terça-feira, 26 de junho de 2012

Reformar pneus de passeio representa 50% de economia para o consumidor



Com certificação Inmetro, recauchutagem de pneus de carro custa a metade do preço para o motorista e fornece a mesma segurança que o pneu novo
O valor de um pneu novo para veículos de passeio pode chegar a um preço médio de R$ 160 a R$ 360 reais, aproximadamente. Quando multiplicado por quatro, este valor pode ultrapassar R$ 1.400,00 reais. Se for necessário trocar o estepe, por exemplo, a conta deve ser multiplicada por cinco, um valor expressivo no orçamento.
Para os motoristas que desejam economizar com a manutenção do seu veículo, a reforma de pneus de passeio, atividade regulamentada e fiscalizada pelo Inmetro, significa 50% de economia no bolso, ou seja, metade do preço e com a mesma segurança, economia e, ao mesmo tempo, sustentável. “A reforma de pneus de passeio economiza 14 litros de petróleo que seriam utilizados na fabricação de um novo, além disso, também retarda o descarte do pneu”, afirma o diretor da NSA Pneutec, Giulio Cesar Claro.
Na prática, a reforma de pneus de passeio oferece os mesmos critérios de segurança e durabilidade de um pneu novo, podendo ser reformado uma única vez e chegando a rodar igual ao pneu novo.

Reforma com segurança
Somente o Inmetro regulamenta a reforma de pneus de passeio no Brasil, obrigatoriedade estabelecida em 2008. O país segue critérios estabelecidos pela NBR NM 225 (Norma MERCOSUL) no que se refere às condições que o pneu deve estar para ser submetido à reforma, e a ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros) no que diz respeito aos testes que devem ser realizados nos pneus para concessão do seu registro junto ao Inmetro.
Durante o processo da reforma de pneus, que engloba limpeza, exame inicial, raspa, escariação, aplicação de conserto (quando necessário), aplicação de cola, preenchimento, preparação e aplicação da banda de rodagem/camelback, vulcanização e exame inicial, é fundamental que o consumidor analise a reformadora e confira se a mesma está certificada.
“Conhecer as instalações é sempre recomendado. Verificar se seguem os critérios estabelecidos pelos órgãos competentes, conferir os métodos utilizados para a reforma e se atende todos os requisitos previstos pelos órgãos técnicos governamentais que regulam a atividade são fundamentais”, explica Giulio Claro. “Ter o selo do Inmetro certificando a qualidade da reformadora também dará segurança sobre o serviço prestado”, completa.

Cuidado e vida útil
Para garantir a qualidade e prolongar a vida útil dos pneus, alguns cuidados são necessários, como:
- Calibragem adequada e periódica, sempre obedecendo as recomendações técnicas do fabricante da carcaça
- Reparos e consertos corretos quando o pneu sofre danos, como furo e cortes
- Evitar impactos na banda de rodagem e lateral do pneu
- Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km
- Fazer rodízio de pneus para assegurar o desgaste por igual tambem a cada 10 mil km
- Não passar do índice de velocidade recomendado, pois um dos inimigos do pneu é a velocidade, seja ele novo ou reformado

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