quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fundação Volkswagen lança game para educação no trânsito com foco nos jovens

A Fundação Volkswagen, integrando o Festival Games for Change, lança no dia 8 de dezembro o projeto "Jogo da Vida em Trânsito" e apresenta o jogo Autopolis, desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). Dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania compõem a narrativa do game, que poderá ser jogado online, por meio do site da Volkswagen (www.vw.com.br/autopolis).
O projeto "Jogo da Vida em Trânsito" é composto pelo jogo Autópolis - que também será disponibilizado a educadores de toda a rede pública do País, com foco em adolescentes – e pelo roteiro de aula para educadores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema, para serem utilizadas junto aos alunos. O objetivo da ação é atuar como uma ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança e atitudes no trânsito.
Dados do Ministério da Justiça divulgados em 2011 mostram aumento de 32,4% nas mortes de jovens em decorrência de acidentes no trânsito entre 1998 e 2008. No total, são registradas 40 mil mortes por ano no País, que têm como fator determinante o comportamento imprudente dos motoristas.
Atenta a essa questão, a Fundação Volkswagen decidiu por desenvolver o projeto com o game, uma ferramenta de grande interesse e conhecimento dos jovens, para educar e apoiar a mudança do comportamento de futuros motoristas. O jogo é resultado de aproximadamente um ano de pesquisa e desenvolvimento, que envolveu diversos especialistas em educação no trânsito, em tendências, e em jogos voltados à transformação social.
De acordo com a diretora de Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, o projeto está em sinergia com ações globais referentes à segurança e conscientização no trânsito, como o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito – Pacto Pela Vida e a Década de Ação Pelo Trânsito Seguro, da ONU, que estará em vigor até 2020.
"A Volkswagen, por meio da Fundação, investe na educação como ferramenta para a transformação social e o projeto "Jogo da Vida em Trânsito" vai ao encontro dessa premissa. Buscamos envolver também os educadores nessa iniciativa, com um material de apoio específico, que dá suporte para discussão do tema em sala de aula, em qualquer disciplina", disse a diretora.
O lançamento do jogo integra o Festival Games for Change, que ocorre entre os dias 8 e 11 de dezembro na Cidade Universitária (ECA–USP). Para a estreia do jogo Autopolis haverá um talk show entre o Dr. Eduardo de Azevedo Barros (superintendente da Fundação Volkswagen), Irene Rios (diretora da EDUTRANEC – Educação para o Trânsito e Eventos Culturais), Zilda Iokoi (Professora livre-docente do curso de História da Universidade de São Paulo) e Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna), com mediação do Prof. Gilson Schwartz.
A programação inclui mesas redondas, debates, apresentação de jogos e fóruns de arte, design e cultura. Temas como acessibilidade em jogos e o futuro da indústria de games no Brasil serão discutidos. O lançamento do projeto da Fundação Volkswagen e a apresentação do jogo Autopolis ocorrem no Auditório Paulo Emílio (ECA–USP) das 9h às 12h.

Autopolis

Voltado para jovens (futuros condutores), Autopolis é um jogo de tabuleiro 3D para computador, que permite até quatro jogadores por máquina. Cada jogador escolhe um carro e recebe missões durante o processo e cria situações para refletir sobre atitudes cidadãs no trânsito.
No jogo, cartas virtuais podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou para se movimentar pela cidade chamada Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos, radares, porém os infratores estão sujeitos a penalidades, caso não respeitem a legislação de trânsito. Para a concepção do Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa.
Segundo Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela realização dos eventos da Games for Change na América Latina, a temática educativa e de conscientização dos jogos tem a possibilidade de gerar impacto positivo e transformador na sociedade, por sensibilizar os jogadores com assuntos como segurança no trânsito, por exemplo.
As inscrições para as atividades e a programação completa do Festival Games for Change estão disponíveis no site do festival (www.gamesforchange.org.br).

2 comentários:

  1. Usando o site www.vw.com.br/autopolis . Obrigado pela ilustre visita.

    ResponderExcluir