sexta-feira, 22 de junho de 2012

GM lança programa Zero Aterro visando a 100% de reciclagem em Gravataí (RS)

A reciclagem de nada menos que 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo é a meta que a unidade da General Motors de Gravataí (RS) atingirá com o programa Zero Aterro (Landfill Free). Considerada uma referência global na área de manufatura, aquela unidade da GM está em atividade há quase 12 anos, tendo sido inaugurada em julho de 2000 e onde são produzidos atualmente os modelos Chevrolet Celta e Prisma e, nos próximos meses, produzirá adicionalmente outros dois novos modelos.
Referência no quesito sustentabilidade para a GM no mundo inteiro, a fábrica gaúcha da empresa - que atualmente já recicla 99,6% de todos os resíduos – promoverá treinamentos ao longo dos próximos meses, junto aos times de produção e colaboradores em geral, visando ao desenvolvimento pleno do programa, que deverá atingir sua meta a partir do último trimestre deste ano de 2012. Simultaneamente a esta conquista também a nova unidade da GM em implantação em Joinville (SC) – produção de motores e cabeçotes -, busca alcançar o status de contar com o programa Zero Aterro.
Além da capacitação dos empregados, a GM efetuará a instalação de quatro novos “Ecopontos” em Gravataí. Somados aos atuais 16, eles funcionam como postos de coleta que possibilitam a melhoria da separação dos resíduos industriais,gerados por meio de uma coleta seletiva dos materiais.
“A sustentabilidade é mais que um simples conceito para a GM. Trata-se de uma cultura que promovemos e desenvolvimentos junto a todos os nossos colaboradores e fornecedores diariamente”, explica Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil. Segundo o executivo, a busca permanente pelo desenvolvimento sustentável é uma das marcas da atuação da companhia. “O respeito ao meio ambiente é algo que está em nosso DNA e a fábrica de Gravataí ilustra muito bem este nosso compromisso”, avalia.
O programa Zero Aterro compõe uma das etapas do Projeto Onix, resultado de R$ 1.4 bilhão de investimentos da GM do Brasil na unidade de Gravataí e o qual envolve a adequação e modernização de sua linha de montagem em vistas à produção de uma nova família de veículos complementares à linha dos Chevrolet Celta e Prisma, além do aumento da capacidade instalada da fábrica para até 380 mil veículos por ano.
A execução do programa ambiental em Gravataí é uma das ações desenvolvidas pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, conforme explica o gerente de Serviços Ambientais Nelson Branco. “O comitê tem como missão integrar todas as áreas da empresa visando ao desenvolvimento e fortalecimento de iniciativas sustentáveis. E o Zero Aterro é uma iniciativa global da GM que, até 2020, deverá estar presente em todas as unidades de manufatura da empresa”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário