A Nakata, marca da Affinia Automotiva, acaba de trazer para o Brasil uma linha especial de pastilhas de freio à base de cerâmica e as semimetálicas, batizadas de Nakata Ultra. O produto já utilizado nos Estados Unidos há algum tempo, nasceu nos centros de desenvolvimento das escuderias da Fórmula 1. Pela paixão dos americanos por sedãs, SUVs e 4x4, o produto logo foi adaptado para estes veículos, modelos estes que também caíram no gosto dos motoristas brasileiros. A novidade empresta ao automóvel alto desempenho de frenagem, além de não acumular fuligem nas rodas, contribuindo para redução de ruídos (item campeão de reclamação dos usuários) e, a principal vantagem: a durabilidade sem precedentes, cerca de 80 mil quilômetros, ou até mais dependendo do sistema geral de freios. A título de comparação, as pastilhas de freio convencionais, chamadas orgânicas à base de fibra de vidro, duram em média cerca de 20 mil quilômetros. Jair Silva, responsável técnico da Affinia Automotiva, alerta que, mesmo nas pastilhas convencionais, é importante sempre verificar se todo o sistema de freios está estabilizado. Ou seja, que 40% da frenagem seja feita nos freios traseiros e 60% nos dianteiros. Caso isso não o ocorra, o sistema pode utilizar até 100% da frenagem dianteira comprometendo a vida útil das pastilhas e discos.
As pastilhas Nakata Ultra chegam aos distribuidores a partir de maio somente para o mercado de reposição. O produto é ideal para veículos como Ford Fusion, VW Passat, Mitsubishi Pajero, Mercedes Benz ML500, BMW 325i, Hyundai Tucson, Toyota Camry, Land Rover Freelander, Kia Sportage, Honda CRV, entre outros, ou seja, veículos de alto padrão. As pastilhas Nakata Ultra cobrem 80% destas categorias. “O produto é muito superior ao convencional, extremamente inovador e diferente de tudo o que o proprietário do veículo está acostumado”, afirma Jair.
O novo produto chega para complementar a linha Nakata, que já contempla freios, suspensão, transmissão e direção apoiado pela crescente demanda de veículos comerciais leves produzidos nos últimos anos. Desta forma, a Affinia complementa sua linha de reposição para veículos de alto padrão. Segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, nesta categoria em um comparativo do primeiro trimestre 2009 em relação a 2010, foram licenciados 29,3% a mais de veículos.
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