terça-feira, 12 de junho de 2012

Brazil Classics Fiat Show 2012. História do antigomobilismo contada em Araxá

Diversos fatores podem explicar a consolidação da 20ª edição do Brazil Classics Fiat Show 2012, que aconteceu de 06 a 09 de junho, na cidade mineira de Araxá, como o principal evento da categoria na América Latina. Foram 300 raridades expostas no pátio do cinematográfico Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá, entre modelos nunca vistos em uma exposição no país.
A seriedade da organização, o profissionalismo do leilão, e a preocupação pelo conforto e diversão do público presente também foram fundamentais para o sucesso do evento, que recebeu cerca 40 mil visitantes, com organização do Veteran Car Clube de Minas Gerais, patrocínio da FIAT Automóveis, e apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). “É uma grande honra para a Fiat ser patrocinadora deste evento. Estamos contribuindo para qualificar este encontro como o mais importante do antigomobilismo no Brasil”, enfatizou o Presidente da Fiat Automóveis América Latina, Cledorvino Belini, durante a abertura da exposição.
Mas no fundo, depois de 28 anos de encontro, o Brazil Classics continua sendo o motivo ideal para um encontro de amigos apaixonados pelo antigomobilismo. “O Brazil Classics surgiu e permanece da mesma forma: um encontro de amigos colecionadores. Somos preservadores da história do automóvel”, define o Presidente do Veteran Car Club – MG, Dr. Otávio Pinto de Carvalho.
Movidos por essa paixão, os preservadores da história do automóvel foram os responsáveis por transformarem o pátio do Grande Hotel em um verdadeiro museu de carros antigos. Mercedes, Cadillacs, Porsches, Ferraris, Fords, entre outros, fizeram o público presente voltar à era de ouro da história mundial representada pelas raridades expostas.
“Estar presente e fazer um evento no Brazil é um desafio constante. O nosso objetivo é aumentar cada vez mais o respeito ao automóvel antigo. O Brazil Classics é um despertar de memórias”, enfatiza o Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Henrique Thielmann.
Um dos convidados ilustres da 20ª edição, o Governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, deu um depoimento emocionado durante a Cerimônia de Abertura, ocorrida na noite de quinta-feira (07/06/12). “É a primeira vez que venho ao evento e estou impressionado com as raridades que vi. O entusiasmo dos colecionadores é fundamental para a preservação dos automóveis. É cuidar com gosto do passado”, ressalta.

Premiações

A solenidade de premiação, ocorrida na noite de sábado (09/06/12), foi outro grande momento do evento. O desfile contou com a presença de 63 raridades premiadas, comprovando o charme do Brazil Classics Fiat Show.
Um dos principais antigomobilista do país, Sr Og Pozzoli recebeu uma grande homenagem durante a noite de premiação devido à sua paixão por carros antigos. Na passarela de premiações o público se encantou com o desfile de dez Porsches, em uma emocionante homenagem ao seu criador, o engenheiro Ferdinand Alexander (Butzi) Porsche.

Nesta edição houve várias premiações especiais:

O Brasinca 4200 GT 1965, de propriedade de Otávio Pinto de Carvalho, recebeu o troféu de melhor esportivo nacional.
Troféu Lalique – O Troféu Lalique é transitório e é dado a uma personalidade que se destacou no trabalho de crescimento e reconhecimento do antigomobilismo. Na edição 2012 o antigomobilista premiado foi Nelson Rigotto Gouveia e sua charmosa coleção de Cadillacs.
Troféu Roberto Lee - A premiação mais aguardada da noite, o Troféu Roberto Lee, que premia o automóvel mais raro e valioso da exposição, foi para a o Rolls Royce Silver Springfield 1923, do antigomobilista Rubio Fernal Ferreira.

Leilão de Automóveis Antigos

Único da categoria realizado no Brasil, o leilão do Brazil Classics Fiat Show, que começou na 15ª edição, aconteceu na noite de sexta-feira, reunindo mais de 1.000 pessoas entre colecionadores, compradores, admiradores e curiosos.
Dos 105 automóveis leiloados, 56 foram arrematados, movimentando R$ 2 milhões e 130 mil reais. O automóvel com o lance mais alto foi uma Ferrari 365 GT Coupe 1970, vendido por R$ 400 mil. O mais baixo foi um Fusca VW 1969, arrematado por R$ 11 mil.
A cada edição o leilão de automóveis antigos ganha mais prestígio e espaço. Para o organizador do leilão, Sérgio Valente, o Brazil Classics é um dos eventos mais importantes no mundo do antigomobilismo. “É competitivo com qualquer outro evento mundial devido à alta qualidade de suas marcas e modelos. E o leilão complementa essa qualidade e importância”, avalia.

Passeio de Automóveis Antigos e Mercado das Pulgas

O já tradicional passeio de automóveis antigos pelas ruas de Araxá organizado pelo Brazil Classics agitou a manhã de sexta-feira (08/06/12). Mais de 30 raridades saíram do pátio da exposição e fizeram um percurso grandioso pelas históricas ruas.
Outro destaque foi o movimentado Mercado das Pulgas. No pátio do hotel foi montada uma grande estrutura onde os colecionadores puderam encontrar de tudo relacionado ao antigomobilismo: peças novas e usadas, acessórios e ornamentos para o carro antigo, além de literatura e miniaturas.

Destaque do Brazil Classics Fiat Show 2012

Benz 1886
Um dos grandes destaques da 20ª edição do Brazil Classics Fiat Show foi o Benz Patent Motorwagen 1886, réplica do primeiro carro patenteado do mundo. Construído em janeiro de 1886 por Karl Friedrich Benz, foi o primeiro carro patenteado do mundo. Com três rodas, dois lugares e sem volante, o Benz Patent Motorwagen parecia uma carruagem sem cavalos. Mas tinha motor traseiro com combustão interna e gasolina.
Rolls Royce Silver Ghost Springfield 1923
O grande destaque da premiação 2012 do Brazil Classics Fiat Show foi um modelo Rolls Royce Silver Ghost Springfield 1923. Conta a história que o cobiçado automóvel foi adquirido de segunda mão da família Dupont, logo após a II Guerra, por um barão do cacau da Bahia. O modelo é considerado um dos carros mais importantes do Brasil.
Exposição Porsche
A edição 2012 do Brazil Classics organizou uma exposição de dez Porsches O encontro dessas máquinas foi em homenagem a Ferdinand Alexander (Butzi) Porsche, o projetor do mais cobiçado veículo esportivo, o Porsche 911, lembrado até hoje como um dos carros de competição de maior sucesso.
Rolls Phanton
Estiveram expostos no pátio do Grande Hotel, para fascínio geral do público, dois Rolls Royce Phantom V, um dos modelos mais cobiçados pela alta classe inglesa e com pouquíssimos exemplares pelo mundo.
Le Zebre
O Le Zebre 1905 foi um dos carros que atraiu a curiosidade de todos durante o Brazil Classics. Com um design muito original, um dos motivos para o interesse é que o modelo exposto pertencia à família do pai da aviação, Santos Dumont.
Aston DB 2
Exemplar único no Brasil, o Aston DB 2 chama a atenção devido ao seu design luxuoso e sua relação com o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário