Um modelo completo de série, com o maior porta-malas do Brasil e interessantes soluções internas para um melhor conforto dos passageiros. Este é o J6, que faz sua estréia no mercado nacional seguindo o “DNA” da marca, de modelos com a melhor relação custo-benefício e a maior garantia do segmento, de seis anos. O veículo já estava em pré-venda desde 18 de março e, mesmo sem poder testá-lo, cerca de 600 clientes já o encomendaram.
O J6 chega ao mercado brasileiro em duas versões: a de 5 lugares e a de 7 lugares, chamada de Diamond. A versão de 7 lugares é, de certa forma, “brasileira”. A opção da fileira extra nos modelos foi desenvolvida pela equipe de engenharia da JAC Motors Brasil e não está disponível para venda na China. A possibilidade de rebater os bancos e removê-los com mais facilidade também é uma “invenção” brasileira.
Assim como J3 e J3 Turin, o J6 foi desenhado em conjunto pelo estúdio Pininfarina e o Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália, e privilegia linhas fluidas nas laterais, conservando a identidade da marca na parte dianteira. Os faróis, por exemplo, são inspirados nas legendárias máscaras chinesas, o que garante forte personalidade estética ao modelo
O interior foi desenvolvido no Japão, no centro tecnológico da empresa em Tóquio. Possui painel com quadro de instrumentos em 3D e iluminação indireta azulada, com regulagem de intensidade. No console central, o destaque vai para o sistema de áudio, totalmente integrado ao design, e aos comandos de ventilação e ar-condicionado. As duas versões já estão disponíveis para vendas em todas as concessionárias da rede JAC Motors no Brasil. O J6 chega por R$ 58.800, enquanto que o J6 Diamond sai por R$ 59.800.
“Pretendemos vender de 1.000 a 1.500 unidades por mês do J6. É um modelo que traz ótima relação-custo benefício e o melhor custo de utilização do mercado. Possui também a maior capacidade de carga do país e o melhor espaço interno para todos os ocupantes”, explica Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.
Soluções internas para os integrantes
O J6 prima pelo conforto de todos os integrantes do carro. Os bancos da frente possuem regulagem de altura e os bancos traseiros possuem regulagens individuais, ou seja, cada um dos três integrantes pode ajustar a inclinação do encosto e a distância longitudinal do assento. No J6 Diamond, o acesso para a terceira fileira é feita pelas portas laterais traseiras e os ocupantes também podem reclinar o encosto.
O conforto dos passageiros é garantido também por conta das medidas do J6, um dos maiores modelos do mercado. O veículo tira proveito de seu comprimento de 4,55 metros e sua largura de 1,78 metro para dar mais espaço para os ocupantes.
Todos os bancos traseiros são rebatíveis e facilmente removíveis. No J6 Diamond, o espaço do porta-malas é de 198 litros. Sem os bancos da terceira fileira, este valor salta para 720 litros, o mesmo do J6 5 lugares. Ao remover os bancos da segunda fileira, o compartimento interno fica com um espaço de 2.200 litros.
Pacote completo
O J6 chega para o consumidor brasileiro com um completo pacote de equipamentos. Tanto a versão 5 lugares quanto a versão Diamond já vem de série com ar-condicionado com regulagem eletrônica de temperatura, freios com ABS e sistema EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16”, faróis de neblina dianteiros e traseiros e sensor de estacionamento.
Por dentro, o modelo traz alguns itens de conforto para o motorista. O painel de instrumentos vem na cor azul e se utiliza do efeito 3D. O motorista pode, ainda, controlar a intensidade da iluminação. O volante vem revestido de couro e traz comandos para o MP3 e CD player. No painel, abaixo do volante, há o botão de controle elétrico dos retrovisores. Na porta há controle elétrico dos quatro vidros e um botão de travamento central. O J6 é também recheado de porta-trecos e mimos para os ocupantes. Os dois para-sóis possuem espelho com iluminação própria. Acima do espelho retrovisor interno há um porta-óculos, enquanto que na parte central do modelo há um porta-objeto.
Na versão Diamond, o cliente pode optar por pneus 215/45 aro 17” por R$ 1.600. As concessionárias JAC Motors oferecem bancos de couro como acessório, que saem por R$ 1.400 para o J6 e R$ 1.800 para o J6 Diamond. Há também a opção de pintura metálica, por R$ 1.190.
Características técnicas
O motor que equipa o J6 é o 2.0 16V com duplo comando de válvula do cabeçote. Este motor foi desenvolvido pela própria JAC Motors e gera uma potência de 136 cv a 5.500 rpm. Seu torque máximo de 187 Nm (19,1 kgfm) é atingido a 4.000 rpm. Dessa forma, o J6 alcança os 100 km/h em 13,1 segundos e consegue uma velocidade máxima de 183 km/h. Com peso de 1,5 tonelada, o J6 conta com discos ventilados no eixo da frente e sólidos na parte traseira. O modelo, como o J3 e o J3 Turin, já vem com ABS e sistema EBD de série.
O J6 detém um sistema de suspensão independente com barra estabilizadora,com o tradicional sistema McPherson na frente, e Dual Link na traseira. Esse recurso aumenta a neutralidade direcional em condições extremas, uma vez que absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço. Destaque para o subframe, que separa a carroceria do sistema de suspensão, algo que apenas os carros mais sofisticados possuem.
1 milhão de km rodados antes do lançamento
Os J6 passaram por um duro processo de rodagem para serem adaptados para o mercado brasileiro, verificando motor, sistema de suspensão, freios, isolamento acústico e acabamento interno. No total, a equipe de engenharia da JAC Motors Brasil rodou 1 milhão de km, tanto no Brasil quanto na China.
Uma das principais modificações foi a inclusão da terceira fileira de bancos. Além de desenvolver o sistema de rebatimento e remoção dos bancos da terceira fileira, a equipe de engenharia precisou criar uma fixação dos cintos de segurança atrás. Na versão original os bancos da segunda fileira não poderiam ser rebatidos e eram removidos na posição normal, o que dificultava o processo. Para melhorar, o mesmo sistema da terceira fileira foi aplicado nos assentos da segunda fileira. Cada banco pode ser rebatido e removido individualmente
O conjunto de suspensão foi recalibrado. Os engenheiros brasileiros privilegiaram o conforto e a segurança e, seja com um ou sete ocupantes, o J6 precisa ter o mesmo comportamento nestes quesitos. O conjunto mola-amortecedor sofreu modificações e ficou mais adequado às ruas brasileiras, pouco mais rígido que o original. A equipe se preocupou em não deixar o J6 muito mole ou muito rígido. “Um modelo que carrega sete pessoas não pode balançar muito, nem pular. Quanto maior o peso, maior o trabalho da suspensão”, explica Luiz Inoue, gerente de homologação da JAC Motors Brasil.
Outro item trocado foi o motor. A versão original vinha equipada com propulsor 1.8. Para o Brasil, foi desenvolvido, pela própria JAC Motors, o 2.0, mais potente que o anterior, gerando um desempenho mais compatível com o gosto do consumidor brasileiro. A caixa de câmbio também foi modificada. Em relação à versão original, a engenharia encurtou os engates, deixando o carro mais ágil e com uma suavidade maior em velocidades urbanas.
A engenharia também trabalhou forte na redução no índice de NVH (noise, vibration and harshness, ou ruído, vibração e aspereza). As colunas A, B e C foram reforçadas com materiais fonoabsorventes. O cluster foi calçado com borracha e a vedação dos vidros foi melhorada. O sistema de escapamento também foi retrabalhado, diminuindo o ruído.
1-2-5-10
Desde o dia 18 de março, a JAC Motors ultrapassou a barreira das 10 mil unidades emplacadas no Brasil, atingindo um share acumulado de 0,52% em 2011. No entanto, por mês, a marca tem conquistado 1% do mercado nacional, enquanto J3 e J3 Turin alcançaram 5% de seus segmentos, respectivamente.
Com 50 concessionárias no país, a JAC Motors possui uma abrangência de 45% do território nacional. No entanto, apenas nas praças onde a marca possui uma rede forte de concessionárias, como é o caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a participação de mercado sobe para 2% e a dos dois modelos para 10%.
“Por isso eu aplico a teoria do 1-2-5-10. No Brasil, a JAC Motors possui 1% do mercado, mas onde há rede, o share é de 2%. O J3 e o J3 Turin tem 5% do seu segmento, mas, nas praças com revendas, a participação sobe para 10%”, explica Habib.
Isso demonstra um potencial forte para empresa. Até o fim do ano serão 80 concessionárias, que significa 60% do território nacional. Até o fim de 2012, a rede terá cerca de 150 concessionárias, uma abrangência de 70% do mercado nacional. “Dessa forma continuaremos crescendo em participação e volume, pois estamos conquistando mercados onde não estávamos antes. Basta olhar os números de onde temos rede.”
Sobre a JAC Motors
Estatal chinesa de capital misto, 25% do capital negociado na bolsa de valores de Shenzen, a Jianghuai Automobile Co., mais conhecida como JAC Motors, chega ao Brasil com a promessa de movimentar o setor automotivo. O responsável pela chegada da marca em solo brasileiro é o empresário Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, reconhecido como o maior grupo de revendas de automóveis do País. Habib é o presidente da JAC Motors Brasil, empresa responsável pelo marketing, comercialização, assistência técnica, serviços pós-venda e distribuição de peças originais da marca no Brasil.
Com investimento de R$ 380 milhões, que incluiu a formação da rede de concessionárias – das 50 lojas iniciais, 35 são próprias, as demais são de investidores nomeados -, marketing, adaptações nos carros e despesas operacionais, a JAC Motors Brasil nasceu estruturada para ganhar espaço considerável no mercado nacional. “Até o final de 2011, pretendemos atingir 45 mil veículos comercializados”, afirma Habib.
No último dia 1 de agosto, em cerimônia que contou com a presença de executivos chineses, Habib divulgou a intenção de construir uma fábrica da JAC no Brasil, que ficará pronta em 2014 e receberá investimentos de R$ 900 milhões.
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