terça-feira, 17 de abril de 2012

Peugeot inicia produção do 408 na linha de montagem de Kaluga, na Rússia

Os primeiros Peugeot 408 preparados para o mercado russo foram apresentados dia 16 de abril na linha de produção da planta de Kaluga, registrando uma nova etapa na história da Marca na Rússia.
Projeto global, o 408 foi desenvolvido para os três mercados-chave da Peugeot (China, América Latina e Rússia) e recebeu adaptações para melhor atender a cada um deles, levando-se em conta as condições das vias de cada país, além do clima e das preferências dos consumidores locais.
A primeira série de veículos Peugeot 408 saiu da linha de produção na planta de Kaluga, na Rússia, onde o modelo representará a Marca no segmento de sedãs familiares. Dotado de estilo expressivo, excelente dirigibilidade e alto nível de segurança, o modelo possui medidas que constituem um recorde para a categoria nesse novo mercado de atuação: 4.703 metros de comprimento e 2,71 metros de distância entre-eixos, assegurando uma ótima habitabilidade e mais conforto para os ocupantes do banco traseiro.
Com 526 litros, o porta-malas do 408 oferece a maior capacidade de carga, enquanto a largura e a altura do veículo (1.815 e 1.505 metros, respectivamente) garantem alto nível de segurança no caso de choques laterais.
Desenvolvido a partir dos mais altos standards de qualidade estabelecidos pela Peugeot, o modelo se beneficia da experiência internacional da Marca na concepção de sedãs e leva em conta as peculiaridades relacionadas ao país.
Por exemplo, o veículo sofreu adaptações em diferentes aspectos para suportar as severas condições climáticas do inverno na região das montanhas Ural e do Círculo Polar Ártico, como suspensão reforçada, maior altura em relação ao solo, bateria com capacidade ampliada, alternador de alta potência, sistema de aquecimento dos bancos de maior eficácia e dutos de ar de alta potência, dirigidos até os pés dos passageiros que se encontram no assento traseiro.
O reservatório do limpador de para-brisas também é maior, e todas as versões do veículo contam com uma bandeja metálica de proteção para o motor. O acesso ao porta-malas e o controle da tampa do combustível sofreram adaptações especiais e, para completar, o 408 é produzido em aço inoxidável de alta resistência à corrosão.
A gama Peugeot 408 conta com ampla oferta de motores e transmissões, sendo o primeiro veículo produzido localmente a dispor da potente motorização 1.6 HDi, movida a diesel.

Ciclo completo de produção

A produção em série do Peugeot 408 terá início esse ano nas instalações russas PCMA, na região de Kaluga, que conta com novas áreas específicas para as atividades de solda, pintura e montagem, além de padrões de produção aperfeiçoados e a implantação do Sistema de Excelência PSA, criado com a finalidade de ampliar a eficiência geral da planta.
Todos esses fatores têm contribuído para a fácil transição entre uma produção SKD (Semi Knock-Down, uma versão do CKD – Complete Knock-Down – em que várias partes do veículo são pré-montadas em subconjunto pelo centro de produção) e um ciclo completo de produção.

Fornecedores

A preparação para produção do Peugeot 408 na Rússia reservou atenção especial à seleção de fornecedores de componentes, a fim de garantir uma integração local cada vez mais positiva. Esses fornecedores estão presentes em uma vasta zona geográfica, que vai de Moscou a Krasnoyarsk, na Sibéria, entretanto a maior parte dos componentes é produzida nas imediações da fábrica de Kaluga. Entre eles, estão:
- A representante russa da empresa americana “Lear”, que possui vasta experiência na fabricação de assentos;
- A empresa francesa Faurecia, que possui operação local na Rússia para o fornecimento de peças plásticas, incluindo painel, frisos das portas e sistemas de escape;
- A empresa canadense Magna, responsável pela produção dos para-choques do novo modelo, que é realizada em suas instalações russas.
Dessa forma, o Peugeot 408 irá atender às expectativas dos consumidores mais exigentes ao oferecer conforto e habitabilidade de alto nível, além de uma posicionamento de preço muito competitivo e produção local para atender a demanda do país da melhor maneira possível.

Planta russa PCMA, em Kaluga

A PCMA é uma joint venture entre a PSA Peugeot Citroën e a Mitsubishi Motors Corporation, a maior investidora na região de Kaluga. A empresa dispõe de todos os recursos necessários para produzir, futuramente, 125 mil carros por ano.
Atualmente, a fábrica é responsável pela produção SKD dos veículos, mas passará a realizar a produção completa devido à implantação de instalações específicas para realização das atividades de solda, pintura da carroceria e montagem de equipamentos que compõem o interior do veículo.
Na área de produção de automóveis do novo site, um ciclo de trabalho completo foi estabelecido e contará, em breve, com um total de três mil funcionários, incluindo profissionais de origens russa, francesa e japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário