A bateria é um dos componentes do veículo que mais sofre durante o inverno. Dificuldade em dar a partida é o primeiro sinal de que algo pode estar errado. Com o intuito de orientar os motoristas sobre o problema, a DPaschoal, por meio do programa Economia Verde, oferece dicas básicas para aumentar a vida útil da bateria.
“Mantenha os conectores da bateria sempre limpos e bem apertados e evite dar a partida no motor com algum acessório elétrico ligado. Além disso, verifique o nível da água nos modelos que não são selados e, se for o caso, complete com água destilada”, explica o engenheiro Eliel Bartels, supervisor técnico da DPaschoal.
Se a bateria do carro já apresentou algum tipo de pane, e precisou de uma recarga, o correto é fazer um teste para verificar as condições do produto. Uma inspeção no funcionamento do alternador também é fundamental para verificar se o componente está gerando energia suficiente para carregar a bateria.
A fuga de corrente elétrica e o uso rotineiro e prolongado de acessórios elétricos com o veículo desligado são fatores que contribuem para encurtar a vida útil da bateria.
“A durabilidade do produto depende da utilização e do número de itens elétricos e eletrônicos que o automóvel possui. Na hora de substituir o componente, o motorista deve optar por um modelo que tenha a mesma capacidade de armazenagem de energia da bateria original. Por exemplo, se a bateria instalada no veículo for de 60Ah (ampéres hora), deverá ser substituída por um produto com as mesmas características elétricas”, ressalta o engenheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário