quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Porsche Panamera chega ao Brasil

Uma grande festa no Terraço Daslu, em São Paulo, marcou o lançamento oficial do Porsche Panamera no Brasil. O modelo, maior novidade da marca alemã desde o lançamento do Cayenne, em 2002, já pode ser encomendado na Stuttgart Sportcar, importador oficial Porsche, e as primeiras unidades serão entregues entre dezembro e janeiro. O preço da versão de entrada Panamera S é R$ 549.000, enquanto o Panamera 4S custará R$ 599.000 e o Panamera Turbo, R$ 749.000. O Panamera é o primeiro GT de quatro portas e quatro lugares fabricado em série pela Porsche. Além de inserir a marca em um segmento de mercado no qual ela nunca havia participado, o Panamera oferece todo o desempenho, segurança, esportividade e conforto de um Porsche, acompanhados de cinco inovações mundiais reunidas pela primeira vez em um modelo de produção no segmento de luxo de alta performance. O novo Gran Turismo da Porsche é o primeiro automóvel desse segmento equipado com transmissão com embreagem dupla ou, para utilizar o termo mais apropriado, a PDK (Porsche-Doppelkupplungsgetriebe), sendo ainda o primeiro veículo neste segmento a combinar sistema Start-Stop com transmissão automática. O Panamera também oferece pela primeira vez suspensão a ar com pressão de ar ajustável em cada mola, sendo ainda o primeiro modelo com características aerodinâmicas ativas, proporcionadas pelo movimento ascendente automático do aerofólio traseiro, de ângulo ajustável. Estas características encontram-se disponíveis através do Pacote Sport Chrono, que confere ao motor, suspensão e transmissão características ainda mais esportivas, além de disponibilizar outras funções com um simples toque em uma tecla. Outra tecnologia de vanguarda do Panamera é o Launch Control, combinado com o PDK para otimizar a aceleração sempre que necessário. A quarta linha de modelos da Porsche se junta aos conhecidos 911, Boxster/Cayman e Cayenne com três versões V8, que serão mais tarde seguidas por uma versão de entrada com motor V6 e um Panamera híbrido. O Panamera S combina motor de V8 com 4,8 litros e 400 cv e tração traseira. Pode ser equipado com o câmbio PDK de sete marchas (opcional) ou com caixa de câmbio manual de 6 marchas. O PTM (Porsche Traction Management, controle de tração Porsche) está presente como equipamento de série. Ele acelera de 0 a 100 km/h, sem qualquer interrupção de potência, em apenas 5,4 segundos. O consumo de combustível, de acordo com a norma EU5, é de 9,2 km/l. A velocidade máxima pode ser de 283 km/h (câmbio PDK) ou 285 km/h (câmbio manual). Já o Panamera 4S é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,0 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 282 km/h. O consumo de combustível, de acordo com a norma EU5, é de 9 km/l. A versão top de linha é o Panamera Turbo, que possui um motor V8 de 4,8 litros com tecnologia bi-turbo capaz de desenvolver uma potência máxima de 500 cv. Mais uma vez, a potência é transmitida pela transmissão PDK, com PTM de série. Este automóvel Gran Turismo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 303 km/h. O consumo de combustível do Panamera Turbo é de 8,1 km/l. Os designers da Porsche conseguiram tornar o Panamera um modelo original e exclusivo, embora com o estilo especial tão característico da Porsche. Nas versões Panamera S e 4S, as seções e painéis dianteiros possuem acabamentos na cor da carroceria e aberturas de arrefecimento integradas. Enquanto o Panamera S se caracteriza por barras duplas de cor preta nas entradas laterais dianteiras de ar, o Panamera 4S com tração nas quatro rodas distingue-se pelas suas barras duplas cor de titânio. Por sua vez, as luzes de posição horizontais colocadas entre os indicadores de direção e os faróis diurnos conferem ao Panamera o seu aspecto característico, mesmo à noite. A frente do Panamera Turbo possui um aspecto único, totalmente diferente. As entradas de ar, no estilo especial de um Porsche Turbo, apresentam uma estrutura de grade que confere a este modelo topo de linha um aspecto ainda mais poderoso e dinâmico na estrada. Nos modelos Panamera S e 4S, as entradas de ar laterais nos pára-lamas, por trás das rodas dianteiras, são de cor preta. No Panamera Turbo, as entradas de ar e as grades laterais possuem acabamento cromado. Com um console central que percorre todo o interior, deste a parte dianteira, onde se eleva ligeiramente, até à parte traseira, o interior do veículo proporciona ótima ergonomia ao motorista, acentuando simultaneamente o espaço pessoal de cada passageiro através dos quatro bancos individuais destinados aos respectivos ocupantes. Finalmente, os assentos baixos proporcionam ao motorista e aos passageiros a sensação de estrada tão típica de um Porsche. Um dos destaques do Panamera é o aerofólio ajustável na parte inferior do vidro traseiro, com movimento ascendente automático a partir de uma velocidade de 90 km/h e ajuste automático do ângulo em função da velocidade. Enquanto as versões Panamera S e 4S são equipadas com um aerofólio denominado “duas vias”, o Panamera Turbo possui um aerofólio ainda mais sofisticado, de “quatro vias”, uma inovação mundial na categoria de veículos de luxo. A seção superior, de duas peças, se move em largura e para cima, de modo a aumentar a superfície e eficiência do aerofólio, melhorando ainda mais a aerodinâmica do veículo.

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