terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Monroe alerta para benefícios da revisão de amortecedores antes de viajar

Às vésperas das férias de fim de ano, época de maior fluxo de viagens pelas estradas do Brasil, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta motoristas para a importância de verificar amortecedores e sistema de suspensão para uma viagem segura e confortável.
“O amortecedor é um dos principais itens de segurança do automóvel e quando desgastado pode oferecer riscos para os ocupantes do veículo”, alerta Juliano Caretta, Coordenador de Treinamento Técnico da Monroe. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando segurança, conforto, estabilidade e boa dirigibilidade.
Um veículo com amortecedores gastos apresenta maior risco de aquaplanar em pista molhada e precisa de maior distância para frenagem. A estabilidade é comprometida e o carro pode perder o controle em curvas e em pavimentos irregulares.
“O balanço excessivo causado por amortecedores ineficientes produzem oscilações no feixe de luz dos faróis, atrapalhando os motoristas que trafegam no sentido oposto. Isso pode ofuscar a visão do condutor e causar acidentes”, adverte o especialista.

Conforto e economia

Testes realizados pela Monroe indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o risco de acidentes. Peças com vida útil comprometida provocam trepidações excessivas, tornando a viagem incômoda e aumentando o desgaste físico de quem está dirigindo.
Amortecedores eficientes contribuem não apenas para a segurança, mas também para o bolso do motorista. Em más condições, a peça provoca desgaste prematuro dos pneus e diversos itens da suspensão. A durabilidade dos amortecedores depende exclusivamente das condições de uso aos quais são submetidos. Atitudes como trafegar com cautela em vias com pisos irregulares e respeitar os limites de carga e velocidade do veículo ajudam a preservar o equipamento.
“O ideal é que a peça seja verificada a cada 10 mil quilômetros, ou quando o motorista notar qualquer anormalidade com o veículo. Se a troca for necessária e os amortecedores tiverem mais de 40 mil quilômetros de uso, a Monroe recomenda a substituição das quatro peças, mesmo que apenas uma delas apresente problemas. A única exceção é quando o amortecedor apresenta defeito de fabricação coberto pela garantia. Nessa situação basta substituir a peça defeituosa, pois as demais continuam garantidas dentro do prazo estabelecido”, explica Juliano.

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