quarta-feira, 6 de junho de 2012

Volkswagen se inspira em tendências mundiais para criar acabamentos inovadores

A Volkswagen do Brasil pesquisa as mais variadas tendências mundiais para criar acabamentos inovadores, contemporâneos e confortáveis para interiores e exteriores de seus veículos. A equipe de design de acabamentos (Color&Trim) é responsável por acompanhar tendências provenientes das mais diversas fontes, entre as quais moda, cultura, arquitetura, comportamento, consumo, design, decoração, sustentabilidade, tecnologia e até mesmo elementos da natureza.
As tendências selecionadas pelos designers de acabamentos da Volkswagen do Brasil são adaptadas para o mercado automobilístico, para que se tornem atemporais, com longa duração, assim como a vida útil do veículo. As cores, por exemplo, passam por releitura mais sóbria, para que agradem a longo prazo e garantam contemporaneidade. Para desenvolver com excelência todos os tipos de acabamentos, a equipe de Color&Trim da Volkswagen é formada por profissionais especializados nas mais diversas áreas, como inovações, cores, logotipias, plásticos, texturas, tecidos, grafismos, entre outras.
A Volkswagen do Brasil dispõe, inclusive, de um ateliê de moda para veículos, onde trabalham modelistas, uma profissão rara na indústria automobilística. "A paixão da Volkswagen do Brasil por detalhes está presente em todas as etapas de seus processos criativos e produtivos. O novo Design Center da empresa é um exemplo de sua versatilidade. A Volkswagen dispõe das mais altas tecnologias mundiais para criação e desenvolvimento de veículos, entre as quais o VRC (Virtual Reality Center). Ao mesmo tempo, a empresa valoriza processos artesanais, como o da modelagem, reconhecendo que profissionais experientes e dedicados fazem toda diferença na criação de veículos inovadores", diz o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga.
No VRC, o veículo é construído virtualmente, por meio de softwares, em tamanho real e 3D. Essa inovação tecnológica permite que dimensões, ajustes e combinações sejam testados anteriormente, proporcionando maior precisão na hora de construir os protótipos.

Criatividade na linha 2013

A linha de veículos 2013 recém-lançada pela Volkswagen do Brasil traz alguns exemplos de como as tendências influenciam o universo automobilístico. A cor prata, utilizada em comemorações que remetem a 25 anos, como Jubileu de Prata e Bodas de Prata, é utilizada no logotipo "25 Anos de Liderança", um dos itens do pacote opcional "Gol 25 Anos de Liderança", disponível para o Novo Gol 1.0 2013. O logotipo é um brasão em chapa de alumínio, que remete ao primeiro lugar do Gol em vendas no mercado nacional durante 25 anos consecutivos.
O design gráfico, com desenhos inovadores baseados em elementos geométricos, inspirou estampas aplicadas com alta tecnologia em estofamentos de modelos 2013 como as linhas Fox e Golf. A cor branca, que está na moda para carroceria de veículos, foi estendida para o painel de instrumentos da linha Golf 2013, oferecendo ar requintado e contemporâneo.

Ateliê de moda para veículos Volkswagen

Para garantir a perfeição de todos os revestimentos internos em tecidos e couros, seja de bancos, volantes ou portas dos veículos, a Volkswagen do Brasil conta com um verdadeiro ateliê de moda, localizado no novo Design Center da empresa, em São Bernardo do Campo. No ateliê, estilistas de veículos desenvolvem um trabalho totalmente artesanal. A profissão é rara e os profissionais são registrados como modelistas, chefiados pelo encarregado de construção de protótipo, que é tecnólogo em moda.
Com o auxílio de fitas métricas, tesouras e máquinas de costura, os estilistas de veículos transformam em realidade os projetos criados pela equipe de Color&Trim para revestimentos internos. Os estilistas de veículos desenvolvem os moldes; cortam tecidos e couros; esculpem espumas; "vestem" bancos, laterais de portas, teto, assoalho, volante e porta-pacotes, garantindo revestimentos confortáveis e com plasticidade perfeita.
As "roupas" dos veículos são encaminhadas aos fornecedores como o modelo a ser seguido fielmente na linha Volkswagen. A profissão de estilista de veículo garante a qualidade e a eficiência do processo, por conta da insubstituível experiência humana.

Processo criativo

Estudos sobre tendências e estilo de vida são ponto de partida para projetos de Color&Trim da Volkswagen do Brasil, garantindo veículos com acabamentos inovadores, contemporâneos, confortáveis, ergonômicos, funcionais, duráveis e extremamente belos. Os designers de acabamentos geralmente começam a desenvolver um novo projeto de veículo 33 meses antes do início da produção. O período compreende processos de pesquisa, criação, desenvolvimento, análises, testes funcionais e laboratoriais, estudos ergonômicos e antropométricos, além da construção de protótipos.
Em muitos momentos, o processo criativo revela aspectos curiosos. Para criar grafismos interiores, que são as nomenclaturas e símbolos do painel de instrumentos, profissionais se inspiram em painéis de aviões e relógios de pulso, adaptando as informações para torná-las práticas e intuitivas.
A relação entre o veículo e o usuário muitas vezes é sensorial, principalmente no que se refere às texturas, que têm funções estética, de estimulação dos sentidos e funcional. O primeiro contato é sempre visual. Nesse caso, a uniformidade do brilho de peças plásticas e a profundidade da textura reforçam a percepção de qualidade do produto.
O encantamento visual com as texturas do interior do veículo estimula o tato; no caso dos modelos Volkswagen, elas são suaves e agradáveis. As texturas podem apresentar temas geométricos, com abordagem tecnológica; ou formas orgânicas, transmitindo sensação de conforto. Exemplos de formas orgânicas inusitadas são as texturas inspiradas na pele humana, um "desenho" que remete o inconsciente ao repertório de imagens "familiares".

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