A revista inglesa “Eventos Automotivos”, do Grupo UKIP Media (publicações técnicas), reuniu 71 jornalistas especializados em indústria automobilística de todo o mundo para a eleição do “Engine of the Year” de 2010. Ou seja, do melhor motor do mundo de 2010 na geral e os melhores em cada faixa de cilindrada/combustível.
O jornalista carioca Marcelo Moura foi um dos cinco representantes das Américas e talvez tenha votado no motor do Audi TT RS, o campeão na categoria entre 2.000 e 2.500 cm3 de cilindrada. Trata-se do motor Audi TFSI 2.5 de cinco cilindros, com turbocompressor BorgWarner K16 e injeção direta de gasolina.
O melhor motor do mundo em sua categoria gera 340 cv entre 5.400 e 6.500 rpm e torque máximo de 450 Nm de 1.600 a 5.300 rpm. Este motor leva o Audi TT RS Coupé (existe ainda a versão Roadster) de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e prossegue até 200 km/h em 15,9 segundos. Velocidade máxima limitada eletronicamente: 280 km/h.
A relação peso/potência também é extraordinária. O Coupé, por exemplo, pesa 1.450 kg, o que significa 4.3 kg por cv de potência, ou 4,4 kg no Roadster com seus 1.510 kg. Para isto contribui o pouco peso do motor do Audi TFSI – cárter em ferro fundido de grafite vermicular – somente 183 kg, um recorde. Comprimento do motor: apenas 49 centímetros.
A engenharia da BorgWarner ainda ajustou o sistema de eixo-comando de duas fases, para as forças em cadeia do motor com turbo, o que garantiu uma operação silenciosa e com baixo desgaste. Destaque-se que o alto desempenho deste motor de 5 cilindros foi obtido pela soma de tecnologia de turboalimentação, injeção direta e ajuste de entrada e saída do eixo comando.
O turbocompressor BorgWarner K16 do motor TFSI gera até 1,2 BAR de pressão, a taxa de compressão é de 10.0:1 e o intercooler reduz a temperatura do ar comprimido em mais de 80% em plena carga. A tração do Audi TT RS é constantemente 4x4 e opera com transmissão manual de 6 velocidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário