sexta-feira, 1 de junho de 2012

Honeywell amplia o uso das pistas para desenvolvimento dos turbos Garrett

Com o objetivo de garantir a liderança do piloto Beto Monteiro nos campeonatos brasileiro e sul-americano da Fórmula Truck, trazer para as primeiras colocações o piloto Hisgué, ambos com caminhões Iveco Stralis, e acompanhar o desempenho do turbo Garrett nas competições, a Honeywell Turbo Technologies decidiu ampliar a equipe de engenheiros que acompanham as corridas da categoria. O programa terá inicio na quarta etapa do campeonato, prevista para o próximo domingo no Autódromo de Goiânia.
André Mitsumori, engenheiro de aplicações da empresa, explica que as informações obtidas em pistas complementam as dos laboratórios e antecipam os registros de campo, recebidos da rede de serviço. “Uma corrida de uma hora corresponde à utilização superior a um ano de um turbo em condições normais, porque a carga transmitida ao componente é extremamente alta e nos antecipa informações importantes para aperfeiçoamento dos modelos atuais e para o desenvolvimento de novos produtos para o mercado”, salienta o engenheiro.
Para Mitsumori, o uso das pistas é uma tradição da Honeywell, que mantém uma invencibilidade na corrida 24 Horas de Le Mans de mais de onze anos consecutivos, com os automóveis Audi e Peugeot, assim como ocorreu na Fórmula 1 na fase em que os motores eram limitados a 1,5 litro, e em outras categorias, entre as quais, o campeonato mundial de rali. “Por essa tradição, decidimos incluir as competições brasileiras em nosso programa de desenvolvimento como no Rally dos Sertões com a equipe Ford Racing/ Território 4X4 e na Fórmula Truck por intermédio da Scuderia Iveco”, salientou.

Tecnologia de turbo roletado

O turbo Garrett que equipa os motores FPT Iveco Cursor 13 dos caminhões Iveco é o Garrett Ball Bearing, que conta com a aplicação de rolamento em vez de mancais convencionais para o eixo do conjunto rotativo. De acordo com Mitsumori, a tecnologia Ball Bearing resulta em aceleração até 70% mais rápida, além de maior resistência em relação ao turbo convencional. Esse ganho colabora para acelerações eficientes, por exemplo, em retomadas de aceleração nas saídas de curva e redução na emissão de fumaça.
O objetivo da Honeywell, de acordo com Mitsumori, é continuar a parceria com a Scuderia Iveco trabalhando as engenharias “Garrett & Iveco” em conjunto, para que o turbo continue contribuindo com a performance do motor do caminhão Iveco Stralis ao longo do campeonato
“As duas vitórias e um terceiro lugar em três corridas comprovam a eficiência do turbo Garrett. No Campeonato Brasileiro, Beto Monteiro é líder com quase o dobro de pontos em relação ao segundo classificado”, finalizou Mitsumori.

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