quinta-feira, 10 de junho de 2010

Quarta etapa da Chevrolet Flexpedition 2010 percorre Gravataí (RS) e Rosario (Argentina)

Expedicionários fazem um verdadeiro ‘passeio’ pela GM do Futuro Eles conhecem, de perto, as ações sustentáveis da empresa nas suas unidades no Brasil e na Argentina
Gravataí (RS) - A inovadora versão 2010 da Chevrolet Flexpedition - que faz literalmente uma ‘viagem’ pela GM do Futuro - prossegue agora, a partir desta terça-feira (08/06/2010) e até a próxima sexta-feira (11/06/2010), com a realização da quarta etapa, percorrendo a unidade de Gravataí (RS) e se deslocando até a unidade da empresa em Rosario, na Argentina. Os jornalistas convidados percorrem todas as cinco etapas da Chevrolet Flexpedition 2010 conduzindo seis Agile especialmente adesivados com o logo da expedição, que é também o ‘carro-chefe’ das comemorações dos 85 anos da GM e da marca Chevrolet no Brasil. Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, destaca como maior prova de que a GM do Brasil é a GM do Futuro, “o fato de que estamos investindo R$ 5 bilhões no Brasil até 2012. Tudo isso sempre respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o desenvolvimento sustentável”. José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta, por sua vez, que “os investimentos da companhia são uma demonstração inequívoca de compromisso com o futuro do país. Nos últimos 85 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem quase 600 concessionárias por todo o Brasil e oferece a maior linha de veículos 100% flex”. Até agora já ocorreram três etapas, incluindo os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A primeira teve largada no dia 26 de janeiro de 2010, coincidindo com a data de comemoração do aniversário da GM e da Chevrolet, e percorrendo as unidades de São Caetano do Sul e de Indaiatuba, onde fica o Campo de Provas da Cruz Alta, o mais moderno da América Latina e onde há inúmeros exemplos de respeito e preservação do meio ambiente. A segunda etapa, por sua vez, começou no dia nove de março de 2010, partindo do Complexo Industrial GM de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba, a 100 quilômetros de São Paulo), e passou pela fábrica de Mogi das Cruzes (Região do Alto Tietê) e pelo Centro de Distribuição de Peças de Sorocaba, o maior da América Latina. Esta etapa também coincidiu com as comemorações dos 51 anos de existência da unidade de São José dos Campos. A terceira etapa, por sua vez, teve largada na cidade de Curitiba e os expedicionários viajaram até Guaraqueçaba, no litoral paranaense, onde conheceram o “O Projeto do Rio Cachoeira”, na área ambiental, que visa a recuperar e conservar a Mata Atlântica. Na seqüência, a expedição passou por Joinville (SC), onde será construída uma nova fábrica de motores e transmissões da GM e será mostrada toda a preocupação da empresa na questão ambiental. Este projeto, por se tratar do mais recente da empresa no Brasil, também será o mais moderno no âmbito da preservação ambiental e terá novidades nos campos da conservação de água e energia elétrica. Finalmente, desfechando a terceira etapa da Chevrolet Flexpedition 2010, os expedicionários conheceram de perto todo o trabalho feito na área ambiental na unidade da GM em Gravataí, a quase 30 quilômetros de Porto Alegre. Quarta etapa Nesta quarta etapa os expedicionários conhecerão de perto todo o processo de utilização da água do Rio Gravataí, começando com a retirada do seu leito. A água, então, sofre o tratamento pela empresa fornecedora, a Corsan, para ser utilizada em várias etapas industriais, incluindo as áreas de pintura e testes de infiltração, a que são submetidas todas as unidades produzidas naquela unidade. Os expedicionários acompanharão o fluxo da água e verão inclusive sua utilização em esquemas de segurança dos bombeiros – para os casos de eventuais emergências – e também nos banheiros. Será conhecida também a Estação de Tratamento de Efluente existente no Complexo de Gravataí e o momento de devolução da água colhida, em condições ainda melhores, para o leito do Rio Gravataí. O projeto de trabalho em compostagem também será mostrado aos expedicionários, que verão de perto ainda todo o cuidado e esmero em torno do transplante de centenárias figueiras, feito por ocasião da implantação da fábrica, em 2000, e também as espécies de árvores e plantas nativas, que são conservadas no local.
Os expedicionários – a exemplo das outras duas etapas - também terão a oportunidade de participar de um curso promovido internamente pela GM, que ensina a se fazer um carro em ambiente que simula os processos do sistema global de manufatura da empresa. Eles também conhecerão o projeto social ‘Fábrica de Cabides’, destinado a estudantes com idades entre 14 e 17 anos. De Gravataí os expedicionários viajarão para Rosario, na Argentina, onde fica o Complexo Industrial da GM. Lá conhecerão a estação de tratamento de efluentes existente desde a inauguração daquela fábrica. Naquela unidade verão de perto algumas ações na prática, incluindo a reciclagem que já atinge a 98,3% de todos os resíduos industriais. Outro exemplo lá existente é a reutilização de óleo hidráulico em equipamentos da fábrica de motores. Igualmente às fábricas instaladas no Brasil, a GM Argentina também utiliza com muita eficiência a compostagem das sobras de alimentos dos restaurantes. Finalmente, também faz a reciclagem de plásticos, metais e papéis. A quinta e última etapa começará na próxima segunda-feira (14/06/2010) e terminará na sexta-feira (18/06/2010, e seu roteiro é o mesmo da quarta etapa, com a diferença de que seu início se dará em Rosario e seu término em Gravataí. Passeio pela ‘GM do Futuro’ A Chevrolet Flexpedition 2010 tem como objetivo mostrar, na prática, que o conceito da sustentabilidade norteia ações e projetos que fazem parte do cotidiano da GM. “Este roteiro que estamos chamando de passeio pela ‘GM do futuro’ é uma oportunidade única para mostrarmos à mídia e aos brasileiros o que nós fazemos para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. Desta vez a expedição será literalmente por dentro da GM, conhecendo ações e projetos que fazem parte do cotidiano de nossa produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Claudio Eboli, diretor de planejamento de instalações da GM do Brasil. Plano de comunicação inovador leva Flexpedition às redes sociais Um plano de comunicação inovador com foco na mídia digital tem permitido ao público em todo o planeta acompanhar online toda a expedição. A Chevrolet Flexpedition 2010 pode ser acompanhada em sua totalidade por meio de um portal na Internet que integra em seu conteúdo um tour virtual pela expedição, um blog alimentado a cada etapa por diferentes blogueiros já conhecidos e notáveis na rede, links para páginas nas redes sociais Facebook, Orkut, You Tube e Twitter, além de press releases e fotos. O site www.flexpedition.com.br está no ar desde o último dia 26 de janeiro de 2010, data do aniversário de 85 anos da GM e da Chevrolet no Brasil e também quando ocorreu a largada da Chevrolet Flexpedition 2010.

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