terça-feira, 5 de junho de 2012

MVC participa da 3ª Cúpula Internacional de Materiais Compósitos na Turquia

A MVC, empresa nacional líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, participa da 3ª Cúpula Internacional de Compósitos METYX ®, que está sendo realizada até o próximo dia 8 de junho, em Istambul, na Turquia. Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, ministrou ontem ,dia 4, palestra sobre a evolução do processo de RTM (Resin Transfer Molding) e a fabricação de peças em compósitos para o mercado automotivo.
Segundo Gilmar Lima, a participação da empresa brasileira na Cúpula Internacional faz parte da estratégia de expansão internacional iniciada em março deste ano. “Firmamos um inédito contrato para transferência de tecnologia com a companhia inglesa Composite Integration UK Ltd. O acordo prevê o direito de representação da tecnologia RTM-S, desenvolvida pela MVC, em todos os países da Europa, e também na Turquia e na Rússia, e tem duração de dez anos”, explica o executivo.
A palestra “A Evolução do RTM para o Mercado Automotivo” mostrou o case da transição de um negócio 100% baseado em processos manuais (pintura e hand lay-up) para a fabricação de peças em compósitos em RTM. O executivo detalhou o processo de transição e todas as suas variáveis, com foco na evolução aplicada na indústria automotiva. A apresentação abordou também as utilizações do processo RTM para o mercado de automóveis, bem como as principais tendências e desafios desta tecnologia, com a projeção para os próximos dez anos.
“O objetivo é ‘exportar e internacionalizar’ o nosso conhecimento em processos para a produção de componentes em compósitos (plásticos de engenharia) para todo o mundo. Utilizei casos de sucesso de clientes da MVC no Brasil para exemplificar os novos conceitos do processo RTM”, afirma Gilmar Lima.
Desenvolvido 100% no Brasil, patenteado e lançado pela MVC, o processo RTM-S (Resin Transfer Molding – Surface) é uma combinação de materiais e processos termofixos e termoplásticos. Este novo conceito, focado na sustentabilidade, permite a fabricação de peças que aliam maior resistência mecânica e acabamento superficial de alta qualidade, com maior preservação ambiental, pela eliminação de etapas de pintura. Além disso, proporciona alto desempenho, maior durabilidade e significativa redução de custos, por dispensar a pintura final.
O processo RTM-S consiste na moldagem do componente termofixo pelo processo RTM Light, também desenvolvido pela MVC, sobre uma peça ou película termoplástica, previamente moldada por Vacuum Forming. A tecnologia diminui custos e o impacto ambiental, elimina ou reduz o processo de preparação de pintura e da aplicação do Gel Coat, amplia a vida útil dos moldes e facilita a reciclagem.
É destinado para a fabricação de peças externas com elevada exigência de acabamento superficial – com ou sem pintura – e resistência estrutural, como carenagens externas de ônibus e caminhões, e componentes internos texturizados e/ou estruturais. O resultado é um produto que alia maior resistência mecânica e superior acabamento superficial.
A 3ª Cúpula Internacional de Compósitos tem como objetivo ser um centro de transferência tecnológica especializado na execução dos compostos reforçados com fibras longas, termofixos e termoplásticos. O evento desempenha um papel importante de inovação tecnológica para as empresas e as pessoas envolvidas no desenvolvimento do setor de compósitos em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário