sexta-feira, 25 de maio de 2012

Peugeot 208 conquista nota máxima em teste do Euro NCAP

O Novo Peugeot 208 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP e obteve cinco estrelas, a mais alta pontuação.
Concebido para ser ao mesmo tempo compacto, confortável, econômico e seguro, o 208 atendeu aos objetivos de seu projeto ao conciliar positivamente todas essas qualidades.
Mais recente lançamento da Peugeot no mercado europeu, o 208 foi coroado com a nota máxima de cinco estrelas em recente avaliação do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que há 15 anos avalia a segurança dos automóveis novos.
Sob a ótica das normas do Euro NCAP, que conta com critérios rígidos e bastante abrangentes, o Peugeot 208 obteve seu melhor resultado na análise relacionada à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, apresentando 88% de aprovação. No aspecto referente à proteção das crianças, o modelo atingiu um índice de 78%, levando em conta os mesmos tipos de colisões.
O 208 também obteve resultados muito positivos na avaliação dos sistemas de apoio à segurança, garantindo, neste quesito, 83% de aprovação. Pequeno por fora e espaçoso por dentro, o 208 é prático para o uso diário, em especial nos centros urbanos, sem abrir mão do conforto.
Outra vantagem proporcionada por essa nova arquitetura é o peso: 110 kg mais leve que o 207, seu antecessor (versão comercializada na Europa), o 208 apresenta níveis de emissão de CO2 reduzidos e baixo consumo. Essa redução no peso contribui, igualmente, para um aumento no desempenho e na segurança do modelo, já que cada quilograma a menos representa um menor nível de energia para ser dissipada.
Vale destacar que o Euro NCAP introduziu em 2012 um novo grau de avaliação, adotando critérios ainda mais exigentes, e dentro dessa nova análise o Peugeot 208 é o primeiro veículo em seu segmento a obter classificação máxima.
Para tanto, o modelo oferece, desde a versão de entrada, um alto nível de equipamentos de segurança, incluindo freios ABS, ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), seis air bags, Isofix, limitador de velocidade, aviso de não-afivelamento dos cintos de segurança dianteiros, coluna de direção dobrável, entre outros. A própria estrutura do veículo contribui para a proteção dos ocupantes: feixe de absorção em alumínio e aço.
Os resultados obtidos nos testes são a melhor prova da eficiência do 208 no que diz respeito a segurança ativa e passiva. Além disso, a organização dos elementos disponíveis em seu interior e a arquitetura redesenhada do posto de condução facilitam o ato de conduzir. Ao apresentar informações na altura dos olhos, o painel de instrumentos minimiza o desvio de atenção do trajeto por parte do condutor. Para completar, o pequeno volante que equipa o 208 permite mais agilidade, oferecendo ao motorista uma nova e dinâmica experiência ao dirigir.
Revelado em avant-première mundial no Salão de Genebra, na Suíça, o Peugeot 208 será a grande atração da Marca no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá em outubro. O modelo chegará ao mercado brasileiro em 2013, com produção local, e conviverá com o Peugeot 207, representando a dupla oferta na Marca no segmento B.

Um comentário: