sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Volare adota nova identidade de marca

A partir de janeiro de 2010, a Volare, principal fabricante brasileira de miniônibus, passa a adotar uma nova identidade de marca, mais jovem e dinâmica. O objetivo é destacar as características e atributos, funcionais e emocionais, que transformaram os seus produtos em líderes no mercado nacional, como versatilidade, agilidade, modernidade e robustez. A nova marca tem linhas mais fluidas e leves, lettering mais firme e ganhou novas cores azul-escuro (Pantone 281) e detalhe em laranja (Pantone 152). Em trabalho conduzido pela agência Planet House Propaganda & Marketing, os estudos para o desenvolvimento da nova identidade de marca tiveram início em meados de 2008 para determinação das novas linhas e cores que mais traduziam a “personalidade” da fabricante e de seus modelos de veículos. “Esta é a primeira reestilização e modernização que desenvolvemos na identidade da marca, desde 2001, quando a Volare passou a ser uma unidade de negócios e iniciamos um processo de posicionamento. A intenção é permitir que a logomarca acompanhe a evolução dos nossos produtos que são aperfeiçoados a cada novo lançamento”, destaca Nelson Gehrke, diretor-geral da Volare. “Em 11 anos de atuação no mercado, lançamos praticamente um novo produto/versão a cada ano. A velocidade adotada em nossas ações de mercado e no relacionamento com os clientes e parceiros também é muito grande e precisa ser traduzida e representada na identidade da nossa marca. Outro motivo decisivo para a mudança é que o nosso consumidor tem perfil jovem e versátil e precisávamos transmitir estas características que são coerentes com os valores da marca”, acrescenta o executivo. Nelson Gehrke informa que foram reestilizados e modernizados os elementos figurativo, nominativo e cromático da marca e que, de acordo com o projeto, as alterações no lettering imprimem ainda mais leveza e velocidade. O ícone gráfico do "Pássaro" foi separado do nome, ampliando a perspectiva de evolução, tornando-se um elemento mais aerodinâmico, que alça voo. Nas cores, o azul-escuro sugere força e personalidade, enquanto o laranja remete à identidade corporativa. Os elementos da nova marca comunicam e reforçam os valores de forma harmônica e integrada. O novo lettering Volare utiliza como base a fonte “Lucida Sans Demibold Italic”, porém, cada letra sofreu alterações no seu desenho. Isso possibilitou visualizar melhor a sensação de movimento e transmitir velocidade e que se trata de uma “marca automobilística”. Os caracteres que o compõem ficaram mais legíveis, principalmente a letra “O”, que ganhou um traço de “velocidade”. O símbolo do “Pássaro” também teve o seu desenho reestilizado. Ficou mais aerodinâmico e arredondado, com menos “formas quebradas”, proporcionando maior velocidade. Agora o “Pássaro” pode acompanhar o Lettering, tanto na sua forma horizontal quanto na vertical, sem interferir ou se entrelaçar nas letras, como acontecia com o logotipo anterior. A nova marca será utilizada em todos os miniônibus produzidos e também em todos os materiais promocionais, impressos, fachadas e na identidade da homepage na Internet.

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