A Iveco é uma das participantes da Mostra de Engenharia que faz parte do 18° Congresso SAE BRASIL, que acontece de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande da marca traz como grande atração o Daily Elétrico, o primeiro caminhão elétrico da América Latina. Além desse modelo, estarão expostas as transmissões Eaton, que equipam os modelos Iveco Eurocargo 6x4 e Tector, e ZF, integrada ao Iveco Tector Stradale.
O projeto Daily Elétrico foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional, na Usina de Itaipú, em Foz do Iguaçu (PR). A intenção das empresas tem o propósito de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista a busca da redução das emissões de carbono. Desta forma, a Iveco e a Itaipu Binacional tornam-se pioneiras no transporte de cargas com emissão zero de poluentes do mercado latino-americano. Um segundo protótipo já está previsto para o início de 2010.
O modelo escolhido como plataforma foi o Iveco Daily 55C, com 3.750mm de entre-eixos, chassi cabine dupla, que na versão elétrica, ganha a denominação 55C/E. Algumas empresas do setor de distribuição e alimentos do Brasil e da Argentina já demonstraram interesse pelo veículo, que ainda está em fase de desenvolvimento. O Daily Elétrico possui 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm e pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm. A tração é traseira e a capacidade de carga útil de até 2,5 toneladas. Com esse conjunto, o Daily Elétrico tem velocidade máxima eletronicamente limitada a 70km/h. Se estiver vazio a velocidade máxima chega a 85 km/h, com força para arrancar em rampas de até 18%. A autonomia é de 100 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário