quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lumma Design Panamera CLR 700GT. Tunar é poder

BMW M1 2012. Os bávaros anteciparão o lançamento do modelo

Público prestigia a 2ª edição da "Noite Renault" no Auto Show Collection

A 2ª Edição da "Noite Renault" no "Auto Show Collection", realizada na última terça-feira (29/09), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, foi um sucesso. Os público apaixonado por automóveis e veículos antigos conferiram de perto mais de 40 modelos que marcaram a história da Renault no Brasil. O evento reuniu todas as vertentes do universo de produtos da marca e entre as raridades que desfilaram na passarela do samba estavam: Renault Voiturette 1898, NN Torpedo 1924, R10, R19, Gordini, entre outros. Os veículos tuning, desenvolvidos a partir de um modelo Renault, também tiveram o seu espaço. Um dos carros que mais chamou a atenção dos visitantes foi o raro Renault Gordini modelo Teimoso 1966 totalmente original. O carro, um dos primeiros populares do País, era vendido sem nenhum adereço e, consequentemente, tinha um baixo custo para o consumidor final. O modelo fazia parte de um programa para a popularização do automóvel no País, prova disso, é o fato do modelo contar com uma linha exclusiva de financiamento da Caixa Econômica Federal. No total foram fabricados 350 unidades do Renault Gordini modelo Teimoso no Brasil.

Tóquio 2009: Subaru Impreza WRX STI Carbon

Tóquio 2009: Honda Skydeck Concept

Tóquio 2009: Mitsubishi i-MiEV Cargo

Tóquio 2009: Mitsubishi Concept-PX MiEV

Mercado em Aceleração

O mercado de motos movimenta um universo diversificado de marcas, produtos e consumidores que se integram em um ponto comum: a paixão pelas motocicletas e os ideais de aventura e liberdade que elas representam. Estimulada com o aumento de 22% na produção e 14% nas vendas de motocicletas em agosto em relação ao mês de julho, a Riffel apresenta as novidades em suas linhas de peças, acessórios de segurança e moda durante o Salão Duas Rodas 2009, maior evento do setor na América Latina, que acontece entre os dias 07 e 12 de outubro em São Paulo. Apesar do cenário de crise econômica no primeiro semestre do ano, o mercado de motos mostrou-se menos suscetível à crise econômica: “O mercado brasileiro do setor de duas rodas começa a se recuperar. Ainda estamos muito abaixo dos números de 2008, mas esperamos fechar o ano com números semelhantes aos de 2007”, afirma Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo, no site oficial da entidade. Fornecedora de peças para as principais montadoras no mercado nacional, a Riffel acompanha o otimismo: “Para o segundo semestre, nossa expectativa é a recuperação da queda que ocorreu nos primeiros seis meses do ano devido à crise, vislumbrando inclusive as metas estabelecidas antes dela, o que inclui um crescimento real para 2010”, afirma o vice-presidente da empresa Sigbert Geisler - mais conhecido como Zico. Movida pelo objetivo de ser reconhecida como a marca que melhor representa o estilo de vida dos motociclistas no Brasil, a Riffel preparou o seu maior estande no evento – com 456m2 de área, o dobro da edição anterior -, apostando na ampliação de seu mix de produtos nas áreas de peças, segurança e moda, e na força e abrangência nacional da empresa, que obteve um faturamento de R$ 100 milhões em 2008. As ações de divulgação da marca buscam transmitir o conceito Motospirit, com o lançamento da campanha interativa Crie Sua Moto, que irá premiar com uma moto customizada CB300 da Honda aquele que fizer o tunning mais votado no website do concurso – a eleição do vencedor será realizada pelos próprios internautas. Na área de moto-peças, os lançamentos dos Kits Premium e 1045, que são o carro-chefe da empresa, na versão kit completo – que, além de coroa, pinhão e corrente, inclui buchas para coroa, esticador de corrente e trava do pinhão (com variações dependendo do modelo de motocicleta). A expansão da linha de plásticos oferece alta qualidade e diversidade em peças de reposição, acompanhando os últimos lançamentos do setor. Na área de segurança, as novas jaquetas Evolution e Dynamic Summer – especialmente confeccionada para o calor do verão – são as principais novidades para os motoqueiros. No segmento de moda, o lançamento da coleção de alto verão, inserida no simbólico universo temático da lendária Rota 66, ganha o reforço da primeira linha de óculos de sol da marca Riffel – com 12 modelos exclusivos. Paixão pelas duas rodas, qualidade reconhecida, gestão profissional e ética, preços atrativos e inovação são alguns dos atributos que a Riffel deseja transmitir com a apresentação destes produtos para os cerca de 200 mil visitantes do Salão: “Este evento representa uma oportunidade de estreitar o relacionamento com todos os nossos clientes, enaltecendo força de nossa marca e a aposta no crescimento deste segmento”, afirma Zico. As boas perspectivas para o setor de motocicletas nos próximos anos estão alicerçadas na expectativa de crescimento da classe C que movimenta significativamente o mercado: “Este perfil de consumidor impulsiona o crescimento da produção de motos de baixa cilindrada para uso funcional e, como conseqüência disso, faz crescer também o de grande cilindrada, utilizada principalmente para lazer”, avalia o executivo. De acordo com a Abraciclo, os principais obstáculos para a concretização destes objetivos são os altos custos internos de produção em relação aos produtos similares asiáticos e a ineficiência dos mecanismos de controle e fiscalização públicos frente à pirataria e testes de emissões da frota circulante. O vice-presidente da Riffel alerta para os riscos que esta falta de controle representa para os consumidores e o publico em geral: “Precisamos da profissionalização do setor em bases éticas e regulamentadas, pois a informalidade proporciona a competição desonesta e a oferta de produtos de qualidade questionável que podem colocar em risco os usuários de motocicleta”. Serviço: SALÃO DUAS RODAS 2009 10ª Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios
Data: 7 a 12 de outubro de 2009
Horário: 14h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo - SPIngressos: venda no local e antecipadamente pela internet http://www.salaoduasrodas.com.br/

Nissan apresenta os Altima Sedan e Coupé 2010

DD Brasil lança o driver DDD 100

A DD Brasil que tem parceria com a Digital Designs dos EUA, empresa consagrada mundialmente pela qualidade de seus produtos, está lançando o driver DDD100 com o mesmo padrão de qualidade e alta performance de durabilidade. O driver DDD100 para sistemas de som que exige maior potência e qualidade, apresenta alta sensibilidade e baixa distorção nas respostas de freqüências médias, condição exigida para os apreciadores de som que gostam de ouvir música fora do carro, que participam de competições principalmente na categoria TRIO ou que investem na ousadia quando da montagem de um som automotivo. O driver DDD100, tipo fenólico, boca tipo rosca, sensibilidade de 109 db, impedância de 8 ohms, resposta de freqüência de 450 hz a 10 khz e alguns diferenciais dos similares do mercado, tais como: - potência de 100W RMS; - resposta de freqüência que cumpre sua verdadeira função que é responder o som médio; - um sistema de refrigeração adicional que é único na categoria; - excelente custo beneficio. A instalação do driver DDD 100 é feita com uso obrigatório de um divisor de freqüência de no mínimo 500 hz, cornetas de uma ou duas polegadas, conjunto de falantes (subwoofer, woofer e o super tweeter), pois, só assim vai apresentar um resultado perfeito obtendo no sistema todas as freqüências que pode ser captada pelo ouvido humano. Produto disponível no mercado com garantia de um ano e assistência técnica permanente.

Kawasaki Versys: 650 cc e 64 cv de potência

Dalgas apresenta piloto automático para picape S-10

A presença do piloto automático (controlador de velocidade) na S-10 pode ser considerada como um acessório de conforto e segurança e não mais como um acessório de luxo. Devido ao tamanho e robustez deste tipo de veículo, o motorista se esforça muito mais para guiar. Uma das principais características deste produto é a comodidade. O acessório controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Além disso, também proporciona a economia de combustível com a velocidade constante. A segurança é outra característica importante, pois o piloto controla a velocidade e o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada. Os kits de piloto automático desenvolvidos pela Dalgas para vários modelos de veículos fabricados pelas montadoras são compostos de peças específicas para cada tipo de veículo, uma vez que o chicote já vem com conectores que dispensam o corte na fiação original, garantindo praticidade e maior rapidez na instalação. O kit específico para a S-10 já está disponível no mercado com o comando de alavanca fixado na coluna da direção, abaixo da alavanca do pisca, possui ON/OFF e três botões que permitem o controle das funções do piloto com a ponta dos dedos. Testado, o produto é uma das melhores e mais seguras opções de conforto e segurança para o consumidor e excelente oportunidade de negócio para as concessionárias.

Tóquio 2009: Honda EV-N protótipo pequeno e elétrico

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Frankfurt 2009: Subaru Outback 2010

Pininfarina Nido Elétrico: exemplo de segurança máxima

Ford Figo: "batendo um bolão" no mercado da Índia

Subwoofers e amplificadores H-Buster. Garantia de um grave puro

Pensando em compor um sistema automotivo de grande desempenho, capaz de responder com excelência às baixas freqüências? De olho no desejo desses consumidores, a H-Buster disponibiliza ao mercado linhas específicas de subwoofers e amplicadores. Os subwoofers Terminator possuem vocação para graves intensos, atendendo à demanda por alta performance, além de agregar design e muita tecnologia. Para complementar a performance e amplificar a potência do som, a nova linha de amplificadores digitais DigitalPower H-Buster conta com dois módulos mono: HBM-1800D e HBM-3000D. Ambos apresentam boa dimensão, facilitando a instalação em diversos locais da carroceria. O modelo HBM-3000D em 2Ω tem potência de 3000W e em 4Ω, 1800W. Já o HBM-1800D em 2Ω tem potência de 1800W e em 4Ω, 1100W.

Fiat Panda 2010. "Tradição tradicional"

Mazda lança linha de motores limpos, os denominados Sky-D

Alta Roda nº 544 — Fernando Calmon — 29/9/09

POLÊMICA EM VÃO
Ecologistas costumam ter posições apaixonadas, tendentes ao exagero e, às vezes, radicalizam. Partindo da premissa, não surpreende o fato de o Ministério do Meio Ambiente (MMA) ter decidido divulgar dados de emissões dos veículos produzidos no Brasil, além de criar um ranking próprio e atribuir a chamada Nota Verde. Até aí nada de errado, salvo que dados de homologação e não os de produção, apontados pelo MMA, deveriam ter sido considerados. Simplesmente porque na homologação projetam-se os números para os primeiros 80.000 quilômetros de uso, considerando variações de produção, fase de ajuste natural dos motores e desgastes futuros. Também fica difícil entender porque o MMA decidiu criar a Nota Verde para propulsores que não são mais produzidos desde 1º de janeiro deste ano. Afinal, se já vigora a fase L5 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), cumprido com pioneirismo e sucesso desde 1988, qual a utilidade de divulgar a L4 encerrada em 31 de dezembro de 2008? Em terceiro lugar, não se comparou o quanto os motores estão abaixo dos limites autorizados por lei. Os automóveis de hoje, a etanol ou a gasolina, emitem menos da metade dos principais poluentes da fase L6 prevista para 1º de janeiro de 2014. Índices do letal monóxido de carbono (CO), por exemplo, são desprezíveis. Embora sem intenção do MMA, ocorreram discussões inúteis sobre alguns motores flex a gasolina que fracionalmente apresentaram melhores resultados em comparação ao etanol. No campo técnico, desconsiderou-se que etanol não é hidrocarboneto e sua reatividade na atmosfera (precursor do ozônio em combinação com NOx, os óxidos de nitrogênio) torna-se mínima em relação à gasolina. Etanol também não emite benzeno, nem óxidos de enxofre. Ciclos de teste da legislação brasileira, além de mais severos que os europeus, impõem uma fase fria relativamente longa, penalizando mais o etanol do que a gasolina. Basta checar os resultados de emissões na inspeção ambiental em São Paulo, com motores já aquecidos, para ver resultados favoráveis ao combustível vegetal. Ranquear poluentes tóxicos, hoje em dia, perdeu sentido, mesmo no exterior. Há tantos avanços que até motores “sujos” como os a diesel, por meio de “muletas tecnológicas” e altíssimo custo, conseguem diminuir particulados e NOx. As preocupações atuais centram-se no dióxido de carbono (CO2), um dos gases que aquecem o planeta. Para esse não existem filtros, nem catalisadores. O controle é pela diminuição do consumo ou utilização de biocombustíveis eficientes no sequestro do dióxido, caso do etanol de cana-de-açúcar. A bem da justiça, divulgar emissões de CO2 dos motores a gasolina, inclusive com ajuste a menor pelos 25% de conteúdo de etanol, foi o único passo certo do MMA. Aqui, praticamente, se anula a vantagem que o diesel apresenta na Europa sobre a gasolina quanto a possíveis mudanças climáticas. Também restou que os motores flex precisam ser mais acertados para etanol do que gasolina, como sempre a coluna defendeu. Ao contrário do que a indústria – com algumas exceções – tem feito em seis anos, pensando apenas nos resultados financeiros. RODA VIVA MEADOS deste outubro, data em que os principais executivos da Hyundai vêm ao Brasil anunciar o início das obras da fábrica em Piracicaba (SP). Investimento, em torno de US$ 700 milhões, é integralmente sul-coreano. O compacto a ser produzido está em fase final de desenvolvimento, específico para países emergentes. Tática igual à decidida pela Toyota em 2007. MITSUBISHI também confirma três novos produtos feitos em Catalão (GO), o primeiro para dentro de um ano. Um deles será um automóvel, os outros na linha de utilitários. Nesse caso os investimentos são do Grupo Souza Ramos (GSR) e naturalmente de menor porte. O GSR, no entanto, aplicou US$ 50 milhões na terceira geração do TR4, que quase não mudou desde 2002. QUANTO ao novo TR4 só o teto permaneceu. Grade, capô, faróis, lanternas, para-choques, para-lamas, portas, coluna D, racks e tampa traseira receberam alterações, além de renovação interna. Interessante: saídas de ar (funcionais) nos para-lamas. Dirigibilidade no fora de estrada continua boa, pouco menos no asfalto. Motor flex ganhou em torque e potência graças à taxa de compressão. DESAFIO de preparar de superfícies plásticas para reparação foi vencido graças à nanotecnologia (reordenamento de estruturas moleculares), segundo a PPG, fabricante de tintas e derivados. Maior problema estava na aderência do produto, nos consertos de para-choques e tipos de para-lamas e tampas traseiras. Chama-se One Choice. VOLVO Caminhões lançou uma das campanhas mais criativas da recém-encerrada Semana Nacional do Trânsito. Inclui um jogo pela internet baseado no conceito de autofiscalização. Em www.volvo.com.br/transito é possível testar efeitos de diferentes dosagens alcoólicas na capacidade de controle do veiculo. Útil e divertido. ____________________________________ fernando@calmon.jor.br

Toyota RAV4 Sport 2010. Quando no Brasil?