quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Renault investe 28 milhões de euros no pólo de testes de motores elétricos

A Renault continua a sua ofensiva em relação ao veículo elétrico ao inaugurar, no dia 14/11, um pólo de testes de motores elétricos, na cidade de Lardy (França). A marca conta com uma linha de veículos 100% elétricos, com alto desempenho, seguro e com um excelente nível de qualidade, graças ao investimento de 28 milhões de euros e o resultado de três anos de trabalhos nos ajustes dos motores elétricos.
• Elemento estratégico no desenvolvimento das novas tecnologias elétricas, este pólo reúne a maioria dos equipamentos de testes específicos para motores elétricos e baterias. Inaugurado em 2009, este pólo foi progressivamente ampliado, ocupando atualmente 3.300 m² e contando com mais de 100 bancos de testes.
• Há três anos, o pólo vem conduzindo um importante programa de testes de ajuste e validação de desempenho, confiabilidade e segurança dos motores elétricos que equipam a gama de veículos com zero emissão (na utilização). Três anos que permitiram aos técnicos e engenheiros do Pólo de Lardy desenvolverem um verdadeiro “know-how” em testes associados à tecnologia de propulsão elétrica.

Equipamentos de testes dedicados, garantindo o desempenho e a durabilidade dos motores elétricos

A Renault está lançando o Kangoo Z.E. e o Fluence Z.E., os primeiros dos quatro veículos elétricos de nova geração, que serão colocados no mercado em doze meses. Os ajustes destes veículos extremamente inovadores exigiram um conjunto de testes relacionados ao desempenho, segurança e durabilidade dos novos componentes: motor elétrico, eletrônica de potência e bateria.
A Renault muniu-se de instalações de testes dedicadas, reunidas na cidade francesa de Lardy, em um pólo elétrico que está sendo progressivamente ampliado desde 2009. Em seus dois prédios, o pólo de testes de motores elétricos reúne hoje mais de 100 bancos em uma área de 3.300 m²:
• Oito bancos de testes para os motores elétricos: diferentemente aos bancos de testes de motores térmicos, alimentados com combustível, a fonte de energia é a eletricidade, fornecida por um simulador de bateria de 400 V. Estes bancos permitem ajustar os motores e sua eletrônica de potência, assim como medir o desempenho (torque, potência, rendimento, aprovação, homologação, segurança). Eles também validam a durabilidade em relação a ciclos térmicos ou vibratórios ainda mais rigorosos, que representam o equivalente a 20 anos de funcionamento e/ou 300.000 km.
• Seis bancos de testes para a eletrônica de potência (carregador, ondulador, conversor): permitem validar a resistência às mudanças bruscas de temperatura associadas às solicitações elétricas.
• 41 bancos associados às câmaras climáticas para as baterias de íon lítio: simulam um envelhecimento acelerado das baterias de íon lítio, realizando ciclos repetidos de carga / descarga (normal, acelerada e rápida) total ou parcial, em condições variadas de temperatura. Célula, módulo, kit de bateria, eletrônica de potência: todos os componentes da bateria são testados e validados desde a unidade elementar até o sistema completo. Aproximadamente 170.000 horas de testes por ano são realizados por dezenas de engenheiros e técnicos especializados do Pólo de Lardy.
• 58 outros bancos, dedicados à melhoria do desempenho das baterias de partida de 12 V e ao estudo de uma segunda vida para as baterias de íon lítio.
Além destes equipamentos, outros bancos são utilizados nos diferentes parceiros.

Baterias: testes ainda mais rigorosos proporcionam mais segurança

Em relação às baterias de tração de íon lítio, o Pólo de Lardy conduz um programa com 15 diferentes testes para simular condições mais severas (testes “robustos”). Desde curtos-circuitos até incêndios, além de imersão ou queda da bateria, nada é deixado ao acaso. Somente neste ano, mais de 100 testes serão realizados internamente ou nos parceiros especializados destas áreas.
Para os engenheiros da Renault instalados no Pólo de Lardy, através do fortalecimento das competências, um programa de readaptação/mobilidade do pessoal permitiu desenvolver um novo “know-how” de testes em tecnologia de propulsão de motores elétricos. Os testes mais robustos exigem competências específicas de diversas áreas: mecânica, eletrotécnica, química (análise dos gases), eletroquímica, térmica, impacto/colisão, medição e instrumentação, segurança (testes com risco potencial), combustão e incêndio.
“O pólo de testes de Lardy acompanha a ofensiva da Renault em relação ao veículo elétrico, que agora entra em uma fase concreta, com a primeira comercialização do Kangoo ZE. Tínhamos o objetivo de comercializar veículos confiáveis, com alto desempenho e totalmente seguros. O Pólo de Lardy permitiu que conseguíssemos realizar 170.000 horas de testes em 2011. O aumento da capacidade deste pólo nos permitirá continuar e acompanhar as evoluções desta nova tecnologia e fazer da Renault a líder do veículo elétrico na Europa”, explica Jacques Prost, Diretor de Engenharia Mecânica da Renault.

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