quarta-feira, 13 de junho de 2012

Novo VW Tiguan: Completo

Não parece nem com um tigre e tampouco com uma iguana, mas a Volkswagen se inspirou nestes dois animais para nominar o Tiguan, o utilitário esportivo de médio porte da marca.
O Blog do Moquenco, do jornalista Orestes Moquenco,  avaliou o Novo Tiguan 2.0 TSI, onde os visitantes deste espaço terão a oportunidade de saber algum detalhe a mais deste veículo que faz tanto sucesso no Brasil.  Seu preço, devido ao aumento do IPI, começa com R$ 110.000.
Escrevo antes de tudo, que ele é "meu número". Na primeira vez que andei, lá em BH, a caminho do Nhotim, quando de sua apresentação, pensei comigo, um dia ainda a gente se cruzará. E não demorou muito.
Um dos mais bem equipados veículos de seu segmento, o exemplar avaliado traz de série uma extensa relação de equipamentos de alta tecnologia, visando a segurança do condutor e dos passageiros e o irreprensível conforto em viagens.
Itens de conforto, como retrovisor interno com escurecimento automático, o acendimento dos faróis com sistema Coming & Living home, controle automático de velocidade, freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold, computador de bordo, volante de direção multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador de pressão de pneus, fazem parte da lista de sistemas que proporciona o que há de melhor para quem procura um bom automóvel de uso misto.
Como opcional - e que opcional, pode vir equipado com o Park Assist II, sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o veículo em vagas transversais. Outro item de conforto e que faz parte desta lista, é o Kessy, que além de oferecer ignição do motor através de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.
Como usar tudo isso? Andando dia e noite com o veículo e aproveitaando um drive-thru de alguma lanchonete? Brincadeira. De acordo com o uso, o que o Novo Tiguan oferece é utilizado com bons modos. Afinal, quem não gosta de um conforto? Para os menos avisados, um item que contribui para uma guiada segura do condutor é o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de tocada. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.
O motor, considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo, é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Conjugado a um câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, ele leva o Tiguan a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h (dado do fabricante). Muito bom o conjunto motor e câmbio, um dos pontos altos do Novo Tiguan, completando com a tração 4x4 permanente (4MOTION). Seu preço, devido ao aumento do IPI, começa com R$ 110.000.
O Novo Tiguan adota o DNA de estilo da Volkswagen, com predominância de linhas horizontais bem definidas. Como no Novo Touareg, sua grade é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Logo abaixo do para-choque, os faróis de neblina, alojados nas aberturas de ventilação laterais, dão um toque de dinamismo adicional ao carro. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.
Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.
Linhas fortes e limpas predominam também na lateral do utilitário, onde se destaca uma nova moldura na parte inferior. As molduras bem definidas das rodas, a linha das janelas, que sobe na direção da traseira e as superfícies das portas e ombros, e a coluna traseira com formato típico da marca acentuam o caráter VW do Novo Tiguan. Complementando, o SUV traz de série novas rodas de liga leve com 17 polegadas, design Philadelphia.
Os assentos atendem o apelo dos proprietários de SUVs, que apreciam o posicionamento elevado dos bancos, tanto dianteiros como traseiros. O assento de trás, bipartido na razão 60:40, pode ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros e também permite regular a inclinação do encosto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro.
Um dos fatores primordiais do sucesso do Novo Tiguan é o design versátil, sofisticado e ergonômico de seu habitáculo. Todos os controles e sistemas têm fácil acesso e compreensão intuitiva, dispensando, em larga parte, a necessidade de consulta ao manual do carro para sua utilização. O volante multifuncional, com controles do som e do computador de bordo, é equipamento standard. É muito bom dirigir o veículo e o tempo em que foi realizada a avaliação passou muito rápido.
O Novo Tiguan é um dos carros mais seguros do mundo. A segurança dos ocupantes é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões.
O carro traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O airbag do passageiro da frente pode ser desativado. Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Novo Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
Outra novidade é a nova tela colorida no conjunto de instrumentos, com dados exibidos na horizontal. O SUV traz de série CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação integrado RNS 315.
O Novo Tiguan traz, de série, bancos com revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege.
Opcionalmente, pode ter os bancos totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege. Os bancos dianteiros têm ajuste de altura manual e mesas dobráveis nos encostos, para uso pelos passageiros de trás. Sob o banco do motorista há uma gaveta porta-objetos. Ajuste elétrico do assento do motorista e teto solar panorâmico figuram entre os opcionais. O veículo avaliado era completo e deixará muitas saudades.
O Novo Tiguan recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como TOP SAFETY PICK, através de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.
Não adianta tapar o sol com a peneira, mas o modelo vendido e avaliado aqui é destinado a um grupo de consumidores sofisticado e exigente, que valoriza um design aprimorado sem abrir mão da robustez, da segurança e da dirigibilidade, se colocando em um dos segmentos mais competitivos do mercado nacional. 

Um comentário:

  1. Ficou 10 Orestinho!
    Texto excelente e uma avaliação detalhada desse belo Volkswagen! Parabens!
    Abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir