A Truckvan, uma das maiores fabricantes de baús e carretas customizadas do Brasil, garantiu a exclusividade da marca por um período contratual de 10 anos, onze anos após ter dado entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro equivale a uma escritura de propriedade móvel, de extremo valor de mercado. Além disso, contribui diretamente na prática de uma concorrência mais honesta, ajudando também a difundir e identificar os serviços prestados pela empresa com mais precisão e autonomia.
O certificado proporciona exclusividade em todo o território nacional e contribui na segurança do patrimônio. Ao registrar a marca, o proprietário ganha maior credibilidade com o seu público final, resultando na fidelidade do cliente com os seus serviços. “Estamos há onze anos esperando a confirmação do INPI. Portanto, consideramos esse momento como uma vitória alcançada. Finalmente podemos chamar a marca Truckvan de nossa”. Afirma Alcides Braga, diretor da empresa.
Ter registro no órgão federal é importante. Apesar de não ter nenhuma regulamentação que obrigue a escritura no INPI, é fundamental para companhias que têm consciência de um mercado competitivo mais organizado. Como forma de comprovar a seriedade da regulamentação do nome, pesquisas feitas em países como Alemanha, Japão, China, Índia e Dubai (inclusive o Brasil) mostram uma perda total de US$ 4,6 bilhões e gastos de US$ 600 milhões devido ao uso indevido da propriedade intelectual, considerada um bem intransferível e que pode causar sérios impactos econômicos se não estiver regulamentada.
O registro no órgão federal é a única garantia que o proprietário tem de que sua marca não seja utilizada ou assemelhada por terceiros, nenhuma outra empresa pode usar os nomes catalogados no INPI. Caso isso aconteça, o proprietário do registro pode recorrer à justiça contra a companhia que está fazendo uso indevido da sua marca. “Queremos um crescimento orgânico acima de tudo. Com a Truckvan registrada, estamos elevando os nossos serviços a outro patamar, assegurando um trabalho mais honesto para todos”, finaliza Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário