domingo, 3 de junho de 2012

Um leão na garagem por R$ 119.990

Linhas imponentes, acabamento esmerado, conteúdo tecnológico inovador e a mais pura expressão do prazer de dirigir: combinação perfeita desses elementos usada no 508, o novo sedã grande da Peugeot.
Chega ao mercado brasileiro o 508, um dos veículos mais modernos desenvolvidos pela Peugeot em seu amplo portfólio de produtos. Com esse novo modelo, a Peugeot amplia sua oferta no Brasil e volta a atuar de maneira forte no segmento D, que cresceu mais de 50% em 2011.
Com o 508, a Peugeot reafirma sua presença e também suas ambições num universo em que possui histórica tradição: o dos grandes sedãs. Isso porque, há décadas, vem produzindo modelos que marcaram época, como os modelos 504, 505 e os veículos 601, 604, 605 e 607, seja pelo estilo, pelo comportamento dinâmico, pela polivalência ou pela robustez.
O 508 será comercializado em versão única de acabamento e com quatro opções de cores (Branco Nacré, Preto perla nera, Cinza alumínio e Cinza Haria). O modelo é produzido em Rennes-La-Janais, na França, e em Wuhan, na China.

Design esculpido

O desenho do 508 é guiado pela busca permanente de volumes perfeitamente equilibrados. As linhas do sedã são coordenadas de forma harmoniosa, sem rupturas, do capô até o porta-malas. Visivelmente, não há antenas ou esguichos do para-brisa, as superfícies são alinhadas e definidas com precisão para se obter uma excelente qualidade de montagem. O conjunto sugere um veículo cuidadosamente esculpido, em que são evidenciadas as noções de elegância, fluidez e qualidade de concepção.
O novo logotipo do leão assume, naturalmente, lugar na extremidade do longo capô em alumínio. Abaixo do emblema, a grade frontal, que remete a uma grande “boca”, adota uma dimensão de aparência flutuante, pois parece se separar da carroceria. Este efeito é resultado do friso cromado que a envolve e é interrompido abaixo do local onde está o emblema da marca, deixando surgir o nome Peugeot.
Os faróis direcionais de duplo Xenon receberam luzes de LED com sete diodos eletroluminescentes, que permitem um reconhecimento imediato do modelo, a qualquer momento do dia ou da noite. Os faróis halógenos, contribuem para o conjunto, que integra um jogo de lentes.
As laterais do veículo são legítimas, sublinhadas por um contorno cromado, e a traseira é desenhada com um porta-malas perfeitamente nivelado ao para-choque. Um friso cromado horizontal embutido na tampa do porta-malas dinamiza a traseira, paralelamente a uma fita cromada, situada na parte inferior do difusor e que “assenta” visualmente o veículo. Na carroceria figura um símbolo visual característico do universo histórico da Peugeot: três garras salientes ocultam filetes em LED que identificam o 508 a noite.

Interior

O estilo do painel se apóia nos elementos evocados pelo design exterior do veículo: qualidade, requinte e equilíbrio.
Os materiais usados, o cuidado no acabamento e a durabilidade proporcionada pelo conjunto despertam os sentidos dos passageiros – textura, diferentes decorações, console central em preto e teclas cromadas inspiram refinamento.

Equipamentos tecnológicos

O 508 está equipado com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com alerta sonoro e visual por meio da tela multifunções. Aos sensores dianteiros está vinculada a função de medição de vagas. Dois dispositivos, situados nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, realizam a medição do espaço disponível. Basta que o motorista acione a função e passe pela área desejada para que a leitura do espaço seja feita. Diferentes mensagens são mostradas na tela multifunções, já que o sistema indica a possibilidade de estacionar e o grau de dificuldade da manobra. Funciona sempre a menos de 20 km/h.
Substituindo a chave convencional, o sistema Open & Go simplifica o acesso e a partida do 508. Apenas mantendo a chave eletrônica no bolso ou mesmo dentro da bolsa, o condutor, ao se aproximar do veículo (detecção a 1,8 metro), tem as portas destravadas e a ignição poderá ser acionada ou desligada apertando o botão Start/Stop. Saindo do carro, basta um leve toque na maçaneta para o seu travamento completo (a operação é confirmada pelo rebatimento dos retrovisores e pisca das luzes de direção). Se a chave eletrônica permanecer dentro do veículo, o sistema não permitirá trancá-lo.
O ar-condicionado automático digital Quadri-zone permite a cada ocupante do veículo o ajuste da temperatura e do fluxo de ar de forma independente para conseguir uma climatização mais adequada e personalizada.
Navegador de nova geração que integra numerosas funções. Uma tela em formato 16/9 (WVGA de alta resolução 800 x 480 pixels) de sete polegadas colorida que oferece uma vista em perspectiva encontra-se integrada ao painel central. As funções são comandadas por um controle central WIP DRIVE, situado no console central.
O sistema é também equipado com leitor de CD compatível com MP3, conexão USB e entrada auxiliar localizados dentro do console central e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro.

Freio Elétrico de Estacionamento Automático

Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão liberta-se automaticamente. Quando o motor é desligado, a trava é acionada da mesma forma. No caso de uma parada sem corte da ignição, o comando elétrico, situado ao alcance da mão, pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é indispensável que o pé pressione o freio.
Para o conforto e a segurança de seus passageiros, o 508 propõe um sistema de iluminação com faróis adaptativos que, mediante uma câmera instalada no retrovisor interno, analisa de maneira permanente as condições de circulação (cruzamento com outros automóveis, zonas urbanas iluminadas) para alterar automaticamente e, assim que possível, a intensidade da luz de acordo com o tráfego.
Esse conjunto ótico dispõe ainda de faróis em xenon autodirecionais que proporcionam uma luminosidade adicional branco-azulada semelhante à luz do dia. Ao triplicar o fluxo de uma lâmpada padrão, facilita a condução noturna. A função direcional melhora a visão principalmente em estradas sinuosas, funcionando quando a velocidade do veículo se situa entre 5 e 160 km/h, para se adaptar às diferentes condições de utilização. Aos faróis estão associados, ainda, um corretor dinâmico de altura do facho e lavadores específicos. O conjunto ótico está vinculado a canhões de LED que proporcionam uma identificação visual do veículo tanto de dia como a noite.
O ambiente interno do 508 foi particularmente trabalhado em matéria de acústica e conforto vibratório. Por exemplo, ao reter o ruído em sua origem (compressão acústica do motor), o silêncio a bordo se torna referência. O para-brisa acústico de série, que serve de filtro dos ruídos externos, e calços elásticos das suspensões (absorvem os ruídos e vibrações) são itens que fornecem ainda mais conforto ao habitáculo, digno de segmentos superiores.
O porta-malas do sedã se abre por meio de uma tampa automática, acionada pela chave com comando a distância, por um botão específico no painel de bordo ou no “0” da sigla “508”. O compartimento se revela prático e, sobretudo, muito generoso, em função da presença de ganchos e rede para arrumação, abrigo para triângulo de sinalização e formas regulares do espaço.
O compartimento dispõe de 473 litros, volume que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos (1/3-2/3) e, ao formar um piso plano, atinge um volume total de 1.581 litros. No habitáculo, o 508 oferece até 22 litros em porta-objetos. As portas dianteiras apresentam um compartimento com capacidade de quatro litros, podendo acomodar garrafas de até 1,5 litro. O porta-luvas garante nove litros de capacidade, com espaços ainda debaixo do console central.

Motor

O Peugeot 508 recebe o consagrado powertrain que equipa o crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ. Com mais esse modelo, a Peugeot reforça sua inserção na tendência internacional de downsizing de motores, que contempla boa performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes. Referência em tecnologia, o motor Turbo High Pressure (THP), fabricado com bloco em alumínio, é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW.
Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível à incrível marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.
Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo. Essa comodidade é ampliada pela presença do paddle shift, dispositivo localizado atrás do volante que possibilita a mudança sequencial de marchas.
Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado (elemento responsável pela ligação entre o motor e a caixa), proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções.
Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o dito efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. Por conseqüência, há maior economia de combustível, visto que o bloco, nestas condições, não injeta uma gota sequer de gasolina para ser queimada, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria então sendo desperdiçada.

Direção e freios

A direção eletro-hidráulica variável, do tipo pinhão-cremalheira, permite uma adaptação permanente do esforço a ser realizado, além de facilitar as manobras em baixas velocidades. Em conformidade com o know how da Marca, essa direção é precisa e informativa. O sistema de frenagem é dimensionado ao dinamismo do modelo, com discos dianteiros de 304 x 28 mm. Na traseira, o conjunto possui discos de 290 x 12 mm.
Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF). Incorpora, ainda, o Hill Assist (assistência para saídas em rampa) e controle de tração inteligente que proporciona um melhor arranque ao veículo e desempenho otimizado em pisos de baixa aderência, permitindo o deslizamento das rodas dianteiras em maior ou menor grau.

Segurança ativa e passiva

O 508 se beneficia de um elevado nível de segurança primária, em função de sua estabilidade e também pela adoção de equipamentos específicos (Head Up Display, faróis direcionais bi-xenon, faróis anti-neblina com iluminação estática, entre outros). O veículo foi concebido de modo a garantir, ainda, uma segurança passiva ampliada, ao melhor nível do segmento. Sua estrutura deformável integra zonas de absorção de alto rendimento na altura do suporte dianteiro, o que permite uma redução do comprimento do vão. Também neste caso, a segurança contribui positivamente para o peso do veículo.

Cinco estrelas

O Peugeot 508 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos, obtendo cinco estrelas, a mais alta pontuação. O modelo foi avaliado em 2011 e sob a ótica do instituto, que conta com critérios bastante rígidos, o veículo registrou seu melhor resultado na análise dos sistemas de apoio à segurança, apresentando 97% de aprovação. No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de colisões.

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