo câmbio de 8 velocidades ZF 8HP70 foi calibrado para beneficiar o torque a baixos regimes do motor TDV8 com o bloqueamento do conversor selecionado tão cedo quanto possível de forma a reduzir o deslizamento e as perdas de energia. A gama abrangente de relações de transmissão, a relação final mais longa e o fato de não mais de duas embreagens internas estarem abertas a qualquer momento contribuem para a redução do consumo de combustível e das emissões.
A transmissão com controle em baixas rotações torna 70% das funções do câmbio inativas quando o veículo está parado em "D" e o motor em funcionamento, reduzindo significativamente o consumo em ciclo urbano. Em condições frias, o câmbio seleciona uma velocidade mais baixa para promover o aquecimento rápido e conseguir que o motor atinja uma temperatura eficiente de funcionamento tão rapidamente quanto possível.
O Sistema Inteligente de Gestão da Potência (IPMS) do Range Rover assegura que o alternador carregue a bateria (consumindo energia do motor) em condições ideais, de forma a utilizar a energia cinética do movimento do veículo. O sistema elétrico foi dimensionado para que a bateria apenas necessite ser carregada a 80%, reduzindo a carga de trabalho do alternador. Modera os níveis de carga da bateria em clima frio, quando a sua capacidade de carga é diminuída, aumentando assim o ciclo de vida da bateria e reduzindo os custos e o impacto ambiental.
O totalmente novo TDV8 de 4.4 litros, concebido especificamente para o Range Rover, substitui o TDV8 de 3.6 litros e combina prestações excepcionais com uma redução substancial de emissões. A aceleração de 0 a 100km/h é de 7,8 segundos em comparação com os 8,6 segundos registrados pelo TDV8 de 3.6 litros, enquanto que a velocidade máxima foi aumentada de 200 para 210km/h. Ainda mais importante, a aceleração a regimes intermediários de 80 a 120 km/h melhorou substancialmente, passando de 6,3 segundos para apenas 5,1 segundos. No entanto, em comparação com TDV8 de 3.6 litros, as emissões de CO2 foram reduzidas em 14%. O mais impressionante foi a redução de 18,5% no consumo de combustível em ciclo combinado, para 9,4 litros/100km, tornando este modelo o primeiro Range Rover com um consumo inferior a 9,5 litros/100km. O novo motor cumpre também as rigorosas normas de emissões EU5, pelo que as emissões de NOx, CO2 e HC são as mais baixas do mundo para um motor deste tipo.
Apesar destas reduções drásticas, a potência e o torque sofreram um aumento substancial, de 272CV e 640Nm, para 313CV a 3.750rpm e um torque excepcional de 700Nm apenas a 2.000 rpm. Mais importante é a forma como a potência e o torque interagem entre si para proporcionar performance impressionante. O torque máximo encontra-se disponível de 1.500rpm e 3.000 rpm, mas a potência máxima é disponibilizada logo a partir das 3.250 rpm até às 4.000 rpm, o que se traduz em prestações máximas contínuas desde as rotações mais lentas, até ao regime máximo. O novo TDV8 de 4.4 litros proporciona uma condução silenciosa e suave em toda a gama de regimes de funcionamento do motor.
O novo bloco de cilindros produzido em Ferro de Grafite Compactado (CGI) é a base para o novo V8, e embora seja semelhante em termos de design ao 3.6 litros, é mais alto e 11mm mais longo para permitir um curso maior, além de trazer correntes de distribuição duplas. O novo propulsor incorpora seu eixo de transmissão em aço forjado que, embora seja maior que a do motor de 3.6 litros, não é mais pesada, como resultado de seu design otimizado. Os pistões em alumínio com bielas em aço, incorporam câmaras de combustão otimizadas para potência elevada e emissões reduzidas.
Uma abordagem exclusiva baseada no acoplamento de alguns componentes auxiliares ao TDV8 de 4.4 litros permite a sua integração perfeita no compartimento do motor apesar das suas grandes dimensões exteriores. O filtro de óleo, o sistema de refrigeração de óleo do motor e o dos gases da EGR (recirculação dos gases de escape) encontra-se no centro do “V” para ocupar o mínimo espaço possível. O sistema de ventilação do cárter é incorporado ao conjunto e traz consigo um filtro "ciclônico" para separação das gotas de óleo dos gases e para evitar que estas passem para o sistema de admissão do motor.
As cabeças encontram-se equipadas com quatro válvulas por cilindro e árvores de cames duplas, incorporam tampas em material composto e são isoladas das cabeças por meio de juntas elastoméricas para reduzir a transmissão do ruído. As velas incandescentes em aço do TDV8 de 3.6 litros, foram substituídas pelas novas velas cerâmicas que atingem uma temperatura 250°C superior e proporcionam condições normais de funcionamento desde o arranque. Mesmo a uma temperatura ambiente de -30°C o novo design das velas incandescentes proporciona um aquecimento duas vezes mais rápido que anteriormente.

Turbo-compressores paralelos sequencias – rápidos e extremamente eficientes

A chave para as prestações e eficiência do novo motor é o sistema de turbo compressores paralelos sequenciais que é quase idêntico ao do fantástico LR-TDV6 de 3.0 litros apresentado no Discovery 4 em 2010. Em condução normal funciona apenas um turbo compressor, de dimensões médias e geometria variável, otimizando a eficiência. Quando o regime de funcionamento do motor ultrapassa as 2.400 rotações, são abertas válvulas no coletor de escape e um turbo compressor de dimensões inferiores acelera imperceptivelmente, atingindo a velocidade máxima em apenas 20 milissegundos, o funcionamento pleno biturbo é conseguido em apenas 180ms sem atrasos e de forma imperceptível. Este método permite que o segundo turbo compressor permaneça inativo quando não for necessário, melhorando a eficiência do motor e reduzindo as perdas por bombagem. Um tubo de equilíbrio liga os dois coletores para equalizar a pressão entre os dois sistemas de escape.
A terceira geração do sistema de injeção "common rail" é baseada no seu equivalente do LR-TDV6 de 3.0 litros e funciona a uma pressão de até de 2.000 bar. Os injetores piezoelétricos com oito orifícios (em comparação com os sete do LR-TDV6 de 3.0 litros) proporcionam uma otimização adicional das emissões e contribuem para a certificação EU5 do motor e redução do ruído. No passado as bombas "common rail" foram concebidas para superar as solicitações de combustível nas rampas de injetores, o combustível excedente voltaria a circular novamente para o depósito. Esta abordagem aumentava de forma significativa a temperatura do combustível e obrigava à refrigeração antes do retorno do combustível ao depósito, resultando num desperdício de energia. O novo sistema disponibiliza o combustível em resposta às solicitações, aumentando a eficiência e reduzindo a quantidade de refrigeração necessária.
As correias auxiliares do TDV8 foram reduzidas de sete para seis ranhuras, em comparação com o atual TDV8 de 3.6 litros, o que permitiu a diminuição da largura das polias, melhorando a eficiência, reduzindo do peso e o comprimento do motor em 4mm. A utilização de uma correia mais estreita para accionamento do ventilador e um tensor dinâmico para a correia do alternador de 6 ranhuras elimina qualquer necessidade de ajuste durante a manutenção em ambos os casos.
O TDV8 é o primeiro motor da Land Rover concebido desde o início para utilizar óleo de motor SAPS (baixo teor de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre), proporcionando a redução da acumulação de cinza no DPF (filtro de partículas diesel) para maior duração e maior eficiência. Os catalisadores convencionais são utilizados para o pós-tratamento dos gases de escape. A lubrificação através de óleo de baixa viscosidade 5W-30 melhora a eficiência durante a fase de aquecimento.
O viscoso do ventilador não é montado na bomba de água, permitindo a otimização dos rolamentos para maior eficiência e robustez. O que permite também a utilização de um ventilador de maiores dimensões, com um aumento de 500mm para 520mm, proporcionando maior capacidade de refrigeração a um motor de maior cilindrada.
O TDV8 de 4.4 litros foi concebido para minimizar a manutenção e não necessita de ser erguido num elevador nem sequer para mudanças de óleo. A unidade de filtragem de óleo, montada na unidade EGR dentro do V, primeiro é afrouxada para que o óleo drene para o cárter, e de seguida é substituída com grande facilidade. Em circunstâncias normais, o óleo não é drenado do cárter da forma habitual, é extraído da parte superior do motor com uma bomba de serviço especial no concessionário. Os intervalos de manutenção são de 24 mil quilômetros.
Foi mantido um sistema para drenagem na parte inferior do motor para permitir a manutenção em zonas remotas sem acesso aos equipamentos de extracção de óleo. Não existe vareta de medição, o nível de óleo é monitorizado eletronicamente por meio de um sensor ultrassônico, informando o condutor sobre o nível de óleo e a quantidade de óleo necessária a ser reposta.

O carregamento inteligente melhora a eficiência

Os sistemas elétricos do Range Rover garantem uma gestão inteligente da energia dado que evitam desperdiçar combustível na sua produção. O sistema Land Rover IPMS (Sistema Inteligente de Gestão da Potência) assegura que o alternador não é sobrecarregado e que o motor não consuma mais combustível que o estritamente necessário. Em vez de manter o estado de carga da bateria nos desnecessários 100%, o sistema IPMS mantém a carga a 80%, evitando que o alternador tenha que ser esforçado mais que o necessário. O alterador foi configurado para carregar a bateria quando o veículo reduzir sua velocidade — em vez de o fazer sob aceleração — recuperando a energia cinética neste processo de frenagem. Os níveis de carga disponibilizados pelo potente alternador com uma capacidade de carga de 220 amperes (que substitui a unidade de 150 amperes instalada no motor de 3.6 litros) são cuidadosamente ajustados em tempo frio para prolongar a vida da bateria.

Câmbio automático ZF 8HP70, o melhor aliado do motor TDV8 de 4.4 litros

A câmbio ZF 8HP70 é o primeiro sistema de transmissão de 8 velocidades incorporado num veículo Land Rover. Além de proporcionar uma condução muito suave e confortável, proporciona uma redução considerável do consumo de combustível e das emissões de CO2. Poucos câmbios automáticos (provavelmente nenhum), incluindo a ZF 6HP28 incorporado nas gamas 10MY e nos modelos a gasolina Range Rover 11MY, têm a capacidade de suportar o torque máximo de 700 Nm disponibilizado pelo novo TDV8. As oito velocidades proporcionam relações de marchas mais próximas, uma gama mais abrangente de relações de transmissão e uma relação final mais longa que complementa o torque do motor TDV8 de 4.4 litros, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2. Em complemento, a eficiência foi também melhorada pela concepção mecânica do 8HP70, devido à qual nunca se encontram mais de duas embreagens internas abertas de cada vez.
O câmbio 8HP70 incorpora características especialmente concebidas para proporcionar economia de energia. O seu sistema de bomba hidráulica é também mais eficiente dado que requer menos energia do motor. O conversor de torque foi calibrado para ser bloqueado quando o veículo circula a velocidades inferiores, reduzindo o consumo de combustível e otimizando a utilização do torque do motor TDV8 de 4.4 litros. Todas estas características contribuem, novamente, para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2.
Por outro lado, o Transmission Idle Control (Controle do em baixas rotações) incorporado neste modelo desativa o câmbio a 70% quando o veículo está parado e o motor se encontra em funcionamento em baixas rotações em "D", reduzindo as solicitações no motor o consumo de combustível.
A inteligência do 8HP70 proporciona-lhe, sob temperaturas ambientes elevadas, a capacidade de selecionar a velocidade inferior, aumentando, desta forma, o regime de funcionamento do motor e do compressor do ar condicionado, diminuindo a temperatura do habitáculo muito rapidamente. Da mesma forma, quando a temperatura ambiente é muito baixa, volta a selecionar uma velocidade inferior para aumentar o regime de funcionamento do motor e reduzir o tempo necessário de aquecimento do habitáculo e, consequentemente, também a emissão de gases do escapamento.
Em complemento às melhorias na redução de emissões de CO2, a nova transmissão proporciona também grandes benefícios em termos de prestações. Necessita apenas de 200 milissegundos para completar um processo de mudança de velocidade, proporcionando uma interrupção de torque quase imperceptível, igual à mais suave das câmbios de velocidades de embreagem dupla.
A transmissão 8HP70 iguala a velocidade do motor e da turbina do conversor, em antecipação à seleção de uma velocidade inferior, para uma transição absolutamente suave entre uma mudança e a seguinte. A maior suavidade de seleção entre as diferentes velocidades contribui também a otimização do funcionamento dos sistemas de controle, que utilizam a rotação do motor durante a seleção de relações inferiores.
Os monitores Drive Type Detection (Detecção do modo de condução) registram as solicitações do condutor e monitorizam os sistemas do veículo para otimizar a resposta da câmbio de velocidades ao estilo de condução individual de cada condutor, enquanto que o sistema de detecção de curvas assegura que o câmbio mantenha a mesma velocidade num trecho com uma sequência de curvas. Da mesma forma, o câmbio monitora também a utilização dos freios pelo condutor em conjunto com a desaceleração, seleccionando a relação apropriada para entrada e saída de curvas. A transmissão 8HP70 não necessita efetuar a mudança sequencial para uma relação inferior e pode saltar até seis velocidades de uma vez se necessário, garantindo uma resposta mais rápida em situações de ultrapassagem, por exemplo.
A nova transmissão também traz, se série, opções de troca manuais por meio de botões dispostos na parte de trás do volante. A alavanca do sistema CommandShift foi substituída por um comando rotativo para selecionar diferentes modos de condução: estacionamento (P), marcha ré (R), ponto morto (N), condução (D) ou "Sport" (S). Este último otimiza o tempo de resposta do câmbio para aceleração máxima.
O comando rotativo permanece oculto no console central e eleva-se quando o motor é ligado para permitir a sua utilização e volta a se recolher para dentro do console central quando o motor é desligado. Para evitar possíveis confusões o anterior comando rotativo Terrain Response foi substituído pelo novo interruptor.

Opção de motor LR-V8 5.0 Supercharged

O novo motor LR-V8 de 5.0 Supercharged litros a gasolina concebido especificamente para as linhas Range Rover e Range Rover Sport. Sem qualquer dúvida, este motor elevou a arte do design e concepção de motores a gasolina a um novo patamar, estabelecendo novas referências para consumos reduzidos, requinte e desempenho desde seu lançamento em 2010. Este motor de peso reduzido é super eficiente e cumpre as normas mais rigorosas de emissões de gases poluentes.
Com 510CV e 625 Nm, este excepcional motor V8 é 29% mais potente que o seu antecessor e disponibiliza mais 12% de torque. Este desepenho permite ao Range Rover acelerar de 0 a 100km/h em apenas 6,2 segundos. Uma melhora notável que é superada apenas pelo fato das emissões de CO2 do novo motor serem 7,4% inferiores em comparação com o seu antecessor.
Entre as tecnologias chave do novo motor encontra-se o compressor volumétrico de sexta geração Eaton™ twin-vortex, com um novo rotor que melhora a eficiência termodinâmica em 16% quando comparado com as versões anteriores e torna o seu funcionamento praticamente inaudível. Em complemento, o sistema de injeção direta de combustível, com pressão de 150 bar, pulverização direcionada e multi-orifícios otimiza a combustão, proporcionando redução no consumo e aumento da potência do veículo.
Outras das suas características inteligentes, como a introdução no mercado do primeiro sistema de distribuição variável às quatro árvores de cames acionada pelo torque e a refrigeração invertida do motor, contribuem para a eficiência energética, as prestações do motor e o conforto dos ocupantes do veículo.

Câmbio de 6 velocidades, o melhor companheiro de viagem

O LR-V8 Supercharged mantém a extraordinária transmissão ZF 6HP28 de seis velocidades, integrada e calibrada pelos engenheiros da Land Rover especialmente para otimizar as características do novo motor. O câmbio tem capacidade de resposta líder no segmento e foi otimizado para proporcionar o máximo em termos de potência e torque do motor a regimes reduzidos por meio da atuação da embreagem de bloqueio mais rapidamente após cada mudança de velocidade. Desta forma, a transmissão reduz o escorregamento no conversor do torque com a conseguinte diminuição do consumo de combustível e de emissões de CO2.
O modo Intelligent Sport consegue adaptar todas as características do câmbio a cada estilo de condução. Para uma direção bastante esportiva, a transmissão também possui opções de trocas de marcha sequenciais, por meio de motões dispostos na parte de trás do volante.

As melhorias Terrain Response

Em 2010, o premiado sistema Terrain Response® da Land Rover foi melhorado com a introdução do sistema de Controle de Arranque em Areia, que melhora consideravelmente a dirigibilidade nesse tipo de piso, com uma revisão do programa "Pedras/Marcha Lenta" para um comportamento mais estável em piso rochoso irregular e com a introdução do sistema Gradient Release Control, que reduz a aceleração inicial quando o veículo inicia a marcha em declives muito inclinados.
Agora em 2011 o novo Range Rover 4.4 TDV8 ganhou ainda mais melhorias no Terrain Response®, com a incorporação de dois novos sistemas: Hill Start Assist e Gradient Acceleration Control. Ambos mantém a pressão inicial do sistema de frenagem, tornando mais fácil a passagem do pedal do freio para o do acelerador e evitando que o veículo desça quando a saída é feita em declives inclinados.
O freio é libertado após ter decorrido um intervalo de tempo suficiente ou quando o motor tiver disponibilizado o torque suficiente para deslocar o veículo até ao topo do declive. O sistema Hill Start Assist não é selecionável, encontra-se sempre disponível e funcional sem que o condutor tenha que fazer nada específico.
Já o sistema Gradient Acceleration Control (GAC) foi concebido para proporcionar segurança em declives íngremes quando o condutor não tiver acionado o sistema HDC. Ao aumentar a pressão no sistema de freios, o GAC reduz a velocidade do veículo até ao limite determinado pela posição do acelerador quando o veículo estiver a descer uma zona muito inclinada e mantendo o condutor sempre o controle da direção tanto para a frente como em marcha ré. Em outras circunstâncias o sistema restringe a velocidade a 5 km/h durante até 20 segundos, permitindo ao condutor recuperar o controle.

Interiores com luxo inigualável

Os revestimentos em couro premium do habitáculo e dos bancos do Range Rover e um sistema atualizado de iluminação envolvem os seus ocupantes no maior luxo e conforto. O veículo encontra-se equipado com um painel de instrumentos virtual TFT de 12 polegadas que proporciona maior versatilidade que os habituais analógicos.
O sistema de navegação do Range Rover passou a incorporar armazenamento em disco rígido, tornando desnecessária a aquisição DVDs. Em complemento, a "orientação no percurso" suporta o mapa de cruzamentos/entroncamentos e informação com base em ícones com imagens dos sinais que vão sendo visualizados durante o percurso. Em paralelo, uma interface para dispositivos portáteis de áudio permite a ligação de uma gama vasta de dispositivos de armazenamento de áudio, incluindo pens USB e dispositivos MP3. Inclui também uma porta de ligação especial para iPod, desenvolvida especificamente pela Land Rover para evitar que o iPod se solte na condução nos tipos de piso mais irregulares.

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