quinta-feira, 18 de março de 2010

Manutenção preventiva do sensor de oxigênio e a inspeção veicular

Para evitar prejuízos durante a inspeção veicular ambiental, obrigatória na cidade de São Paulo (SP), a NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição e sensores de oxigênio do mundo, recomenda a revisão preventiva do sensor de oxigênio, comercializado pela empresa sob a marca NTK (foto), que é original nas principais montadoras do Brasil e do mundo. A peça, que também é conhecida como sonda lambda, é responsável pela análise da condição da queima de combustível do veículo, exercendo um papel fundamental no controle de emissão de poluentes e na economia de combustível. A sonda lambda tem como função detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura ar/combustível à unidade de controle do veículo (ECU). O sensor compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão. “A tecnologia da sonda lambda faz com que o motor reduza a emissão de poluentes na atmosfera. Para isso, é fundamental que o motorista realize a verificação preventiva da peça, anualmente, em um centro automotivo de confiança, evitando possíveis prejuízos na inspeção veicular”, recomenda Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK. Outra dica da NGK é que o consumidor deve ficar atento com combustíveis de má qualidade, que podem contaminar o sensor de oxigênio e influenciar no bom funcionamento da peça. Cada veículo possui um modelo de sensor de oxigênio adequado, de acordo com a Tabela de Aplicação NTK ou especificado no manual do proprietário. Para mais informações ou dúvidas, a empresa disponibiliza o atendimento ao consumidor por meio do telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).
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