quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Ferme la bouche", isso mesmo. O Citröen DS3 Turbo Design chega para calar a boca de seus concorrentes diretos, o Audi A1, MINI Cooper e  outros dois que pegam carona na disputa, o Hyundai Veloster e o Kia Koup, na  mesma faixa de preço. Porém, quem escolhe o DS3 tem a chance de levar para casa um automóvel que de opcional só tem os bancos forrados em couro, elevando o seu preço para R$ 82,8 mil, contra os R$ 79,9 mil do carro sem este item de conforto.
O modelo da Citröen exala modernidade, fazendo o seu dono respirar um ar de pura exclusividade. "Pura emoção", palavras da própria marca francesa. Tenho que dar a mão a palmatória, pois eles acertaram e fizeram um automóvel com personalidade única.
O Citroën DS3 utiliza o novo câmbio manual de seis marchas (MCM), caixa de concepção moderna e que privilegia a precisão de engates e o silêncio no uso.
Equipado com motor 1.6 litro THP (Turbo High Pressure),  resultado da parceria entre a PSA Peugeot Citröen e BMW Group, agrupa as vantagens de um motor de 4 cilindros com turbo compressor, gerando muita potência e torque, apresentando bons indices de emissão de poluentes e baixo consumo de combustível. Motor com cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas, sistema de injeção direta de combustível, turbo de alta pressão, torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, potência de 165 cv a 6.000 rpm, overboost nas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas e sistema de exaustão com som esportivo em alta e quietinho em velocidades constantes.

Andando com o DS3

Surpreendente!!! Gosto de dirigir automóveis com câmbio mecânico, o que me deixa "sempre alerta", mesmo não tendo sido um escoteiro.
Trocar marchas no DS3 é tarefa fácil. O motor empurra e você não faz o menor esforço, além de ser atendido prontamente. O conjunto transmissão e motor é perfeito.
Levar as marchas até o limite racional, transforma o pequeno carro em um "rocket pocket", verdadeiro pequeno foguete. Quem lê aqui, pode achar que estou exagerando, mas se andar no automóvel, ficará surpreso como eu.
Quanto a velocidade máxima, não cheguei lá, pois as leis não dão muita chance e a indústria da multa está em todo e qualquer lugar. Mas ele tem força para chegar aos 210 km/h indicados em seu velocímetro. É só acelerar que ele vai com folga.
Nas ruas, foi atração por onde passou. Muitos viram nas revistas, sites e jornais, mas não tinham cruzado com o DS3 ao vivo. As reações foram diversas e os comentários também. O que mais ouvi foi: "que carro é esse?". Respondi que era um Citröen DS3, "DS o que?" Déesse em francês, que quer dizer Deusa e o número três, já faz parte da nomenclatura da marca.
O DS3 é muito exclusivo e é possível, como nos concorrentes mais animados, o Audi A1 e MINI Cooper, personalizar partes internas e externas. No caso do DS3, são oito opções de cores da carroceria, quatro adesivos de teto e três faixas, que podem combinar com quatro cores para a calota central das rodas (branca, amarela, vermelha e preta). No habitáculo, são cinco opções para as faixas no painel, que podem ser repetidas no pomo do câmbio. E e até na chave do carro, tipo caniteve, pode-se reproduzir a cor da carroceria.

Segurança

O Citroën DS3 possui um sistema de frenagem seguro. O ESP, o ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) constituem, de série, uma gama de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completa. Equipamentos que ajudam o motorista nas situações mais delicadas, em caso de perda de aderência, por exemplo. A segurança passiva se encontra também ao melhor nível com, seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix nos lugares laterais traseiros.
O DS3 conta com diversos equipamentos de ajuda à direção tais como o regulador/limitador de velocidades ou ainda o indicador de mudança de marcha, que orienta as trocas de marcha para uma direção ao mesmo tempo mais econômica e ecológica.

Estiloso

As opções das cores e a ampla oferta de acessórios propostos asseguram um toque de modernidade e exclusividade. São disponíveis oito opções de cores: três sólidas - Blanc Banquise (branca), Rouge Aden (vermelha) e Jaune Pégase (amarela); além de cinco metalizadas: Noir Obsidien (preta), Gris Aluminium (prata), Gris Shark (cinza), Bleu Belle-île (azul) e Rouge Erythrée (vermelha). Pode-se ainda optar entre quatro cores para os centros das rodas: preta, amarela, vermelha e branca.
O DS3 é moderno e exclusivo e a Citröen chega ao mercado de veículos premium com um triunfo valoroso nas mãos
O modelo avaliado pelo jornalista Orestes Moquenco, o Orestinho, do Blog do Moquenco deixará saudades, mas o único e bom consolo a quem realmente gosta de automóveis, é que em pouco tempo, outra novidade chegará ao mercado automotivo brasileiro, causando grande admiração e pronto para ser avaliado por este espaço. Por enquanto, é só. (Orestes Moquenco)

3 comentários:

  1. Arrasou com o jeito "Moquenco"de postar!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Orestinho!!
    Análise completa e, como sempre, num texto descontraído!
    Valeu! E... aceleeeera!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. voce esta lindo nesta foto

    ResponderExcluir