quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lifan assina joint-venture com o Grupo Effa para atuar na América do Sul

A Lifan acaba de assinar uma joint-venture com o Grupo Effa, definindo o Brasil como base de suas operações no continente sul-americano. Segundo o acordo fechado semana passada na sede da montadora, em Chongqing, na China, será criada uma nova empresa, chamada Lifan Motors do Brasil, para atuar no mercado nacional e nos demais países da América do Sul. A Lifan e o Grupo Effa investirão juntos, no Brasil e no Uruguai, até 2014, cerca de US$ 120 milhões nesta operação.
Este investimento será direcionado para modernizar e ampliar a capacidade produtiva da linha de montagem instalada no Uruguai, pesquisa e desenvolvimento de produtos, ações de marketing, ampliação e estruturação da rede de concessionárias, lançamento de quatro novos modelos e instalação de uma nova fábrica no Brasil a partir de 2014. O valor anunciado inclui apenas parte dos investimentos necessários para a construção da fábrica brasileira da Lifan. Um segundo aporte de investimentos, focado nesta unidade produtiva, será anunciado em breve. A nova fábrica entrará em operação até o final de 2014, com capacidade de produzir 100.000 veículos por ano.
A fábrica atual, instalada no Uruguai, será modernizada e terá sua capacidade de produção ampliada das atuais 20.000 unidades anuais para 50.000 carros por ano a partir de 2013. Já no segundo semestre deste ano, a linha terá sua capacidade ampliada para 30.000 veículos por ano. Instalada em San José, Região Metropolitana de Montevidéu, e inaugurada em abril de 2010, a fábrica monta atualmente os modelos Lifan 320 e Lifan 620. Após a modernização da linha, outros modelos deverão ser montados no local. A Lifan Motors do Brasil, que entra oficialmente em operação até julho, planeja lançar quatro novos modelos em 2012: o 520, o modelo Foison nas versões picape e van e, ainda, o utilitário esportivo X60.
No ano passado, a empresa deu início à sua primeira grande campanha publicitária no País, investindo cerca de R$ 11 milhões. A campanha, que continua no ar, tem como garoto-propaganda o apresentador Rodrigo Faro, da TV Record. Em 2011, a Lifan teve 3.757 veículos comercializados no Brasil. A meta para 2012 é atingir um volume total de 20.000 automóveis. A rede Lifan, que conta hoje com 50 concessionárias, deverá dobrar até dezembro, atingindo todas as capitais e as principais cidades brasileiras.

Um comentário:

  1. que bom agora saberemos que poderemos contar com o suporte da montadora. Vou comprar meu 320!!!

    ResponderExcluir