A MVK Motos aproveita o Salão Duas Rodas para anunciar um investimento de R$ 32 milhões na construção de uma fábrica de motocicletas e quadriciclos em Manaus e ainda apresenta diversos novos modelos que fazem parte da sua linha 2010 de produtos. Outra novidade para o consumidor é uma promoção especial, durante os seis dias da feira, com descontos de até 30% nos preços de motos e quadriciclos da marca.
A Embramoto, nova empresa criada pelos sócios brasileiros da MVK Motos, vai produzir motocicletas e quadriciclos da marca MVK, em Manaus (AM), a partir de março de 2010. Com capital 100% nacional, a Embramoto vai investir cerca de R$ 32 milhões na nova fábrica, que deverá produzir cerca de 7.800 veículos no primeiro ano e 12.300 unidades no segundo ano. Nestes dois primeiros anos de atividades, 80% da produção será de motocicletas e 20% de quadriciclos. “Com a produção local, os preços dos produtos MVK no mercado brasileiro terão um preço mais estável, que não dependerá mais da oscilação do dólar e também serão mais acessíveis para o consumidor. Nossa expectativa é que as motos e quadriciclos MVK feitos em Manaus custem até 15% a menos do que os modelos importados”, afirma Guillermo Altrichter, diretor da MVK Motos que agora também assume a direção da Embramoto. De acordo com o executivo, o modelo Fox, o mais barato da marca, deverá ter seu preço reduzido dos atuais R$ 4.280,00 para cerca de R$ 3.580,00. Já os modelos Fenix Gold e Spyder (foto) produzidos em Manaus terão preço de R$ 11.280,00 e R$ 15.280,00, respectivamente.
Outro ponto importante na produção local, segundo o diretor, é um aumento sensível na qualidade dos veículos MVK. “Um dos nossos objetivos com a nova fábrica é controlar melhor a qualidade dos produtos. Para tanto, teremos equipes especializadas na China, controlando os componentes importados, e um departamento responsável pela gestão da qualidade, que ficará incumbido de garantir que todos os componentes nacionais e importados atendam as normas técnicas e padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira”. Altrichter salienta que a Embramoto se comprometeu a obter a certificação ISO 9001 ainda no primeiro ano de operação da fábrica.
As motocicletas e quadriciclos da MVK produzidos em Manaus cumprirão o índice de nacionalização previsto pelo Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Com isso, cada modelo montado na capital do Amazonas terá pelo menos 60 processos de trabalho nacionalizados. Isso significa que itens como baterias, pneus, manoplas, suportes para fixação, pastilhas de freios, sapatas e refletores, entre outros, serão fabricados no Brasil por fornecedores que já estão sendo desenvolvidos.
“Vamos aproveitar a nacionalização obrigatória de alguns componentes para elevar a qualidade dos nossos produtos”, revela o diretor da Embramoto. O executivo lembra que o projeto de produção nacional da MVK foi aprovado pelo Suframa recentemente. Um dos próximos passos, agora, será escolher o local da planta. “Nossa intenção é encontrar um galpão com cerca de 5 mil metros quadrados para instalar a fábrica”, informa. Na nova planta, que deverá criar 61 empregos diretos até o final do primeiro ano de operação, será construída uma linha de montagem para as motocicletas, outra para os quadriciclos, uma linha exclusiva para os motores e, ainda, uma área para testes de equipamentos diversos, como freios, luzes, alinhamento de rodas e calibragem de velocímetros. “Além disso, neste espaço também vamos realizar testes de velocidade, consumo de combustível e emissão de poluentes”, afirma Guillermo.
Em Manaus será produzida quase toda a linha de motocicletas MVK vendida hoje no mercado brasileiro, que inclui os modelos Fox, Super, Street, Black Star, Fenix, Spyder e Fenix Gold. As motocicletas Spyder e Fenix Gold foram lançadas recentemente no País e pertencem à marca Regal-Raptor, da qual a MVK é representante exclusiva no Brasil. A produção local dos modelos Spyder e Fenix Gold poderá ter uma importância estratégica e decisiva para os planos de crescimento da Embramoto. “Estamos em negociações avançadas com a Regal-Raptor para que, num futuro próximo, o Brasil torne-se exportador das suas motocicletas para os demais países da América Latina a partir da planta de Manaus”, informa Guillermo Altrichter. A nova fábrica também produzirá dois modelos de quadriciclos. Um deles é o conhecido Sport 150, voltado para o lazer, que atualmente é comercializado no País como importado. O outro quadriciclo será um veículo utilitário com motor de 150 cc, ainda a ser definido.
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