quarta-feira, 4 de julho de 2012

Renault comemora resultado em mapa de responsabilidade social do sul do País

A Renault segue colhendo os frutos de seu investimento em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A marca acaba de obter o sexto melhor desempenho entre 114 empresas avaliadas na 8ª Pesquisa de Gestão Sustentável, a maior do gênero da região Sul do país.
Realizado pela consultoria Aequo Soluções em Sustentabilidade, o estudo é o maior mapa da responsabilidade social da região. Além do sexto lugar geral, a Renault também ficou entre as dez melhores empresas avaliadas nos temas “Questões do Consumidor” e “Meio Ambiente”. Com isso, a Renault receberá Certificado de Sustentabilidade no Fórum de Gestão Sustentável, evento que acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, em setembro deste ano.
Uma das iniciativas adotadas pela Renault que ajudaram na conquista do bom desempenho é o projeto que transforma os resíduos do lodo da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais do Complexo Industrial Ayrton Senna, na Grande Curitiba (PR). Com 17% de ferro em sua composição, o lodo é encaminhado para uma empresa recicladora, responsável pela transformação desse resíduo em matéria prima na produção de peças metálicas em fundições e siderúrgicas.
O processo consiste basicamente na secagem e volatilização (vaporização) da umidade e líquidos do lodo, transformando-o em uma espécie de pó metálico. Este pó ganha a forma de briquetes que são destinados às siderúrgicas ou fundições para a fabricação de aço, dando origem a peças metálicas diversas. Vale ressaltar que esse processo não gera qualquer resíduo, pois as cinzas existentes após a secagem do lodo são completamente incorporadas ao briquete. Desta forma, mais de 800 toneladas de lodo da estação de tratamento são recicladas por ano pela Renault.
“Vale destacar o intenso trabalho de conscientização realizado pelo Instituto Renault. O meio-ambiente é um de seus principais eixos de atuação e por isso recebe o nome de “Preservar”. Nesta área, o Instituto Renault está comprometido com a melhoria da qualidade ambiental, através do gerenciamento de resíduos fabris, da redução de impactos ambientais e com o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, ressalta o Diretor de Relações Institucionais da Renault do Brasil, Antonio Calcagnotto.

2 comentários:

  1. Empresa investem em soluções sustentáveis.
    Leia mais:
    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, agora o blog do Moquenco é Site do Moquenco. Acessem e divirtam-se. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir