Para engrenar suas vendas no Brasil e retomar a confiança do mercado em meio a um cenário de recuperação do Grupo Chrysler, a Jeep lança uma nova versão mais sofisticada e bem-acabada da Cherokee. Denominada de Limited, esta nova configuração do utilitário é a principal aposta da fabricante americana para alcançar a meta de mil unidades comercializadas em 2010. Junto a ela está a agora versão de entrada Cherokee Sport. Uma tentativa de afirmação depois da concordata anunciada pela montadora e a compra de 20% de suas ações pela Fiat no ano passado.
Dona de um conjunto que jura cumprir com eficiência tanto trajetos urbanos como situações off-road, a nova variante Limited do Cherokee alardeia mais conforto para o motorista em relação à já comercializada versão Sport. Entre as novidades da versão, estão presentes teto solar com acionamento elétrico, bancos de couro – sendo que os dianteiros possuem regulagem elétrica e sistema de aquecimento – e novo sistema de memória que grava a posição dos espelhos retrovisores, bancos do motorista e estações de rádio preferidas. Assim como o Cherokee Sport 2010, esta versão topo de linha recebeu apoios de cabeça ativos e computador de bordo.
No quesito segurança, o utilitário é bem servido. Estão lá com freios ABS, seis airbags – frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina –, controle de tração, controle de estabilidade e, ainda, o sistema ERM, que administra a rolagem da carroceria. Em relação ao conforto, o condutor da Cherokee Limited conta com rádio/CD/DVD/MP3 com sistema Bluetooth, além dos já "esperados" ar-condicionado e direção assistida.
O exterior da versão Limited traz como novidades apenas grades frontais e protetores laterais cromados, além de rodas de alumínio de 17 polegadas. Fora estes detalhes o estilo "caixotinho" se mantém. Na dianteira o para-choque é pronunciado e os faróis circulares são integrados à grande grade cromada. Os piscas em formato retangular avançam sobre o para-lamas. Visto de lado, as clássicas linhas retas do Cherokee e um friso cromado levando o nome do modelo. A traseira segue a mesma fórmula de aparência robusta e integra lanternas retangulares a uma grande tampa de porta-malas com vidro pequeno.
Para mover o utilitário esportivo de 2.115 kg está permanece o motor da versão Sport: um V6 3.7 litros capaz de desenvolver 205 cv a 5.200 rpm e com torque máximo de 32 kgfm a 4 mil rpm. A caixa de marchas é automática – sem a opção de troca sequencial – de quatro velocidades. Para encarar condições extremas fora de estrada, a Cherokee Limited conta com sistema de tração integral nas quatro rodas com opção de reduzida, suspensão dianteira independente e traseira com cinco pontos de fixação, além de quatro placas de proteção sob o veículo, para radiador, suspensão dianteira, cárter, diferencial central e tanque de combustível .
As configurações da Cherokee apontam para características off-road, sem perder o foco na condução no asfalto. Com este espírito e preço de R$ 129 mil para a versão Limited – a Sport continua sendo comercializada por R$ 117.900 sem teto solar, assentos em couro e detalhes cromados no exterior –, a Cherokee quer ganhar mais fôlego e argumentos para disputar consumidores com modelos como Nissan Pathfinder – a partir de R$ 122.100 – e Land Rover Freelander – a partir de R$ 114.767. (Auto Press)
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