sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Toyota Corolla celebra 45 anos

O Corolla celebra seu 45º aniversário neste mês com inúmeras conquistas a serem comemoradas. Desenvolvido para ser um carro de última geração a preço acessível, privilegiando o bem-estar de seus clientes, o Corolla tornou-se um dos carros mais populares do mundo.
Comercializado em cerca de 150 países, o Corolla, desde seu lançamento em novembro de 1966 até 2010, já vendeu mais de 35 milhões de unidades, sendo reconhecido como o carro global mais vendido da indústria automotiva mundial.
No mercado brasileiro, o Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba, em São Paulo.
Nos últimos 10 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em sete anos. Em 2010, foram comercializadas no Brasil 55 mil unidades, atingindo participação de 31,2% do mercado nacional de sedãs médios. Em 2011, até outubro, foram vendidos aproximadamente 42 mil Corolla.
O desenvolvimento do Corolla começou quando o Japão realizou investimentos em infra-estrutura em decorrência dos Jogos Olímpicos de 1964. Desde pequenas ruas até rodovias de alta rodagem foram construídas, aumentando as possibilidades de deslocamento. O automóvel começou a ter grande relevância e a Toyota aproveitou o momento para inserir o Corolla.
Em seu primeiro modelo de 1966 e, durante seus 45 anos de vida e 10 gerações, a Toyota já buscava com o Corolla fabricar um veículo de alta qualidade, que superasse não só as expectativas do mercado japonês como também de clientes espalhados pelo mundo, oferecendo, principalmente, desempenho, segurança e conforto. Para isso, a Toyota construiu uma fábrica somente para a construção desse primeiro modelo, a Fábrica de Takaoka, na cidade de Toyota, no Japão – hoje, esta planta conta com 1,1 milhão de m² e capacidade para 600 mil carros por ano. Apenas oito meses após inaugurada, a planta já iniciou a produção do primeiro Corolla.
Neste primeiro modelo da década de 60, quando os carros no Japão eram equipados com motores 1.0L, a Toyota desenvolveu um motor de 1.1L que fez sucesso no mercado local. Logo após o início das vendas, 15 Corolla foram exportados para a Austrália e, no ano seguinte, o número subiu para 15 mil unidades. Em 1968, teve início as exportações para os Estados Unidos e, um ano depois, mais de 100 mil Corolla já corriam pelo mundo. Em 1970, quatro anos após seu lançamento, a primeira geração do Corolla já havia se tornado o carro mais exportado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário