segunda-feira, 1 de março de 2010

Fiat no 80° Salão Internacional de Genebra

No estande da Fiat no 80° Salão Internacional de Genebra, além dos lançamentos mais recentes, o público pode admirar também as últimas novidades automobilísticas da marca, visando sempre à mobilidade sustentável. Genebra marca a estreia da nova família de motores de dois cilindros da FPT Powertrain Tecnologies chamada de TWIN-AIR, uma novidade absoluta no cenário automobilístico mundial que confirma a liderança do Grupo Fiat neste setor. Fruto do uso das mais avançadas tecnologias, o novo motor utiliza o revolucionário sistema Multiair combinado com uma fluidodinâmica específica e otimizada para obter o máximo de rendimento de combustão. Além disso, graças à maximização do conceito de “downsizing” e de um ajuste sábio da mecânica de base, a nova família – com potência de 65 a 105 cv – garante menores emissões de CO2 – de até 30% com relação a um motor de mesmas potências. Este novo motor em relação a um motor de 4 cilindros, potência análoga e média cilindrada, oferece uma redução significativa nas dimensões longitudinais (-23%) e no peso (-10%), abrindo caminho, assim, para futuros desenvolvimentos, como alimentação por metano ou combinação com tecnologias híbridas, sempre de acordo com a maior proteção possível ao meio ambiente. O motor de dois cilindros utiliza a revolucionária tecnologia Multiair desenvolvida e patenteada pela FPT Powertrain Technologies, que estreou no ano passado nos motores FIRE. O coração do Multiair é o novo sistema eletro-hidráulico de gerenciamento das válvulas, que permite a redução do consumo (graças a um controle direto do ar com as válvulas de aspiração do motor) e as emissões de contaminantes (mérito do controle de combustão), além de um notável aumento da potência e da dirigibilidade em comparação com um motor tradicional a gasolina de mesma cilindrada. No Salão, o público pode admirar a primeira aplicação desses motores em um Fiat 500, que que será lançado em setembro. O veículo está equipado com um motor Turbo de dois cilindros e 85 cv que obtém o menor nível de CO2 para um motor a gasolina (até 95 g/km) sem limitar a potência nem o prazer de dirigir. Genebra marca outra estreia mundial, o novo Doblò Natural Power, que confirma a indiscutível liderança mundial da Fiat no campo de carros e veículos de primeira instalação de alimentação dupla gasolina/metano (OEM). Uma resposta ideal para uso misto, esta versão representa uma excelente combinação entre desempenho e consumo: na verdade, é rápido no trânsito, mas também brilhante em trajetos longos, tudo com uma redução nos custos de gestão. Sem falar que o novo carro, com mínimo impacto ambiental - apresenta um nível baixíssimo de emissões de CO2 de 134 g/km em ciclo combinado - permite que o cliente circule em todas as áreas urbanas submetidas a bloqueios ou limitações de tráfego. O novo Doblò Natural Power adota o motor T-JET 1.4 16V que desenvolve potência máxima de 120 CV (com gasolina e metano), caracterizado por desempenho, rapidez de resposta do acelerador, baixo consumo, fabricação simples, solidez e confiabilidade. Desenvolvido pela FPT Powertrain Tecnologies e projetado especialmente para obter integração máxima dos dois sistemas, um de gasolina e outro de metano, independentes entre si. O veículo está configurado para funcionar normalmente com gás natural, enquanto o arranque do motor sempre é feito com gasolina, passando de forma imediata e automática para a alimentação de metano. Assim, o sistema de alimentação de gasolina continua eficiente e sua intervenção é necessária apenas para a partida ou quando o metano vai acabando. Em todos os casos, o cliente sempre pode passar para a alimentação de gasolina ao pressionar um botão no painel de instrumentos. Os refletores também estão voltados para o Bravo 2010 com o novo motor 1.4 Multiair de 140 cv e sistema Start&Stop de série. Disponível a partir de junho, é um dos melhores motores a gasolina do mundo na relação emissões/potência: apenas 132 g/km e potência de 140 cv. Sucessivamente, de acordo com os mercados, estará disponível também um pacote específico que diminuirá o nível de emissões de CO2 para 129 g/km, ou seja, a melhor relação emissões/potência entre os motores turbo desse segmento de potência. Além disso, com relação ao 1.4 16V T-JET de 120 cv, o 1.4 Multiair de 140 cv garante tanto um aumento de potência e torque a regimes baixos (+16%) quanto uma redução de consumos e emissões (-10%), graças, também, à adoção do sistema Start&Stop. Assim, o novo motor garante respeito ambiental máximo (tem a homologação Euro5) sem limitar o desempenho nem o prazer de dirigir. O modelo confirma a estratégia da marca, voltada para a implementação de inovações constantes, que tornaram o Bravo um dos carros mais procurados do segmento de compactos médios em 2009 em toda a Europa. Entre os protagonistas do stand também há o 500 by Diesel (foto), fruto do trabalho das equipes criativas da Fiat e da famosa marca italiana, apresentado com uma cor especial de carroceria (azul “midnight indigo”) que lembra as tonalidades do denim, equipado com o novo Multijet 1.3 de 95 cv (Euro5) de segunda geração e com sistema Start&Stop de série. O Punto EVO também está presente no salão suíço com dois motores que destacam sua excelência tecnologia: o potente Multiair 1.4 16V de 135 cv Euro 5, com emissões de CO2 de apenas 129 g/km, e a inédita motorização 1.3 Multijet II de 85 cv com pacote ECO, que permite atingir um nível limitadíssimo de emissões (99 g/km). A Fiat apresenta em Genebra os resultados mais recentes de seu constante empenho para se aproximar cada vez mais das exigências dos consumidores, traduzido na multiplicação da oferta de produto, tanto através de novos modelos como de atualizações da gama já existente. Como demonstram os carros atualmente produzidos e presentes no estande, a começar por um Doblò na configuração de sete lugares – com motor 1.6 Multijet de 105 cv Euro 5 e dispositivo Start&Stop – que confirma sua grande versatilidade em termos de espaço, ao ponto de se tornar o novo “family space” da Fiat. Continuando com um fascinante 500C na versão original cabriolet que homenageia o estilo do carro “conversível” de 1957, mas que, simultaneamente, propõe soluções avançadas no campo da mecânica, motores e bem-estar a bordo. Apresentado em julho passado, o Fiat 500C está confirmando o grande sucesso do modelo que, em pouco tempo, atingirá a meta de 500.000 unidades produzidas em menos de três anos. No Salão de Genebra o público também pode apreciar dois modelos realizados para quem deseja enfrentar um fora de estrada sem descuidar do respeito pelo meio ambiente. De um lado, o Fiat Sedici, renovado em termos de estilo e motorização, tornando-se o SUV Euro 5 mais ecológico, graças a dois novos motores (gasolina 1.6 16V de 120 cv e diesel 2.0 16V Multijet de 135 cv com 129 g/km de CO2). Do outro lado está o Panda Cross equipado com motor 1.4 de 70 cv (Euro 5) de alimentação dupla (gasolina-metano), que, justamente em Genebra, o Panda completa 30 anos - foi apresentado pela primeira vez neste salão em 1980 – e que já vendeu mais de 6 milhões de unidades no mundo.

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