quinta-feira, 15 de julho de 2010

Artecola recebe Prêmio Exportação RS 2010

A Artecola, uma das principais fabricantes de adesivos e laminados especiais da América Latina, conquistou o Prêmio Exportação RS 2010 na categoria Destaque Setorial. O crescimento de 30% nas exportações foi o destaque da empresa em 2009. Enquanto as exportações brasileiras caíram 22%, durante a crise econômica mundial, a Artecola obteve aumento com a evolução tecnológica dos produtos e também com a criação de uma diretoria específica para a América Latina, que adotou postura mais agressiva nos mercados onde possui fábricas – Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México. “Em 2009, 27% da receita foram obtidos com novos itens, desenvolvidos nos anos anteriores e resultado de grandes investimentos em inovação”, diz Lisiane Kunst, diretora para América Latina da Artecola. Única fornecedora brasileira para a maior parte das montadoras de veículos automotores, a Artecola fabrica adesivos sem solventes e laminados produzidos com fibras vegetais para diversas aplicações, desde componentes automotivos até para as indústrias de móveis, calçadista, embalagens e vestuário, entre outros. A ecoeficiência e sustentabilidade oferecidas pelos produtos possibilitaram a grande aceitação no exterior. Em 2009, a Artecola alcançou receita de R$ 261 milhões - 25% desse resultado obtidos com exportação e negócios das fábricas no exterior. Para 2010, a empresa pretende faturar R$ 378 milhões, o que representa crescimento de quase 45%. O Prêmio Exportação RS foi criado com o objetivo de estimular as entidades em prol das melhores práticas empresariais em busca do crescimento econômico nacional. Reconhece as empresas que tiveram destaque no mercado internacional com a exportação, atividade que representa 17% do PIB gaúcho. A 38ª edição da premiação, promovida anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) em conjunto com 12 das mais representativas entidades públicas e privadas do setor exportador, destacou a empresa pelo crescimento nas exportações, obtido através da diversificação de mercados e da maior autonomia de suas unidades no exterior.

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